..

2017/07/24

Fábrica das motorizadas e bicicletas Confersil em 2017


Nos dias de hoje ainda é possível ver vestígios das antigas fábricas ligadas à indústria nacional de veículos de duas rodas, com e sem motor. Na sua maioria são sítios ao abandono ou que foram reconvertidos para albergar outras empresas. Quem passar pela Estrada Nacional n.º 333, em Corga, poderá ver o que resta da fábrica de motorizadas e bicicletas da Confersil.

As instalações da Confersil eram constituídas por 3 edifícios. O edifício principal era o que fica na esquina com a Rua da Corga e que ainda tem um painel de azulejos na entrada com o logótipo da empresa.

Este edifício teve um túnel que passava por cima da Rua da Corga, fazendo a ligação para outro edifício mais recente, que agora pertence a uma empresa que vende produtos para animais. O túnel referido foi entretanto demolido, mas ainda há vestígios da sua existência na parede da antiga fábrica.

Do outro lado da Estrada Nacional n.º 333 ficava o parque de estacionamento dos empregados e da carrinha da empresa. Este barracão fica ao lado da loja de produtos para animais que comprou o pavilhão / armazém (mais recente da Confersil) com paredes cor de laranja, que vemos na fotografia anterior.

Agradecemos a Raul Santos que gentilmente nos enviou as fotografias e informações a partir das quais foi criado este artigo (obrigado!). Raul Santos é também um dos nossos leitores habituais e pertence a esta localidade, onde as motorizadas e bicicletas marcaram as vidas de muitas pessoas. Na sua infância passava todos os dias a pé, ou de autocarro, às portas desta empresa, onde via uma camioneta Ford azul a ser carregada de bicicletas.
A fábrica da Confersil foi recentemente vendida e entretanto foram retirados os letreiros "Confersil" que tinha na fachada. Não só nesta fábrica, como noutras, muito património corre risco de desaparecer para sempre, pelo que é importante a sua salvaguarda, seja por instituições locais ou por privados, de modo a poder ser futuramente exibido num museu das duas rodas ou em eventos relacionados coma temática.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário