..

2020/07/31

Livro Instruções para Manutenção dos Camiões Berliet Tramagal


Acaba o mês de Julho e com ele milhares de portugueses entram de férias, tendo tempo livre para fazer o que não conseguem noutra época.

Das várias possibilidades disponíveis, uma delas é fazer leituras de livros. E não estamos a falar de literatura, mas sim de livros técnicos, daqueles em que enfiar "uma porca num parafuso", quer dizer literalmente isso; enquanto que num poema pode referir-se ao acto de colocar o animal suíno, dentro de um parafuso (ou para mentes mais diletantes, pode representar um acto físico entre um homem e uma mulher).

Pois a nossa sugestão de leitura para estas férias vai para o livro "Instruções para Manutenção dos Camiões Berliet Tramagal - GBC 8 4x4 KT - GBC 8 4x4 BT e GLR 8 M3", numa edição sem data e sem editor!

O manual está dividido em várias partes: generalidades, motor, transmissão, direcção e travões, equipamentos especiais... Tendo o texto acompanhado de imagens, esquemas e fotografias. Estas estão paginadas de modo a que o texto esteja ao lado, e não na folha seguinte.

Com a leitura deste livro podemos conhecer melhor estes camiões usados para fins militares. Por exemplo, no camião militar GBC 8 4x4 KT 4 T , ficamos a saber que: G - refere-se a camião; B - refere-se à família dentro da série; C - refere-se ao tipo de camião; 8 - refere-se à cilindrada (+/- 8 litros); 4x4 - refere-se à tracção às 4 rodas; K - refere-se a policarbuirante e T - refere-se a tropicalizado.
Em relação ao camião militar GLR 8 M3, também é feita a apresentação do veículo e em relação às letras da sua denominação, elas referem-se a: G - camião; L - 4 rodas; R - família dentro da série; 8 - cilindrada (+/- 8 litros); m3 - cabine tipo semi-avançada, criada em 1963.

Em relação a este modelo, no manual constam informações sobre: Motor, transmissão, direcção e travões, circuitos electricos, óleos e lubrificantes.
O livro tem capa em cartolina, com impressão simples a uma cor, só com letras. A matriz do miolo foi realizada com recurso a uma máquina de escrever, para os textos.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário