..

2019/04/12

Camião Leopardo ao pormenor - B. V. de Sousel (7/7)


Com uma fotografia que evidência as capacidades 6 x 6 do camião Leopardo dos Bombeiros Voluntários de Sousel, terminamos a apresentação deste conjunto de imagens que nos permitiram conhecer melhor este peso pesado fabricado em Portugal.

Por mais perspectivas e fotos que sejam mostradas, há sempre mais algo por descobrir neste camião todo o terreno fabricado para combater fogos florestais.

E hoje divulgamos mais alguns pormenores interessantes, como o tejadilho da cabine do condutor e respectiva tripulação. Note-se que tem 3 elevações a todo o comprimentos na chapa, de modo a dar-lhe mais resistência. Houve ainda o cuidado de instalar luzes, bem como uma sirene, de modo a poder assinalar a marcha de emergência desta viatura dos bombeiros.

É natural que um veículo destes tenha sofrido alterações ao longo da sua vida activa. Entre a cabine do condutor e o tanque de água, há um elemento circular que aparenta tapar um antigo orifício. Para que terá servido?

Na zona inferior há uma série de pormenores e soluções técnicas que podem ser observadas, sejam da suspensão, sejam dos diferenciais, sejam do chassis que suporta todo o conjunto.

E nestes casos, nada como mostrar imagens desta parte do camião. As molas da suspensão são de dimensão generosa e em grande número, para poderem suportar a deslocação do peso por diferentes sítios.

O metal é mais que muito, seja em longarinas, travessas, ou simples ferros que suportam ou dão forma a alguma coisa... E está unido com solda e com parafusos.

Apesar da idade e da zona em questão - que sofre impacto de pedras, areia, terra; a ferrugem não é muita, vendo-se ainda a tinta que foi aplicada originalmente no camião, quando estava na linha de montagem.

Algumas das peças usadas têm a marca do fabricante, sendo possível ver a quem a Bravia / VM recorreram para poderem colocar este camião a funcionar. Em caso de avaria, o trabalho da procura de uma peça nova, ou em segunda mão, fica facilitado.

Terminamos com um agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Sousel, por nos permitirem o acesso ao camião Leopardo, que deste modo pode ser conhecido fora do quartel onde está em exposição estática.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário