..

2016/05/31

Manual de instruções jipe Portaro 280 e 280 L - 40 anos Portaro


No blogue Rodas de Viriato os jipes Portaro têm um lugar especial, o que faz com que este seja o sítio da Internet com a mais cuidada e variada selecção de informação sobre estes jipes de fabrico nacional. Não foi por acaso que fomos os únicos a celebrar os 40 anos do jipe Portaro e a fazer miniaturas para venda!

Hoje continuamos a assinalar a efeméride e para esse efeito divulgamos o manual de instruções do jipe Portaro 280 e 280 L, que tem 30 anos de idade (nele está registada a data 29/09/1986).

Quem está dentro deste assunto, sabe que não é todos os dias que se vê um manual dos jipes Portaro, muito menos um em tão bom estado. Mas quando nos empenhamos no que fazemos e abrimos os cordões à bolsa, quase tudo se consegue.

Logo na página dedicada ao proprietário do novo veículo, é referido que este manual proporcionará uma utilização mais segura e económica, dando maior prazer na utilização do Portaro. E que os concessionários da Sociedade Electro-Mecânica de Automóveis Lda (SEMAL) permitiam prestar assistência adequada aos jipes Portaro.

O manual tem 40 páginas (sem contar com a capa e contra-capa) impressas a preto e branco, estando os textos muitas vezes ilustrados com desenhos, esquemas e diagramas. Os desenhos foram originalmente realizados em grafite (vulgarmente designado de forma errada por "lápis de carvão").

Fazer tantos desenhos não terá sido uma tarefa fácil e barata, pelo que alguns são um pouco toscos, mas tal como o jipe Portaro, cumpriam bem sua função!
Vejam por exemplo o desenho da imagem anterior, onde aparece uma perna e um pé a demonstrar como se acciona o lavador do pára-brisas.

O manual tem mais páginas do que as que aqui mostramos, tratando temas como a caixa de 5 velocidades, o cubo de roda livre ou o painel de instrumentos.
Sendo um manual que trata dois modelos de jipe, há páginas em que se podem ver as diferenças entre modelos, por exemplo em relação ao painel de instrumentos ou em relação à posição da roda sobresselente nos Portaro, como se pode ver na imagem anterior.

Há depois uma secção que tem conselhos úteis para uma boa condução do jipe Portaro, ao passar por água, ao rodar em subidas acentuadas, à beira-mar, em terrenos enlameados ou em auto-estradas; ou ao rebocar outro veículo.

Noutra secção intitulada "Manutenção a efectuar você mesmo" há um desenho do jipe Portaro visto de cima, a três quartos. Nesta parte há uma lista de verificações a fazer antes de arrancar com o jipe e outra sobre a verificação do nível do óleo do motor, sobre a inspecção da correia da ventoínha (e substituição da mesma), sobre a lavagem do radiador e substituição do líquido refrigerante do motor, entre outras...

Mais para o final do manual explica como proceder em caso de furar um pneu do Portaro. Tem ainda uma secção de cuidados com a aparência do jipe - lavagem, enceramento, polimento e protecção da pintura.

E não faltam as especificações técnicas do Portaro 280 e do Portaro 280 L.

Quem quiser adquirir uma versão digital deste manual, pode enviar-nos um e-mail para o endereço de e-mail existente na lateral direita do ecrã pedindo mais informações.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário