
Os dumpers VM tiveram um papel preponderante na construção de Portugal nas décadas de 70 e de 80, tendo sido usados por particulares, por empresas privadas e por entidades oficiais.

Por serem máquinas simples, de fácil manutenção e de construção sólida, foram a escola óbvia para muitos trabalhos de criação de infra-estruturas, de ruas, de estradas e de manutenção de espaços ao ar livre.

Tanto podiam transportar areia, como pedras, terra, sacas de cimento, paus / madeira ou ferramentas. A imaginação e o brio com a conservação dos materiais eram o limite para a utilização dos dumpers da VM.

Com umas lições rápidas de condução qualquer um se sentia habilitado a pegar no volante e fazer um percurso mais ou menos simples. E o facto de virar com as rodas traseiras não era impedimento para quem não estava familiarizado com esta característica.

Era chegar ao local previsto e descarregar os materiais que se levavam. A descarga podia ser manual ou usar o sistema basculante que tirava partido da gravidade. Depois era recuar e estacionar a viatura.

O sistema de arranque dos dumpers VM era feito por manivela, que prendia num eixo que colocava o motor em funcionamento (na imagem anterior vemos esse eixo).

A manivela metálica era arrumada ao lado da zona do condutor, como se pode confirmar na foto anterior.
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Fabricado pela VM em Samora Correia minha terra natal