..

2020/05/25

Camião Leopardo dos B. V. de São Brás de Alportel (6/8)


O tipo de letra usado para identificar o camião Leopardo dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel é inconfundível, pelo que só pelas letras, já se sabe de que veículo se trata.

Hoje mostramos mais um grupo de fotografias com diferentes pormenores, como as aberturas no capô do camião - que vemos na imagem anterior, e que serviam para facilitar a circulação de ar no compartimento do motor, facilitando assim o seu arrefecimento.

No tejadilho vemos as luzes sinalizadoras de emergência, de cor azul, protegidas por uma grelha metálica, evitando assim que fossem destruídas ao passar em caminhos com ramos de árvores que estejam mais baixos.

Ao abrirmos a porta deste camião, vemos que tem uma forra concebida propositadamente, o que mostra o nível de preocupação com os detalhes tido pela Bravia e pela VM - Veículos Motorizados. Está pintada de preto, uma cor neutra e que não evidência com facilidade sujidades.

Ao olharmos para a parte inferior deste camião Leopardo, vemos um pormenor interessante: uma chapa da Bravia relativa ao eixo da roda traseira. Nela vemos que o eixo era o modelo BSDHD, bem como outras informações técnicas.

Este camião fabricado em Portugal tem dois eixos de rodas na traseira, para suportar o peso da água e para conseguir progredir em terrenos sem caminhos. Para além disso tinha tracção nas 6 rodas, o que o torna uma máquina imparável.

Entre as rodas vemos o feixe de molas que suportava o peso do conjunto e que amortecia as irregularidades do piso. Como é fácil de imaginar, são robustas e largas.

Num dos pneus vemos um remendo da recauchutagem que sofreu e que mostra como os problemas eram resolvidos no passado! A faixa de borracha aplicada não tinha o comprimento suficiente para o diâmetro do pneu, pelo que foi colocado um acrescento, visível na imagem anterior.

Na traseira vemos o pneu sobressalente deste camião, que ao contrário dos outros que temos mostrado, não está arrumado por cima do tanque de água.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário