..

2008/08/21

UMM Cournil BM-00-94 no Raid Portugal 88


O UMM Cournil que aparece nas imagens é, dos jipes produzidos pela União Metalo-Mecânica, um dos mais conhecidos.
E é muito conhecido porque participou muitas vezes no rally Paris-Dakar, porque recentemente foi "reencontrado" (com muitas partes de chapa completamente destruídas pela acção da ferrugem - este exemplar tem a chapa com 1 milímetro de espessura para que ficasse mais leve, enquanto que os outros exemplares ditos normais têm chapa com 2 milímetros de espessura), porque foi e voltou a ser de José Megre, porque está a ser recuperado... Entre outros motivos!
Nesta imagem apresenta uma decoração que muitos não conhecem, pois estão mais habituados ao visual "SG Lights".

Saber mais:
- UMM Cournil Dakar 82/83/84 - Forúm UMM

Fotografia retirada do livro Aventura 88/89 (uma edição Correio da Manhã, produção Organizações Aventura - José Megre).

4 Comentários

Paulo disse...

Este UMM é uma das Vacas, como na altura lhes chamaram.
Um amigo meu teve uma delas o BM-00-92, e eu tenho uma foto deste UMM.
Também tenho uma foto tirada num salão de Paris salvo erro em 1985, dum Alter CG-69-91 com as cores do SG Gigante.
Gostaria de partilhar estas fotos com todos vós, mas não tenho Scanner.

Obrigado
Paulo Silva

MS disse...

Eis mais uma agradável surpresa , um espaço onde é divulgada a produção nacional.

Andámos muito tempo a desprezar o que tinhamos, sem nos apercebermos que estavamos a deitar fora a nossa identidade.

Infelizmente,lidei muito com UMMs"teimosos" na tropa, que não me deixam lá muitas saudades. Cournil curtos do primeiro modelo. Eu é que tinha de levar com eles nas oficinas...O Alter II já era melhorzito.

Para ver a realidade inglesa, passe lá pelo meu " esconderijo"...

Cumprimentos

Paulo disse...

Caro Miguel

O seu esconderijo faz parte dos meus favoritos.
Um abraço do Paulo

Viriato disse...

Caro Paulo:

Obrigado por manifestar interesse em partilhar as imagens que tem no Rodas de Viriato. O facto de não ter scanner não é problema, fotografias à fotografia ou uma fotocópia (a cores) à fotografia são duas das hipóteses. Depois é só enviar para o e-mail (ou pedir a morada para envio das fotocópias).
A fotografia ao Alter CG-69-91 deve ser um documento importante! Vamos lá partilhá-lo!

Caro MS:
Obrigado pela visita. É verdade, muita da nossa identidade está em risco de se perder.
Mas faremos o possível por divulgar e manter a chama das "rodas nacionais" viva.
Estou curioso por ver as imagens sobre a máquina de fabrico nacional que está há 40 anos fechada num barracão.

Cumprimentos aos dois!

João Bragança

Enviar um comentário