..

2006/12/08

UMM Cournil personalizado


Esta personalização do UMM Cournil foi provavelmente feita pelo proprietário antes do ano de 2002.
A personalização de veículos é um dos assuntos que divide as opiniões dos amantes de carros (especialmente de carros antigos). As opiniões dividem-se entre:
- Tentar manter os veículos o mais originais possíveis, evitando toda e qualquer "poluição" do proprietário.
- Modernizar e/ou adaptar o veículo a novas exigências, resultantes das funções que desempenham (ex.: bombeiros, exército) ou do gosto do proprietário - afinal cada um é livre de fazer o que quer e de se exprimir como bem entende.

Curiosamente a União Metálo-Mecânica aceitava encomendas de jipes com determinadas características pouco comuns exigidas pelos clientes - frigoríficos ou espaços para guardar armas de caça e, segundo consta, a UMM chegou mesmo a ter encomendas de UMM's cor-de-rosa com estofos em cor branca (informação oral de um antigo funcionário)... Afinal este tipo de actividade representava mais vendas e, consequentemente, mais dinheiro.

Um dos grandes responsáveis pelas maiores alterações realizadas em UMM's, foi o exército português. Mas essas "personalizações" feitas com objectivos específicos, são de grande valor histórico e muito raras, pelo que deviam ser conservadas/restauradas e não canibalizadas (como muitas vezes se vê em sucateiros), mesmo que o veículo não tenha documentos!

Mais sobre UMM, especialmente versões militares:
- UMM Cournil e Alter - Criar Modelo a 1/35 - Modelismos-na.net

4 Comentários

Anónimo disse...

Se achas que este UMM não devia tar assim então acho que o preferias ver numa sucateira qualquer. Pois cazo não saibas este UMM andou as cambalhotas numa ribanceira e ficou todo vergado. Mas como ainda há muito bons bate-chapa foi feito este trabalho o qual é todo feito em chapa.
E eu sou o novo proprietari dele. se não gostas azar. Ele é muito fix e é meu. : PPP
Comprimentos ACGCV

Viriato disse...

Caro ACGCV:

No post nunca refiro que o UMM não devia estar assim, nem muito menos digo que não gosto dele.
Digo sim que é um assunto que divide as opiniões e apresento de forma geral os pontos de vista das duas partes. E até digo que "cada um é livre de fazer o que quer e de se exprimir como bem entende".

Se o UMM "andou as cambalhotas numa ribanceira e ficou todo vergado" então teve de se "adaptar o veículo a novas exigências".

Estamos de acordo um com o outro e pensamos da mesma maneira! E não preferia ver o UMM num sucateiro! - uma leitura do post mais lenta comprova o que digo.

Cumprimentos - João Bargança

Anónimo disse...

Foi montado também em Portugal durante uns anos o Mini Moke, que tinha, segundo me parece, diferenças face ao que fora montado na Austrália e no Reino Unido.Julgo que existiram 2 modelos, o tradicional e o California.

FC

Viriato disse...

Caro Fernando Cunha:

Sim, o Mini Moke também foi montado em Portugal, com algumas diferenças, tal como a carrinha Mini IMA. A seu tempo colocarei posts sobre estes veículos.
Obrigado.

JB

Enviar um comentário