2015/11/22

Motorizada Santa Maria - Oficina Moto & Restauro


É com uma fotografia do guiador com forma marcadamente desportiva que iniciamos a apresentação da motorizada Santa Maria que está para restauro do oficina Moto & Restauro, na cidade do Fundão.

Houve várias motorizadas nacionais que tiveram parecenças com esta motorizada, falamos concretamente da Dinâmica V2 e das Cycles L.R.S. Special.

Mas a chapa colocada na testa do quadro, não deixa dúvidas, é uma motorizada Santa Maria legítima, vinda de Itália.

Tem alguns pormenores e soluções técnicas interessantes, como a mola da suspensão junto da coluna da direcção, que aparentemente reforçava o trabalho feito pelos amortecedores no interior da forqueta.

O velocímetro que marca o máximo de 60 km/h está embutido no coco do farol, tendo a marca Veglia.

O motor usado nesta motorizada Santa Maria é um Zundapp com o pedal de arranque em forma de foice.

Relembramos que também a motorizada Dúnia com 2 escapes restaurada na Moto & Restauro tinha um pedal destes.

A bomba de ar desta motorizada era presa entre o apoio na forqueta que vemos na imagem anterior e uma saliência existente no metal da haste que segura o farol.

Os amortecedores traseiros já não serão os originais, situação que será reposta quando a motorizada for restaurada.

Actualmente a motorizada está pintada de verde, tendo pormenores a cinzento e branco.
No depósito o trabalho de filetagem, bem como a marca da motorizada estão feitos a preto e amarelo.

O farolim é de pequenas dimensões e de forma redonda, estando saliente do guarda-lamas.

Brevemente contamos publicar mais fotografias desta motorizada, já restaurada na Moto & Restauro.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário