..

2012/01/01

Tricarro com caixa à frente - Oficina João Ferreira (1/2)


Começamos o ano com um tricarro curioso, pois tem uma caixa de carga na parte da frente e está rebaixada. Não temos a certeza que seja de fabrico nacional (aparentemente sim) nem sabemos qual a sua marca. Mas contamos com a colaboração dos nossos leitores na identificação do mesmo.

O depósito tem um tampão com a marca Sovena, empresa que vendia óleos vegetais e sabão. A Sovena foi criada em 1956 envolvendo também a CUF, a Macedo e Coelho e a Sociedade Nacional de Sabões, pelo que o tampão será uma aproveitamento e não a marca do tricarro.

O quadro do tricarro é em tubo metálico.

Para que a caixa estivesse mais perto do chão, evitando assim o levantamento de pesos e baixando o centro de gravidade, o estrado da caixa está acima do eixo das rodas. Para não desperdiçar espaço nem agravar os custos de produção, os guarda-lamas são o prolongar da caixa, que está mais elevada.

Este triciclo motorizado está equipado com um motor Zundapp de turbina.

Para qualquer assunto relacionado com este tricarro, ou para o adquirir, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

5 Comentários

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Estou a crer que este seja um motociclo FAMEL transformado artesanalmente em tricarro

DavidB disse...

Aqui na Madeira existia varios triciculos desse genero para a vende de Peixe .

Depois vieram as regras de Higiene e eles simplesmente desapareceram .

sobre este tipo de Triciclos neste blog falam

http://sohclassicas.blogspot.com/2010/04/o-inteligente-com-tres-rodas.html

mudando de assunto

O GM Amigo que esta na Madeira um pouco diferente o que os continentais estão acostumados

http://www.garagemvw.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=9482

nelson disse...

Este tricarro não era produção nacional, era alemão com motor sachs.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Após observação mais atenta, e com subsídios naquela circular emitida pela Simotal em 1960, pode-se deduzir que este é um Super Glamor de fabrico alemão.

http://2.bp.blogspot.com/-5UPKs_fgz_U/Uz_kb2c5hrI/AAAAAAAAM9k/kw6eyjUt6J8/s1600/glamour+triciclo+de+carga.bmp

Os beirais da caixa foram rebaixados, mas o depósito de gasolina, os guarda-lamas frontais e o suporte do selim são os mesmos.

J.B. disse...

Bom dia.

Sim, parece ser assim.

Abraço!

JB

Enviar um comentário