..

2017/12/12

Pré-encomenda livro: Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais


O ano de 2018 está quase a chegar e com ele a promessa de uma nova edição dedicada a 3 dos veículos militares fabricados em Portugal: O camião Berliet Tramagal, o blindado Chaimite e o jipe UMM. Isto num livro escrito por Pedro Monteiro e que está previsto que seja lançado durante o salão Motor Clássico que se realiza, em Lisboa, entre 6 e 8 de Abril de 2018.
Recentemente divulgámos a campanha de angariação de fundos para edição deste livro e a três semanas de terminar a oportunidade (será no dia 29 de Dezembro), ainda podem fazer a pré-reserva do livro. Os objectivos propostos já foram ultrapassados, estando reunido aproximadamente o dobro da verba necessária para que o livro seja impresso e distribuído. Quem ainda não fez a sua pré-reserva, deve fazê-lo quanto antes, pois é uma edição limitada e numerada. Deste modo tem o seu exemplar garantido e beneficia de melhores condições de aquisição (dependendo do montante, podem receber este livro a editar, bem como outros já publicados pela editora Contra a Corrente).
Na primeira imagem que acompanha este texto podemos ver a proposta da capa do livro, onde um blindado Chaimite aparece em primeiro plano. Para a contra-capa foi escolhida uma fotografia de um camião Berliet Tramagal, transportando vários militares.

Pela página no Facebook, intitulada Livro Berliet, Chaimite e UMM temos acompanhado as publicações regulares onde vai sendo levantado o véu do material a imprimir, depois de muitas conversas, fotografias e vídeos inéditos sobre estes veículos militares nacionais; recorrendo-se a muitos dos intervenientes no fabrico / na utilização dos veículos referidos e às instituições que com eles trabalharam (e trabalham!).
Para a edição do livro já há apoios confirmados da empresa portuguesa ETI - que desenvolveu o simulador dinâmico dos blindados Pandur II, que existe no RI13, em Vila Real; bem como da Associação 25 de Abril; da Liga dos Combatentes e do próprio Exército Português.

Do que conseguimos apurar em relação ao conteúdo do livro "Berliet, Chaimite e UMM - Os Grandes Veículos Militares Nacionais", para além da abordagem detalhada feita aos veículos em questão, haverá ainda referências a outros tempos e outros veículos, recuando-se até à década de 1920 e vindo até aos nossos dias, dando-se destaque aos Pandur. Os Unimog não são de fabrico nacional, mas também constam nesta publicação, pois marcaram muitas gerações de militares.
No livro é traçado o uso destes veículos no "país e no estrangeiro, bem como o seu desenvolvimento e fabrico em Portugal. Através de testemunho de protagonistas e documentos inéditos, revisita momentos chave da nossa História que muitos leitores viveram na primeira pessoa, como a Guerra Colonial e a Revolução dos Cravos e o PREC. A par destes, o livro aborda também as missões internacionais das Forças Armadas nos Balcãs e em Timor-Leste, terminando com reportagens exclusivas no Kosovo e na Lituânia onde os veteranos blindados Chaimite passaram o testemunho aos modernos Pandur II fabricados no Barreiro".

Este livro destina-se a um público alargado, interessando tanto a quem gosta de veículos militares e fabricados em Portugal, bem como aos militares que com eles lidaram. Paralelamente, despertámos as memórias de muitos ex-combatentes da guerra em África, dos militares do 25 de Abril e das mais recentes missões de paz. Além das máquinas, o livro será, igualmente, uma homenagem colectiva a todos esses Homens. 
Outras informações sobre o livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais”:
- A ideia surgiu em 2015, quando se assinalaram 50 anos da linha de montagem dos camiões militares Berliet-Tramagal e Pedro Monteiro começou a recolher as memórias e episódios que traçam a história de todos os veículos militares fabricados ou montados em Portugal.
- É uma edição de 750 exemplares numerada. Um total de 144 páginas no formato de 29 cm de largura x 26 cm de altura. Capa armada em cartão de 2.5 mm e miolo em papel couché semi mate de 170 gr/m2.
- É uma obra dividida em duas partes, ricamente ilustrada e apoiada em arquivos e testemunhos na sua maioria inéditos. Tem por base mais de 25 reportagens em unidades militares e fábricas em Portugal, no Kosovo e na Lituânia. Juntam-se mais de 40 entrevistas presenciais a protagonistas chave do 25 de Abril, antigos combatentes do Ultramar e gestores, engenheiros e técnicos de empresas envolvidos no fabrico dos veículos militares.

Índice previsto:
* Prefácio
* Introdução
* Parte 1. Desenvolvimento, Produção e Vendas
  Camiões Berliet-Tramagal: A parceria de sucesso
  Blindados Chaimite: Os segredos de um ícone nacional
  Jipes UMM: A grande aventura dos Cournil e Alter
Inclui perfis e fichas técnicas:
- Berliet-Tramagal GBC 4x4 e 6x6
- Tramagal Turbo
- Chaimite V-200 e variantes
- Comando Mk III
- Gazela e Leopardo
- UMM Cournil e Alter
- Pandur II e variantes
* Parte 2.
  Missões de Guerra e Paz
  Guerra Colonial
  Do 25 de Abril e do 25 de Novembro
  Apoio à paz em África, Balcãs e Timor
  Passagem de testemunho na Lituânia
* Epílogo;
* Agradecimentos.

O Autor – Pedro Monteiro
Colabora com publicações de assuntos militares e é correspondente para Portugal da revista espanhola "Fuerzas Militares del Mundo". Em 2011 publicou a monografia "Military Vehicles of the Portuguese Army" e entre 2008 e 2013 publicou artigos sobre viaturas militares na revista "Motor Clássico". Especializado em reportagens fotográficas (www.pedro-monteiro.com), fez trabalhos com forças militares e nacionais em Portugal, Lituânia e Kosovo. Actualmente vive na Holanda, onde trabalha numa multinacional no sector de bens de grande consumo.

Edição
O livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais” será lançado em 2018, pela Contra a Corrente, uma editora vocacionada para os livros de prestígio, de empresa ou de autor. Em 2011 editou o livro “F-16 Falcões e Jaguares”, seguindo-se os livros “100 Anos Chevrolet” (edição comemorativa do Centenário da Chevrolet), “Opel Ampera – Nova era na mobilidade eléctrica”, “A Evolução do Automóvel” e “Mais Alto e Mais Longe, Escalar por uma Causa”, em 2012. No ano seguinte seria a vez do grande livro sobre a História da “TAP Air Portugal” e do livro sobre os “50 Anos Alouette III na Força Aérea”, além da biografia do Cmdt. Roque Brás de Oliveira (Prémio Carlos Bleck 2013) e do livro “50 Anos Porsche 911 em Portugal”. Em 2014, os automóveis e os aviões deram lugar às motos, com a edição do livro “A Evolução da Moto” e de uma fotobiografia e recolha de textos do poeta popular José de Jesus da Silva (“Maré de Sonhos”). O ano de 2015 foi dedicado aos livros “Rui Madeira – 25 Anos de Ralis” e aos “Óculos – História da Óptica”, seguindo-se em 2016, o livro “Grupo OMNI – 25 Anos de Operação em Portugal”. E no início de 2017, dois títulos publicados com um mês de intervalo: “Land Rover em Portugal” e “Mundo Maravilha”.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário