..

2009/04/25

25 de Abril + Chaimite V200 = Liberdade


A comemoração do 25 de Abril está intimamente ligada às viaturas Chaimite, que por força das circunstâncias ficaram ligadas para sempre a esta data.
Por esse motivo presentamos uma fotografia que nos foi enviada por Pedro Monteiro (muito obrigado pela colaboração!), do blogue Photography & Reports, de uma Chaimite V-200 com torre. Junto com a fotografia vinha o seguinte texto: fotografa em Setembro no Depósito Geral de Material do Exército, na região de Alcochete, onde aguardava a sua entrega a uma unidade operacional do ramo militar. Curiosamente, a mesma era designada de porta-mísseis no registo da viatura e, ao que tudo indica, até pelas modificações na estrutura da torre, terá sido uma antiga viatura anti-carro armada com mísseis SS-11 (V-700) reconvertida na versão de transporte de pessoal.

1 comentário

Anónimo disse...

Lamento informar que o Exército nunca teve viaturas V-700. Isso era uma designação de um projecto da BRAVIA nunca concretizado. A viatura do Exército adaptada para lança misseis designa-se "Auto Blindado Porta Lança Misseis Chaimite D 4x4 M/67-87 V200". Goste-se ou não, é o nome dela...
Um Abraço,
Miguel Silva Machado
miguelmachado@operacional.pt
www.operacional.pt

Mais dúvidas sobre designações?
http://www.operacional.pt/chaimite-v-200-parte-i/

Enviar um comentário