..

2017/12/31

RDV: Balanço do ano de 2017


Ao começarmos este texto que pretende falar sobre o que foi o ano de 2017, apetece falar do futuro, pois é ele que interessa e é para lá que vamos.
O foco tem de ser no que interessa, no que ainda falta fazer e mudar. Sim, neste mundo da transmissão do conhecimento / de informações, do coleccionismo, dos restauros; que é parte do mundo real, há sempre muito por fazer e por mudar.
Antes de mais poder fazer com que cada um pense por si e que não se limite a ser um papagaio dos que sabem repetir o que lhes foi ensinado ou que viram em algum lado.
A busca desenfreada que se regista no mundo dito desenvolvido, pelo barato, resulta num pesado retrocesso, onde a mediocridade (e muitas vezes nem a essa se chega) consegue prosperar e impedir que se vá mais longe.
Sim, por exemplo, como é que se explica que se pretenda fazer um restauro de valor, tentando poupar, tentando conseguir material barato com compras agressivas, ou réplicas de peças feitas sem qualidade? Muitas vezes usando argumentos sem sentido ou chavões como "A motorizada tem ouro?"... Se acham que a coisa não está bem, tentem fazer melhor. Se não conseguem, remetam-se ao silêncio. De outro modo estarão a condicionar o vosso próprio futuro.
E se o Sol está lá todos os dias, sem que nada façamos para isso, tal não é motivo para que não sejamos agradecidos. Metaforicamente falamos do material disponibilizado gratuitamente, que regra geral não tem uma palavra de agradecimento, ou como alguém dizia: "É que nem à m**** te mandam!". Pessoas que nada dizem de agradecimento, são as primeiras a falar no dia em que lhes for pedido algo em troca. Mas para quê perder tempo escrevendo sobre pessoas deste tipo?
Mas o foco é no que falta fazer e quem estiver mal, que se mude - neste caso, que faço melhor!

E já passaram mais 365 dias e aqui fica o balanço do ano de 2017 no blogue Rodas de Viriato.
- O número de seguidores do blogue é de 255 pessoas;
- O número de publicações total no blogue é de 4263 artigos;
- A página no Facebook tem 1494 "likes" e 1511 seguidores.
- Em termos de visitas, acabámos o ano com um total de 2 881 103 visualizações de páginas, desde que há 11 anos iniciámos esta caminhada.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário