..

2025/06/29

Reportagem da 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025 (1/2)


Mais um ano, mais uma edição da Automobilia de Aveiro e aqui fica a primeira parte da reportagem fotográfica que fizemos no evento.

Como normalmente fazemos no Rodas de Viriato, começamos por falar de forma geral do evento e depois iremos apresentar, ao longo dos tempos, veículos ou objectos que merecem destaque pormenorizado.

A 31.ª Automobilia de Aveiro seguiu a linha dos anos anteriores, apresentando de forma cuidada exposições de diferentes temáticas e com veículos de épocas variadas; ao mesmo tempo que muitos comerciantes e negociantes apresentaram e promoveram os seus produtos.

Na primeira fotografia podemos ver a Casal GP 50 de 1970 (réplica) que esteve em exposição no secretariado da Automobilia de Aveiro, como que em homenagem a uma das grandes marcas de motorizadas da zona de Aveiro.

Na entrada principal dos pavilhões da feira, era possível ver automóveis e motos com idades que rondavam os 100 anos de marcas como a Panhard, a Royal Enfield, a Studebaker e a Indian...

Algumas destas marcas de motos voltavam a poder ser vistas na exposição de motos com atrelagem - ou com "sidecar"; como é o caso da Indian da imagem anterior ao lado de outras de marca BMW, Vespa, Harley Davidson, Norton...

Por entre os espaços de exposição e de comércio, também havia zonas de clubes e de organizações, como o Relíquias da Bairrada, com as suas bicicletas antigas.

E quem não tem espaço ou verba para comprar um veículo, tinha muitas possibilidades para completar (ou iniciar) a sua coleção. Na imagem anterior podemos ver dois cinzeiros da Metalurgia Casal, em metal.

E também havia uma parafernália de peças, componentes e de acessórios - usados e novos, que  podiam se adquiridos para completar veículos incompletos, como a motorizada Perfecta Demm que vemos na fotografia anterior.

Os autocarros antigos não foram esquecidos, havendo até um maior número de exemplares em exposição. Este ano continuaram a fazer-se viagens em alguns destes autocarros que ainda estão em condições de circular, entre o pavilhão de exposições e a cidade de Aveiro. A adesão do público foi muito boa, registando-se filas de espera para poderem viajar num autocarro antigo.

E também havia bicicletas para todos os gostos, tamanhos, épocas, estilos e finalidades. Na imagem anterior podemos ver muitas bicicletas de corrida que estavam para venda no espaço exterior.
Brevemente apresentaremos as 2.ª parte da reportagem da 31.ª Automobilia de Aveiro / 2025.

Agradecemos à organização pelas facilidades concedidas no acesso ao espaço.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário