..

2010/12/28

Asterio Roadster - O novo automóvel nacional


No dia 21 de Outubro de 2010 foi apresentada oficialmente uma nova marca de automóveis de produção nacional, trata-se da ASTERIO ROADSTER e a apresentação teve lugar no Autódromo do Estoril.
O primeiro vídeo é relativo ao test-drive do chassis do protótipo do Asterio Tork.
Mas qual é a origem da marca Asterio, que tem como símbolo um astrolábio?
Consultando o site oficial da Asterio, ficamos a saber que:

“ASTERIOS”, com a letra "S" no final, como se fosse plural, significa em greco-romano “Senhor das Estrelas”.
Entendemos ser melhor deixar cair o s final, ficando “ASTERIO”.
Temos portanto, Senhor das Estrelas. O facto de ser greco-romano não deve ser menos bem visto, devemos lembrar-nos que muito poucas palavras portuguesas têm boa sonoridade ou são fáceis de manusear pelos restantes povos da Europa. Não temos de ser 100% nacionalistas, a marca é portuguesa, mas virada para o mundo, para os mercados internacionais, como Portugal nos seus tempos gloriosos.

É exactamente este traço que pretendemos para a marca: globalidade, universalidade, fazer com que as distâncias não nos impeçam de operar, e fazer chegar o nome de Portugal mais longe novamente. Este significado de Senhor das Estrelas tem tudo a ver com Portugal e com o astrolábio.
Os portugueses não foram provavelmente os inventores do astrolábio, mas foram dos povos que mais e melhor o utilizaram para as suas longas navegações pelos oceanos do planeta. Aprendemos provavelmente com os Árabes a navegar à noite, e criámos um domínio assinalável na arte da construção naval e navegação. Isso é notável e para além de não dever ser esquecido, deve ser difundido e objecto de culto do nosso orgulho de sermos portugueses, um dos poucos povos bem recebidos e acolhidos no extremo oriente.

O carro desportivo português ASTERIO é o senhor das estrelas, e exibe um astrolábio como a sua imagem de marca, o seu instrumento para ser o senhor das estrelas, e para navegar nas estradas modernas. O ASTERIO viaja de dia e noite, bem orientado, tal como os portugueses dos Descobrimentos. É essa imagem de Portugal que queremos difundir com este carro. O bom gosto português, a mestria, a arte de se deslocar em segurança, enfim, achamos que tem tudo a ver com Portugal.

Cristóvão Colombo, para muitos um português de Cuba do Alentejo, conseguiu levar a cabo o seu empreendimento além mares, porque acreditou no seu projecto desde o início, e mobilizou.
Foi o que procurámos fazer neste projecto, construir algo novo para Portugal, um símbolo da portugalidade, um produto de grande notoriedade que possa ser comercializado além fronteiras. Poucos ou nenhum produto consegue tal desiderato como um automóvel desportivo consegue, desperta emoções, é um veículo de personalidade e de identidade.

É um senhor das estrelas, guiado por um astrolábio pelas estradas do mundo do século XXI.

Mais um contributo para as novas descobertas portuguesas.
A História da empresa engloba os projectos, automóveis e marcas desenvolvidas pelos promotores ao longo das suas carreiras.

No segundo vídeo, podemos ver desenhos da futura gama automóveis com motorização diesel e eléctrica:
- Asterio V8 F1 Revival;
- Asterio Tork 700;
- Asterio Tork 500;
- Asterio Electron.
Está previsto que as instalações da Asterio sejam em Cascais.

Agradecemos a disponibilidade dos responsáveis pelo projecto, pelo facto de permitirem a divulgação de material retirado do site oficial e aproveitamos para desejar que 2011 seja o ano em que estes automóveis comecem a circular nas nossas estradas.

Saber mais:
- Asterio - Site oficial

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário