2015/02/28

Bicicleta Mavico Sado - XI Automobilia Ibérica da Moita


Mais uma das bicicletas que esteve na XI Automobilia Ibérica da Moita.
Trata.se de uma bicicleta de corrida de marca Mavico Sado.

Ainda conservava a pintura original, bem como a chapa de testa do quadro, que era em metal e onde constava a Mavico Sado se localizava em Setúbal.
Pelo emblema, a Mavico Sado estaria relacionada com a Mavico de Manuel Vieira Condeça, pois um emblema é feito a partir do outro

A Mavico Sado localiza-se na rua Almeida Garrett 65-A, 2900-212 Setúbal.

Saber mais:
- Site oficial da Mavico Sado.

Continue lendo...

2015/02/27

Folheto de cisterna Equiporave em camião Volvo


Mais uma marca que passa a constar neste blogue, a Equiporave - Sociedade de Equipamentos para Pecuária, com escritório em Lisboa, armazém em Povos - Vila Franca de Xira e assistência e montagens em Castanheira do Ribatejo.
Na imagem temos um panfleto relativo à cisterna da Equiporave para transporte de cereais e alimentos compostos para animais, disponível com várias capacidades, que na imagem estava montada num camião Volvo.
Tinha descarga pneumática a baixa pressão; construção em aço ou alumínio; simplicidade de manipulação; pouca manutenção e grande capacidade de descarga.
O folheto foi impresso na Soares, Simões e Gaspar, Lda., em Vila Franca de Xira.

A Equiporave ainda existe, tendo sido fundada em 1976, "com o objectivo de desenvolver de uma forma sustentada o sector de equipamentos para a Avicultura e Suinicultura em Portugal".
Saber mais:
- Site oficial da Equiporave.

Continue lendo...

2015/02/26

Passeio da Primavera Motorizadas - Albergaria-a-Velha


O Passeio da Primavera Motorizadas, em Valmaior (Albergaria-a-Velha ) está agendado para dia 22 de Março de 2015, tendo um percurso aproximado de 65 quilómetros.
Começa pelas 8 horas e 30 minutos e prolonga-se até à hora do almoço.
As inscrições são até dia 19 de Março, devendo ser feitas usando os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/02/25

Vídeo com ciclomotor Cinal Pachancho "walkaround"


Ouvir o som de um motor a trabalhar, enquanto se vêem imagens do ciclomotor que tem o motor em questão, é uma maneira de podermos perceber como é o funcionar de uma máquina.
Quando se tratam de raridades, melhor ainda, pois é uma forma de permitir contactar com algo que está distante.
No vídeo que mostramos, podemos ver um ciclomotor Cinal com motor Pachancho que foi restaurado e voltou a poder circular como se tivesse acabado de sair da fábrica.
O vídeo foi publicado pelo utilizador Jazzbandista no Youtube.com.

Continue lendo...

2015/02/24

Farruncas no Asfalto - Apresentação viagem Lisboa / Madrid


Hoje falamos de nova aventura que se aproxima e que tem o centro da Península Ibérica como objectivo. É ideia do grupo "Farruncas no Asfalto" que vão fazer a viagem entre Lisboa e Madrid em motorizadas de fabrico nacional!
Aqui fica a apresentação do projecto:
A cada ano, uma nova aventura dos Farruncas, este ano o destino é Madrid, mais propriamente, o parque diversões Warner Bros.
Aquando da escolha do destino, pensamos - que tal irmos a um parque de diversões? - das várias hipóteses, escolhemos Madrid, por ser uma zona de Espanha que as nossas motoretas ainda não conhecem.
Pela estrada fora e com a casa às costas, planeamos fazer a viagem em 9 dias. Vamos sair do Cristo Rei por volta das 10h do dia 6 de Junho e nos 3 dias seguintes vamos passar por Marvão, Toledo e ficamos em Aranjuez. Depois 1 dia será para visitar a cidade e outro o Warner Bros. Seguem-se mais 4 dias de viagem de regresso e vamos passar por Salamanca, Almeida, Cinfães e terminados a viagem dia 14.
Este ano o grupo cresceu, com 2 novos aventureiros, o Reinaldo Queirós que vai levar uma XF-17 e o Lourenço, mais conhecido por Produtor Maravilha e que ainda não sabe que máquina vai levar.
De França virá novamente o David Fernandes e vamos ver se a Motoesa Sport se porta bem este ano. Da Figueira da Foz virá o seu irmão João Fernandes com uma EFS GT Super.
De Lisboa, o Hélio Costa que vai levar a Famel 76 e o Sérgio Botelho com a sua EFS GT.
E por fim eu (Nelson Nunes) na Macal M70, na qual tenho feito todas as viagens dos Farruncas e que muitos mais kms haverá de fazer!
Até breve!
O blogue Rodas de Viriato apoia o evento, que também conta com o apoio da Crevity, da Motoclasse, da Moto Magazine e da Ziggy Sixtyeight.

Este grupo já é conhecido por já ter feito outras viagens longas, vejam algumas delas:
Viagem entre Lisboa e Marrocos
Viagem entre Lisboa e Santiago de Compostela

Passando a apresentar o grupo e os seus objectivos, aqui fica um texto sobre os "Farruncas no Asfalto":
Muitas pessoas guardam na memória o barulho e o cheiro das motorizadas no ar. Para a maioria dos Farruncas no Asfalto, este foi o único meio de transporte que conheceram na infância. Amparados no meio dos pais, lá ia-mos nós, estrada acima, estrada abaixo, muitas vezes de valeta em valeta, chegando sempre ao nosso destino.
Os tempos passaram e as motorizadas foram esquecidas e abandonadas nas garagens, nos palheiros ou na rua à mercê das intempéries. Nós fomos a última geração que teve a oportunidade de ter estes veículos presentes na adolescência, com as nossas loucuras, as nossas corridas…

Passados alguns anos, pegamos nos nossos esquecidos e enferrujados 'álbuns de recordações', para fazer um pouco daquilo que as gerações antepassadas faziam no dia à dia.

A ideia de que apenas os motões de grande cilindrada permitem fazer grandes viagens não é totalmente verdadeira, pois nós, os Farruncas, somos exemplo de que não importa a potência das motas mas sim a vontade e o espírito de aventura. Este grupo de amigos, todos os anos, viaja durante 7 dias nas suas motorizadas, com a casa às costas como o caracol, pernoitando e convivendo em lugares esquecidos e perdidos no tempo que descobrimos e revivemos, conhecendo Portugal de lés-a-lés e não só!

A cada ano, um novo desafio, um novo destino, que começa com a preparação das nossas Farruncas, passando pelas aventuras a cavalo nelas pelo asfalto fora, pelas noites nos 'hotéis' e terminando com muitas histórias para contar, mas também, algumas avarias e muitas e boas buxas, ou seja, momentos que nos orgulhamos de partilhar com vocês.

Um muito obrigado a todos aqueles que nos acompanham, apoiam e acreditam em nós, em especial às nossas famílias e amigos.

Para saber mais sobre este grupo de destemidos e sobre os seus passeios, podem visitar:
Blogue oficial Farruncas no Asfalto
Página de Facebook dos Farruncas no Asfalto

Continue lendo...

2015/02/23

Moto AJP PR 3 Trail - Motoshow 2013


Esta moto AJP PR3 Trail também esteve em exposição no espaço que a AJP teve no Motoshow 2013.

É um modelo que se conduz com carta de carro, o que possibilita que muitas pessoas que gostam de motos, mas que não tenham carta para esse efeito, possam sentir o prazer de andar em duas rodas,  sem terem de gastar dinheiro para obter a carta específica para esse efeito.

Mais uma vez nota-se que a AJP prestou muita atenção aos detalhes e aos componentes escolhidos para equipar este modelo.

A AJP PR3 tem travões de disco nas duas rodas, o que juntamente com o piso dos pneus, garantem uma boa aderência em terrenos mais complicados.

O selim é comprido, marcando visualmente a parte de cima do corpo da moto e fazendo com que o depósito de combustível fique coberto.

A cor base da moto é branco, com pormenores a preto e vermelho.

Continue lendo...

2015/02/22

XXIII Automobilia de Aveiro - 23.ª edição / 2015


Todos os anos divulgamos o cartaz da Automobilia de Aveiro, que no ano de 2015 tem a sua 23.ª edição. Os nossos leitores procuram-nos porque sabem que é aqui que podem encontrar as informações que querem, por esse motivo o artigo de divulgação da Automobilia de 2014 foi o mais lido de 2014.
Será que este ano também ficará na lista do mais lido de 2015? Vamos ver!
Entretanto divulgamos a informação que consta na página da organização sobre o evento:
O maior certame de Portugal dedicado ao colecionismo da temática dos transportes rodoviários, estará de volta nos próximos dias 22, 23 e 24 de Maio de 2015. Trata-se da XXIII AUTOMOBILIA® e cada ano se afirma mais como o verdadeiro ícone no panorama Ibérico de Feiras de Automobilia.

Mantendo a tradição adquirida ao longo de mais de 22 fiéis edições, a AUTOMOBILIA® é um verdadeiro ponto de encontro para todos aqueles que partilham dos mesmos interesses e motivações no mundo da conservação de todo o tipo de património da mobilidade rodoviária assim como de todas as temáticas que lhe estão associadas. A par da imensa componente de troca e venda de peças, livros, artigos, miniaturas e veículos de toda a espécie, contará igualmente com diferentes e interessantes exposições temáticas, tanto do agrado do público, realçando marcas, modelos, meios de locomoção e transporte ou mesmo diferentes estilos e tendências.

A habitual presença de instituições ligadas a este vasto mundo (Clubes, Museus e instituições congéneres, a par da imprensa especializada) complementam a vasta oferta ao dispor dos visitantes que, independentemente de serem ou não coleccionadores, encontrarão sempre múltiplos motivos de enriquecer um ou mais dias bem passados, num ambiente único de celebração desta temática que a todos entusiasma e motiva.

É neste espírito de viver e partilhar paixões que se insere também a recepção das várias caravanas de automóveis e motos clássicas, que muito contribuem para dar um colorido especial ao evento.

Aos expositores é de todo o interesse a leitura atenta do novo Regulamento da AUTOMOBILIA® de modo a se inteirarem das actualizações implementadas para esta edição, que surgem no sentido da contínua melhoria deste evento de referência. De igual modo fundamental é o cumprimento da data limite de inscrição: 31 de Março de 2015.

Com a participação de todos, serão 3 dias de festa a celebrar uma histórica XXIII edição!

Para mais informações ver o site do CAAA.

Continue lendo...

2015/02/21

Bicicleta Órbita Ciclo Crosse - XI Automobilia Ibérica da Moita


Se há modelo de bicicleta que marcou a sua época, a Órbita Ciclo Crosse terá sido um deles, pelas suas formas e cores.

Este exemplar esteve para venda na XI Automobilia Ibérica da Moita e pelo aspecto, terá tido pouca utilização, pelo que podemos ver como é que era uma bicicleta destas.

O pneu da frente era listado no piso e era um Bufalo da CNP, como os que já mostrámos neste blogue. Pelo pneu confirma-se o estado de conservação de uma bicicleta e a determinação de quem a mantém.

No guarda-corrente havia um autocolante que tanto lembrava um seta, como uma raia estilizada. Havia ainda resquícios do autocolante do agente que a vendeu.
Os pedais eram da Fapril.

No avanço do guiador o metal estava marcado com a marca Órbita.

O manípulo das mudanças também tinha a marca Órbita, mas desta vez dentro de resina transparente, o que se adivinha devia ser o máximo para os jovens da época.

O pneu traseiro não era nacional, era um Tractor-Grip GTX-442 com a medida 20 x 2.125

O selim era comprido e na parte de trás tinha um reflector e um autocolante com a marca Órbita.

Continue lendo...

2015/02/20

3.º Passeio Motas Clássicas - Benavente


O 3.º Passeio Motas Clássicas, em Benavente está marcado para dia 29 de Março de 2015.
A concentração de motas clássicas começa pelas 9 horas, sendo o passeio às 10 horas.
Haverá prémios para os 3 melhores restauros.
Inscrições até 26 de Março.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/02/19

Decalques antigos motorizada ASV 5


Conhecer como eram as coisas antigas, especialmente quando era usada tecnologia e materiais que hoje estão em desuso, tem sempre um sabor especial.

É o que acontece com estes decalques antigos e por usar para motorizada ASV 5, dos Armazéns ASV, de Armando de Sousa Vela, L.da.

Pelo contorno exterior, são muito parecidos com os decalques que temos para Macal M 70 Turismo, mas com forma diferente.
Cada folha contém 4 exemplares, que estão protegidos por um papel vegetal.

Na parte de trás de onde os decalques estão impressos, há uma simulação da forma e a palavra "Brittain" carimbada ao de leve.

Agradeço ao Rocker Três Cinco Sete pela oferta dos decalques.

Continue lendo...

2015/02/18

Chegada a Marrocos - Épico Passeio de Motorizadas - Campo Maior / Imilchil - Merzouga


Depois de apresentarmos os aventureiros e as motorizadas que iniciaram no passado dia 13 o Épico Passeio de Motorizadas - Campo Maior / Imilchil - Merzouga, hoje apresentamos imagens da saída de Portugal e do início do passeio em Marrocos.

O percurso em Portugal e Espanha foi realizado exclusivamente com recurso às carrinhas de apoio, tendo o itinerário sido feito de noite.

Deste modo a travessia no barco entre Europa e o continente africano foi mais fácil, pois o material estava todo arrumado e organizado.

Com a entrada em Marrocos, foi necessário algum tempo para convencer as autoridades fronteiriças de que as motorizadas não se destinavam a ser vendidas.
Resolvida a questão, foi altura de preparar toda a frota de motorizadas para o passeio, como se pode ver na imagem anterior.

Depressa os aventureiros contactaram com a realidade marroquina... Na imagem anterior um automóvel personalizado com pára-choques em metal, transportando vigas metálicas (?)...

Apesar de se estar em África, o frio faz-se sentir e bem...
No percurso já encontraram neve, mas nada que as nossas motorizadas nacionais não aguentem.

E à boa maneira portuguesa, rapidamente as aparentes desvantagens se transformam em vantagens...
Uma das motorizadas foi usada com suporte para uma panela cheia de neve, usada para refrescar cervejas!

E a aventura pelo interior de Marrocos continua, a paisagem está verdejante e as estradas prontas a serem percorridas! Brevemente mostraremos mais imagens deste épico passeio!...

Não são só as motorizadas nacionais que vão até ao interior de Marrocos... O blogue Rodas de Viriato também vai, como se pode ver na parte lateral da carrinha Lucrécia, que tem o nosso emblema, pois apoiamos o evento.
Fotos de Fávio Porto e do Grupo Motard de Campo Maior.

Continue lendo...

2015/02/17

Clube UMM presente no Motorclássico 2015


Como já vem sendo norma, o Clube UMM estará mais uma vez presente no Motorclássico 2015 - Salão Internacional de Veículos Clássicos, que decorre entre os dias 10 e 12 de Abril na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
Divulgamos a informação publicada pelo Clube UMM:
Com esta participação do Clube UMM neste evento, temos mais uma boa razão para nos deslocarmos em caravana UMM, no dia 12 de Abril, e participar com as nossas máquinas num desfile UMM com destino à FIL, demonstrando estas nossas emblemáticas viaturas Todo-o-Terreno e colocando as mesmas em exposição no espaço exterior do recinto do salão.

Por isso participa e trás o teu UMM à FIL.

Continue lendo...

2015/02/16

Sericértima faz autocolantes novos para restauros


Encontrar autocolantes novos para veículos antigos, sejam motorizadas, motos, ciclomotores e bicicletas, só é difícil para quem quer...

A Sericertima - Serigrafia do Cértima é uma empresa que facilita a vida de profissionais e amadores que fazem restauros e que sabem onde encontram os autocolantes que fazem a diferença num trabalho de qualidade.

Para encontrarem o que procuram, basta entrar no site da empresa www.sericertima.pt e ir à secção "Produtos/Serviços" e clicar na parte que diz "Motos Antigas", ao lado da imagem "New Stiker".

Depois podem escolher uma das muitas marcas para as quais a Sericértima tem autocolantes:
- Famel;
- Macal;
- Sachs;
- Casal;
- EFS;
- Confersil;
- Motoesa;
- Puch;
- "Vários" (onde tanto podem encontrar autocolantes para Cucciolo Ducati, como para Vilar, Diana, Aidan, AJS, BSA, Terrot, Veneza, Ardito, Kreidler, Flandria, Ducati, Tabor, Mobicentro...).

Como se pode ver pelas imagens que mostramos neste texto, a Sericértima tem capacidade tecnológica que, aliada a muitos anos de actividade (foi fundada em 1989!), são sinal do profissionalismo e rigor que procuramos ao fazer um restauro.

A produção é feita num espaço com 1000 metros quadrados, onde o gabinete design e de comunicação, bem como o gabinete informático e de fotografia procuram responder a diferentes solicitações, com recurso a maquinaria com diversos formatos.

A Sericértima controla a sua produção desde o design, passando pela impressão, pelo corte, pelo envernizamento U.V., pelo decalque e pelos acabamentos.

Estando disponível na Internet, só têm de escolher os autocolantes novos que querem e adicioná-los ao "carrinho de compras" virtual. Depois é só seguir as indicações que são fornecidas.
A empresa localiza-se em Alagoas - Malaposta Norte, 3780-294 Anadia.

Continue lendo...