..

2020/05/16

Camião Berliet-Tramagal GBA 6 MT - Museu Militar de Elvas (1/2)


O Museu Militar de Elvas tem uma importante secção de viaturas militares fabricadas em Portugal, figurando muitas delas nas publicações do Rodas de Viriato, como o Citroen FAF; os jipes UMM militares; os blindados Chaimite, os camiões Berliet Tramagal e o Tramagal TT 6x6.

Nas imagens podemos ver mais outra das viaturas em exposição no museu, é um camião Berliet-Tramagal GBA 6 MT, identificado como sendo uma viatura auto TG4 T21 Berliet Tramagal.

Este camião tem a zona de carga coberta com uma lona suportada por uma estrutura metálica, que serve para proteger os militares transportados nesta área.

Como se pode ver pelas imagens, o transporte de soldados era feito em dois bancos corridos, colocados na zona central da caixa de carga, ficando os militares viradas para a parte de fora do camião.

Deste modo podiam-se transportar um total de 21 militares de infantaria.

Já na zona do condutor havia mais conforto, sendo os bancos almofadados e revestidos a napa de cor castanha. O lugar do condutor era individual, enquanto que o do lado era múltiplo.

E terminamos com um pormenor dos farolins militares usados neste camião Berliet Tramagal.

3 Comentários

Anónimo disse...

Eu militar condutor auto rodas de 1963 formado na Sicap nr. 1 e c/ a especialidade em Infantaria nr. 6na Sra da Hora fui-me imposto tirar o curso destes Camiões no Tramagal. N. B. SOU dos primeiros Militares de Portugal a ser formado nesta grande máquina. 👍

Anónimo disse...

Também fiz muitos serviços de transportes na escola Prática de Cavalaria, em Santarém em 1962

Anónimo disse...

Soldado condutor auto -rodas.Formacao C.I.C.A. N°1 PORTO
Batalhão 4612 Cabinda-Angola-1975

Enviar um comentário