2010/02/18
Protótipo de camião da Bravia (modelo Gazela ?...)
Depois do protótipo Bravia Comando MK III, publicamos mais uma série de fotografias relativas a outro protótipo da Bravia, trata-se de um camião de pequenas dimensões, aparentemente construído com base num camião Gazela.
Segundo informações de Pedro Moreira a quem agradecemos a cedência das fotografias, este camião data de 1969 e tem base num Dodge. Tem ainda tracção integral 4x4, provavelmente com transmissões da Ebro.
Segundo as informações que nos foram fornecidas, este veículo não passou de projecto pelos custos inerentes ao início de produção, que inviabilizaram a produção do mesmo já que havia carros com características semelhantes com custos mais baixos.
Olhando para a viatura ficamos na dúvida se seria um camião Gazela cuja cabine foi fechada (em vez de ser em lona, como acontecia nas outras versões militares), ou se seria outro modelo que cujo nome desconhecemos (ou seria uma derivação do Comando MK I ?...).
Uma coisa parece ser certa, foi pensado para cenários de guerra uma vez que tem o pára-brisas invertido, solução usada em veículos concebidos para zonas com muita exposição solar (e também usada no Bravia Leopardo construído para trabalhar numa pedreira).
Publicada por
Viriato
à(s)
22:01
Labels/palavras chave: *** Camião, *** Militar, Bravia, Gazela
technorati: *** Camião, *** Militar, Bravia, Gazela
Labels/palavras chave: *** Camião, *** Militar, Bravia, Gazela
technorati: *** Camião, *** Militar, Bravia, Gazela
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 Comentários
Boas é Muito provavel ser um rarissimo camião BRAVIA GAZELA 4X4 civil já que o mesmo modelo deu origem a algumas unidades dos Bravia Gazela Militar 4X4 com mecanicas Cummins Diesel S6 (straightsix/ 6 cilindros) e com caixa manual sincronizadas Allison de 6 velocidades. Os Bravia Gazela eram os unicos modelos desta marca de 2 eixos e com tracção integral permanente. Se o nosso Estado e o nosso Governo não fossem uma cambada de anormais falhados e mentirosos ainda teriamos os nossos camiões da fábrica BRAVIA SARL em Samora Correia a laborar mas os brazileiros fartaram-se de tudo e de todos e a Bravia teve que fechar. Foi mesmo uma pena já que podiamos ter ainda essa firma activa e a fazer novos modelos.
Sem dúvida.
A capacidade de visão e empreendorismo de João Donas Botto estava muito para além da cambada de idiotas corruptos que temos tido.