..

2013/10/14

Ford de 1942 com pneus Mabor General - Classic' Auto 2012


Os menos atentos ao verem esta sequência de fotografias devem pensar: "Finalmente o Rodas de Viriato começa a mostrar carros dos bons!... Demorou 8 anos a encontrar-se, todos os dias com um artigo novo e sempre com material exclusivo, mas fez-se luz e agora é que vai ser...".
Pois enganam-se! O nosso interesse não é pelo automóvel antigo em si, mas sim pelos pneus antigos da Mabor General que estão nas rodas!

Pois na última edição do Classic' Auto, em Caldas da Rainha, na Exposição de Viaturas Antigas de Bombeiros, podia-se ver este Ford, com 8 cilindros, a gasolina de 1942, com uma série de diferentes pneus da Mabor General.

Pertencia aos bombeiros municipais de Leiria, onde já serviu como veículo auto comando.
As rodas eram com raios e, de cada lado, tinha dois pneus suplentes. E todos eles eram de fabricação nacional.

O primeiro que mostrámos tinha um piso que hoje faria a delícia de muitos entusiastas de carros antigos, pelas suas linhas onduladas.

Do outro lado o pneu Mabor General que indicava a medida 5.50 - 18, tinha um piso mais sulcado e aberto.

Nele contava a informação de que tinha 6 telas, bem como o que aparenta ser o número de pneu.

Já os pneus que estavam nas rodas que tocavam no chão, eram diferentes, o que nos permitiu recolher mais algumas informações, como os modelos dos pneus. Um era o Mabor General CK - 2359 - 1.

Na lateral de um dos pneus, podia-se ler Nygen. Arriscamos a dizer que um pneu Nygen é feito de um determinado material ou segundo um determinado método, à semelhança do que acontecia com o Rayon.

Outro pneu era o Mabor General CK - 2573 - 1.

Tantos pneus antigos num veículo, certamente é resultado de um misto de "deixa estar, que para o uso que têm estão bons", com um pouco de "É pá, onde é que vamos conseguir uns pneus novos com estas medidas?...".
O que resultou em património conservado, e ainda bem!

Entretanto já não temos de esperar muito para ver as surpresas que a edição deste ano nos reserva... Será nos dias 9 e 10 de Novembro e pelos vistos terá um toque nacional muito especial!

1 comentário

Anónimo disse...

Boas....
um lindo modelo, parabéns por este post! só quero fazer uma pequena rectificação é que este modelo é de 1932!! e não 1942.

Enviar um comentário