2010/07/02

VII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa


Mais um evento que nos chegou via e-mail, relativo ao VII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas:

O grupo "men in bike" surge em 2000 na localidade de Burinhosa, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria. Grupo de amigos que com o decorrer dos anos começa a organizar eventos ligados às duas rodas (BTT)…

Depois de um estudo, o grupo deparou que um dos primeiros e mais importantes meios de transporte do ser humano estava a entrar em esquecimento, sobretudo em Portugal. Devido a esta falta de valorização, o grupo decidiu organizar um encontro de Bicicletas Antigas, sendo pioneiro neste ramo em Portugal.

O primeiro encontro surge em 2004, onde se apostou na publicidade exclusivamente local e onde se consegue contar com um desfile de 27 bicicletas e outros tantos participantes, pelas ruas da aldeia da Burinhosa.

O segundo surge em 2005, com uma maior aposta na publicidade. O encontro merece também um maior interesse por parte do público e os participantes aumentam, para um total de 64 bicicletas.

Em 2006 o terceiro encontro, conta com um total de 94 participantes, oriundos de várias regiões de Portugal. Surgem exemplares da década de 20, restauros muito bem concebidos, exemplares únicos e os mais variados modelos.

O quarto encontro, decorre em 2007 e ultrapassa os 100 participantes, tendo 214 rodas a rolar pelas estradas. Os exemplares aumentam de qualidade e os participantes surgem novamente de várias regiões de Portugal.

Em 2008 o quinto encontro confirma todo um trabalho elaborado até ao momento, tendo 209 participantes, onde surgem pela primeira vez participantes de Espanha. De uma forma geral surgiram autênticas peças de museu, exemplares com bastante ferrugem, nacionais a estrangeiras, umas a pedalar para a frente, outras para trás. Participantes com rigorosos trajes dos nossos antepassados, recriando o ambiente e incentivando os participantes a restaurarem as suas bicicletas.

O sexto encontro decorre em 2009, com um aumento significativo de participantes (299 exemplares), que surgiram no encontro de bicicletas antigas com maior tradição em Portugal. Tal como no ano anterior, os participantes de Portugal aumentaram assim como os participantes vindos de Espanha, o que reflecte o crescimento do impacto do encontro além fronteiras. Foi ainda introduzido um novo espaço no encontro, denominado de bicimobilia (exposição e venda de bicicletas antigas e respectivo material).

Ao longo destas seis edições, os participantes tiveram a oportunidade, como continuarão a ter, de desfrutar da magnífica paisagem das estradas do Pinhal de Leiria, assim como da excelente vista que a ciclovia marítima proporciona na passagem das praias de Paredes de Vitória e Água de Madeiros.

O estatuto de “Encontro Nacional de Bicicletas Antigas” foi implementado por ter sido o pioneiro no ramo em Portugal e devido ainda ao grande impacto que tem tido por todo o Pais. A comunicação social (televisão e imprensa) tem feito um trabalho notório o que tem ajudado em muito todo o impacto do encontro. Hoje em dia, nas mais variadas feiras, este encontro é reconhecido no ramo e apontado como um dos principais factores de valorização da bicicleta antiga em Portugal.

Esta sétima edição tem data marcada para o dia 25 de Julho de 2010 e está desde já convidado a participar nesta grande festa das 2 rodas.

Cumprimentos

Rui Rodrigues

Saber mais: www.meninbike.blogspot.com

1 comentário

Anónimo disse...

Ola aqui vai a minha Marvil uma deixa do meu avon Anibal Miguel Pimenta

Enviar um comentário