..

2011/02/04

50 anos da Guerra do Ultramar - Berliet Tramagal GBC-8KT reboque


Para muitos o dia 4 de Fevereiro de 1961 marca o início da Guerra do Ultramar (ou Guerra Colonial ou Guerra de Libertação), com o assalto às prisões e à esquadra da polícia de Luanda, se bem que para muitos começou a 15 de Março de 1961, quando deflagraram ataques no Norte de Angola.
Independentemente da data, não podemos deixar de assinalar o facto, que tanta mudança trouxe aos países envolvidos directa e indirectamente no conflito.

E como não podia deixar de ser, aproveitamos a data para divulgar uma imagem a cores com um camião Berliet Tramagal GBC 8KT (6x6 / 3 eixos de rodas) na versão reboque. Pelo conteúdo e caraterísticas (ser a cores, mostrar um versão rara do camião Berliet Tramagal e este estar num batelão), torna-se um documento histórico com alguma importância.
Curiosamente a imagem em questão, tal como as restantes que aqui divulgamos, foram adquiridas na Feira da Vandoma, no Porto há cerca de uma dezena de anos, facto que evitou que se perdessem para sempre.

O conjunto de slides é composto por cerca de umas 30 imagens que mostram cenas da vida de um militar durante a Guerra do Ultramar, tendo sido escolhidas algumas delas para apresentação no blogue.

Os veículos Unimog também estão presentes, seja avariados (e rebocados por um veículo de qualidade não germânica...), seja no transporte de animais caçados para alimentação, seja em rodagem ou seja no quartel.

Como não podia deixar de ser há um militar que sobressai no conjunto de fotografias, provavelmente o dono na máquina e da película que guardaram os instantes para a posterioridade.
Aqui fica a nossa homenagem ao militar retratado nas fotos, bem como a todos os militares e cívis que de um lado e de outro lutaram pelo futuro.

Saber mais sobre a Guerra Colonial:
- Site Guerra Colonial - Associação 25 de Abril

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário