..

2009/12/31

R-D-V - Balanço do ano 2009


Mais uma vez fazemos o tradicional balanço do ano, relativo a este blogue que já tem neste momento 1206 artigos publicados. Assim sendo, vamos por partes:
- O número de visitas voltou a duplicar, situando-se actualmente em cerca de 250 visitas diárias (em Dezembro o número médio é inferior devido às festividades da época).
- As imagens do blogue começaram a aparecer nas pesquisas realizadas no google (pesquisas por imagens, entenda-se).
- O blogue é cada vez mais reconhecido por muitos, prova disso foi o destaque dado na revista Damoto Clássica n.º 16 e a referência realizada num artigo do jornal Público, assinado por Paulo varela Gomes. Continua a regista-se a utilização de imagens e textos do blogue, especialmente em fóruns (sem que seja respeitado o meu pedido da inclusão de um link para o blogue).
- As colaborações que temos recebido continuam a ser de qualidade e em bom número. Este ano registou-se ainda o aumento de colaborações vindas de pessoas directamente envolvidas em projectos nacionais.
- Novas funcionalidades no blogue, resultado da mudança/melhoria do "template", que fazem com que esteja quase "em ponto de rebuçado", mas ainda há arestas a limar...
Entre as novas funcionalidades temos o quadro de mensagens, a publicidade, a consulta de manuais e/ou catálogos, os seguidores, os classificados, as novidades da imprensa escrita, o calendário de encontros, concentrações.
- A falta de tempo tem sido um elemento que tem condicionado a publicação de artigos de forma pontual, mas continuamos com a média de 1 post/artigo por dia. Sempre na busca do ainda não divulgado/conhecido.
- Os vídeos têm conquistado espaço neste blogue (já temos 34 vídeos seleccionados de entre o que vai aparecendo na Internet). Mas há muito que queremos apostar na produção própria e este ano termina com a aquisição de uma máquina para realização de entrevistas e de documentários. Este foi ainda o ano em que uma hemeroteca começou a ganhar forma, a partir da aquisição de lotes de revistas antigas, de modo a que sirvam de fonte de pesquisa para o que vai sendo publicado no blogue.

A terminar:
- O meu agradecimento a todos aqueles que têm visitado e colaborado com o blogue. Sem uns e sem outros de nada valeria o trabalho aqui publicado.
- Neste balanço tive vontade de falar em projectos que se têm multiplicado e que estão ligados às "rodas nacionais", como seja a exposição de automóveis portugueses no Museu do Caramulo, os blogues relacionados com veículos nacionais (desde os destinados ao comércio de peças para motorizadas nacionais, como aos que falam de marcas em específico)... Mas achei que estava fora das minhas competências. Pode ser que para o ano faça esse apanhado.
- Desejo a todos um 2010 de descobertas e aprendizagens, tanto a nível das "rodas nacionais", como a nível pessoal.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário