..

2023/07/01

Camião Gazela ao pormenor - B. V. de Cerva (4/7)


Começamos com uma fotografia do coração mecânico (entenda-se: o motor!) do camião Gazela que pertence aos Bombeiros Voluntários de Cerva, sendo esta a quarta publicação sobre este camião de fabrico português.

E começar assim esta publicação não é uma decisão inocente, mas sim o resultado do esforço em mostrarmos como são viaturas raras e que não estão divulgadas na Internet. Afinal, quantas vezes se encontram comentários de pessoas a perguntar que motor tem um determinado veículo?

Para além do motor, também mostramos vários pormenores deste camião Gazela 4x4, como o estribo que facilita o acesso à cabina do condutor, que é revestido com chapa anti-derrapante, com textura "folha de oliveira".

Num camião todo-o-terreno nem sempre é fácil arrumar o pneu suplente, que no caso desta versão para bombeiros está colocado na parte superior da zona do tanque de água. Esta opção pode acarretar dificuldades devido ao peso e à altura a que está. Podendo até originar ferimentos no caso de ser necessário retirá-lo de onde está.

Os técnicos da Bravia / VM (Veículos Motorizados) conceberam este camião Gazela e os técnicos da Luís Figueiredo trataram de desenvolver esta versão para combate a incêndios florestais.

Juntou-se assim o melhor de dois mundos e nem falta um guincho na frente para ajudar a puxar o que for preciso, quando as circunstâncias o exigirem. Para que o guincho não fosse danificado quando a frente batesse em algo, o mesmo está colocado entre o para-choques e o radiador.

E terminamos com uma fotografia do tampão do tudo do depósito de combustível.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário