..

2011/10/24

Protótipo de tractor da Bravia / VM


Dizem que com a velhice as coisas mudam...
Isto porque com a velhice a norma é, entre outras coisas, ignorar os aniversários... É só mais um ano que fazemos!... Por aqui andamos perto disso, e porquê?
Por que no dia 21 deste mês fizemos 5 anos de existência... E com os vários afazeres, não fizemos como em anos anteriores, em que durante uma semana publicávamos material desconhecido e/ou ignorado de qualidade, que merecia ser tão conhecido como a imagem do Camões na folha rasgada num canto...
Mas se burro velho não aprende, também não desaprende... Por isso tomem lá: Uma imagem de um protótipo fabricado pela Bravia e VM - mais pela VM, pois a Bravia ficava com os veículos militares e a VM com os civis, onde parece que este tractor se enquadra.
A imagem foi retirada de uma revista Auto Mundo, o n.º 2 do dia 13 de Março de 1975, onde foi publicado um artigo sobre a indústria de montagem de veículos automóveis, em que se falava do caso concreto da Bravia e VM, que à conta de interesses superiores viam os seus produtos preteridos em relação a outros vindos do estrangeiro.
Pelo artigo percebemos que a VM permitia manter a fábrica com trabalho, quando não havia encomendas (do estado) para veículos militares. Ainda que eles custassem menos 200 contos dos que eram adquiridos lá fora, tendo qualidade semelhante (e mesmo que não tivessem, com algum trabalho conjunto seria possível igualar e até superar a qualidade, mas isto sou eu que digo...).
Mas a Bravia e a VM não desistiam, e tentavam alargar e diversificar o leque de produtos para venda. Se muitos viram a luz do dia, este tractor VM com ar de ter entrado numa série de ficção científica dos anos 70 não passou de um protótipo...
Será que ainda existe?

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário