..

2013/09/18

Revista Motor Clássico n.º 79 e as 4 rodas nacionais


O título pode parecer redutor, mas tendo em conta a diversidade de veículos de fabrico nacional que são abordados na edição n.º 79 da revista Motor Clássico, não será fácil fazer melhor.
Dizemos isto porque nesta edição os veículos a motor com quatro rodas de fabrico nacional estão bem representados, começando com (mais) um artigo sobre os automóveis dos anos 50: Etnerap, FAP, PE e Dima/DM; e a sua evolução (ou tentativa de...) da competição para a produção em série. Os textos estão acompanhados de fotos da época dos automóveis em questão, e no caso do DM coupé, é publicada uma imagem captada durante a construção do mesmo.
Segue-se um artigo sobre "Comerciais de sonho", onde figura os nacionais Austin Mini IMA, a GM Amigo e a Datsun Sado. O artigo tem um tom de humor, mas comparar a Datsun Sado, com o Rui Rio, é o mesmo que comparar a Cicciolina com a madre Teresa de Calcutá - aparentemente ambas se preocuparam com o bem estar do homem, mas todos sabemos que de modos bem diferenciados! Que se diga que a Datsun Sado é "honesta e simples, sem requintes", tudo bem... Associar isso a alguém que aparentemente só é honesto e simples na demanda dos seus princípios/interesses, tudo mal! Já para não falar no "sem requintes", pois quem não os tem, não se veste de piloto e muito menos conduz carros nos quais o comum dos "honestos" só põe a mão se os estiver a lavar ou a reparar!... Tudo isto num evento efémero onde foi gasto dinheiro que podia servir para ajudar e facilitar a vida dos tais "honestos, simples e sem requintes"...
Antes do artigo sobre a Chaimite, há uma reportagem sobre um passeio de motorizadas onde constam alguns exemplares de fabrico nacional.
A terminar, temos o peso pesado das quatro rodas nacionais, o blindado Chaimite, desta vez num artigo que aborda a utilização deste veículo nos Fuzileiros portugueses e peruanos. O artigo é acompanhado de várias fotos, que abordam a vida do blindado da Bravia, em diferentes cenários e utilizações.
Revista já nas bancas!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário