2016/11/17

Motorizada Macal M83 com 3400 km - Oficina Moto & Restauro


Há motorizadas desportivas nacionais que estão profundamente associadas às marcas que as fabricaram, havendo grupos de entusiastas que chegam a fazer encontros sobre modelos específicos.

SIS Sachs tinha a V5; a Famel tinha a XF17; a Confersil tinha a 604 GT; a Casal a K603 SS e a Macal tinha a M83.

A Macal M83 modelo Sport que mostramos é de 1988 e entrou recentemente na oficina Moto & Restauro.

É uma motorizada que tem cerca de 3400 km, pois foi inicialmente adquirida por um pessoa que era emigrante.

Este pormenor fez com que tivesse sido pouco usada e, como esteve bem guardada, chegou aos nossos dias no estado em que vemos nas fotografias.

Os pneus aparentam ser o que vinham na motorizada quando ela saiu da fábrica da Macal.
O da frente era um pneu de piso listado Viking de medida 2 3/4 - 17 (21 x 2.75) 38 J.

Os autocolantes estavam completos e sem arranhões. Até tinha o autocolante com a recomendação "Usar apenas mistura dois tempos óleo-gasolina na proporção 1:25" que se localizava junto do bocal do depósito de combustível.

Os punhos e as manetes eram da Lusito, enquanto que o painel de instrumentos e o sistema de iluminação eram da marca SIM.

Os cubos das rodas estavam pintados de preto, tendo a marca Macal gravada em relevo.

Quando vista de lado, notamos que esta Macal M83 tem varões de protecção das pernas e um ferro, em forma de semi-círculo, soldado no suporte de mercadorias. O primeiro foi colocado para segurança do condutor, enquanto que o segundo foi acrescentado para permitir usar alforges na motorizada, evitando deste modo que roçassem na roda.

Um pequeno pormenor que mostra o estado de originalidade desta motorizada que está na Moto & Restauro, é o conjunto de ferramentas que veio na caixa de ferramentas e que está enrolado em papel pardo, que ainda não tinha sido aberto até ao momento em que vimos esta Macal.

Mas não é tudo, a bomba de ar original para encher pneus também ainda estava na motorizada, sendo de marca Nagusi.

Os amortecedores na roda de trás eram de marca Betor, feitos em Espanha.

Para mais informações sobre esta motorizada, podem visitar a página da Moto & Restauro no Facebook e se precisarem de algum esclarecimento, aqui fica o contacto Moto & Restauro - telemóvel 962448182 ou o 968423967 (Moche) ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário