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2007/05/02

Furgão CP J 33100 (parte 2)


aqui tinhamos falado deste vagão oficina da CP que está ao abandono.

Entretanto coloquei um tópico no fórum Comboios.org para tentar reunir mais informações junto de quem poderia saber algo mais sobre este vagão antigo.

As informações são ainda poucas, mas vai-se juntando o "fio à meada".

A concepção de vários elementos do vagão, atestam a sua antiguidade: batentes, eixos, suspensão e elementos gráficos.

Ficámos a saber que existe uma pintura apresentada no post anterior sobre este vagão (um losango com o número 60) que informa que a velocidade máxima permitida para este veículo eram 60 km/h.

Na fotografia anterior, um sistema curioso destinado a olear o eixo do rodado, através de um orifício fechado com uma tampa rodável.

Na imagem anterior estão matrículas e identificadores do vagão (ajuda precisa-se para os descodificar).

Na fotografia seguinte podemos ver uma tubagem que se destinaria a fazer a ligação da carrugem/vagão anterior, para o posterior, passando por baixo do compartimento do vagão.

Como curiosidade, resta referir que a empresa que fabricou os rodados, Empreza Industrial Portugueza (Junqueira), chegou a convidar Albert Beauvalet, engenheiro francês, a construir um automóvel, do qual chegou a existir um protótipo que circulou nas ruas de Lisboa.



2 Comentários

Anónimo disse...

na foto que diz:
"Na imagem anterior estão matrículas e identificadores do vagão (ajuda precisa-se para os descodificar)."

as letras desaparecidas em baixo são "O. METALICAS"

havia um vagão irmão desse na estação de Ermidas-Sado nos anos 90, e em 2003 ainda lá estava...desapareceu com a eletrificação...
o "O" é de "OBRAS"..

J.B. disse...

Boa noite.
Obrigado pelas informações.
E onde andará esse vagão que refere?
Cumprimentos
JB

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