..

2007/11/15

Bicicleta ciclismo R. Raposo


As bicicletas de corrida são um assunto pouco tratado neste blog, mas hoje apresentamos uma pequena pérola. Uma bicicleta de corrida R. Raposo (Setúbal).

Digo que é uma pequena pérola porque muitos dizem que é uma bicicleta "pró", pois está ao nível de qualquer equipa de ciclismo da época.

É de meados da década de 80 e na época a prática de ciclismo estava na moda, e este modelo está equipado com o que de melhor havia na altura.

O peso da bicicleta ainda hoje impressiona por ser muito leve.
As rodas desapertam-se com facilidade sem recurso a ferramentas, os travões afinam-se manualmente sem recurso a ferramentas e todos os metais são ligas leves.

A maioria das peças e componentes da bicicleta estão identificados com a marca e numerados, o que só acontece em casos de fabrico altamente especializado e pouco industrializado/massificado.

Entre as marcas consta a Campagnolo e a Columbus.
Tem 12 mudanças.

Alguns dos nossos leitores podem dizer que este veículo pouco tem de nacional, o que é verdade. Mas quem está dentro do assunto, sabe que o material nacional de alta competição vendido é na sua maioria com componentes importados.

4 Comentários

Anónimo disse...

Sou do Algarve ,tenho uma bicicleta R.Raposo Setubal que me foi oferecida por um amigo meu.Penso que todas os acessorios sejam de origem,pois eu nunca os alterei apenas a pintura.

Megabolide disse...

Boas, sou um feliz proprietário de uma destas preciosidades. Foi mandada fazer pelo meu pai, e à medida para ele, há cerca de 30 anos, tal como elas eram feitas, por média. Eu próprio assisti ao Sr. Raposo a tirar as medidas ao meu pai, qual alfaiate, para a manufactura manual do quadro. Felizmente que tenho cotas muito identicas às do meu pai tendo esta máquina tido sempre mais quilómetros feitos por mim do que por ele. Diga-me como é posso mandar-vos fotos.

J.B. disse...

Bom dia.
Obrigado pelo comentário e parabéns pela bicicleta!
E agradeçemos ainda a disponibilidade em colaborar.
O nosso e-mail está na lateral direita do ecrã e também nesta imagem: https://2.bp.blogspot.com/-mlRiXENXoME/WetFgjRH6jI/AAAAAAAAYS8/jfyry7ATZ_kTNhyGfgCL5tbacJd2I8MBwCLcBGAs/s450/email%2Brodas.jpg
Ficamos a espera do contacto.
Cumprimentos
JB

Anónimo disse...

É com grande agradoque ainda vejo algumas meninas destas. Eu conheci bem o Sr. Raposo,porque foi ele o próprio a fazer-me a minha bicicleta. Ainda a tenho em minha posse e há-de continuar,pois tem um grande valor estimativo. Neste momento está em fase de recuperação, mas vai ficar toda original. O quadro é um Reynolds 531 e todo resto do material é shimano. Neste momento estou a viver no Algarve,mas sou da zona de Setúbal,mais propriamente de pinhal novo. Abraço a todos que ainda preservam estas bicicletas pois faz parte da história do nosso ciclismo em Portugal.

Enviar um comentário