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2009/11/01

Locomotivas Sorefame para a Rodésia


aqui tínhamos apresentado estas locomotivas da Sorefame que foram fabricadas pela Sorefame, segundo indicações da Alsthom para serem usadas na Rodésia.
Acontece que foram publicadas estas fotografias (autoria do Estúdio Mário Novais) na Galeria de Biblioteca de Arte, que a Fundação Calouste Gulbenkian tem no site Flickr.com e quer seja pela qualidade das fotografias (carreguem aqui e babem-se!), quer seja pela raridade destas locomotivas, aqui estamos de novo a falar delas.

Foram fabricadas 54 locomotivas deste tipo e numa das imagens podemos contar 7 (?... ou 6) locomotivas em montagem, numa das naves da fábrica.
Já noutra imagem podemos ver o motor da locomotiva, que comparado com o funcionário que está ao lado, é gigantesco.

A terminar resta referir que estas locomotivas não tinham a bitola igual à uso em Portugal, pelo que na primeira imagem podemos ver que a Sorefame tinha duas bitolas nas suas instalações.
Esta questão técnica foi facilmente resolvida usando dois carris paralelos de um dos lados. O do lado esquerdo era sempre usado, enquanto que o do lado direito era usado conforme a bitola dos comboios em construção.

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