..

2009/06/02

Eduardo Ferreirinha & Irmão, Lda - Motores Diesel


Quem realizar pesquisas na Internet sobre o Edfor Grand Sport encontra uma imagem no site do Canal História que tem o símbolo com que abrimos este texto na legenda da fotografia, e não o símbolo que muito associam ao Edfor (que já aqui mostrámos no artigo sobre a revista AutoClassico dedicada à Edfor).

A EFI era a Eduardo Ferreirinha & Irmão, Lda que entre outras coisas fabricou motores diesel da Hatz.
Aqui fica um vídeo com um destes motores em acção:

9 Comentários

Anónimo disse...

A fabrica desses motores era aqui na Trofa, também conhecida pela Feruni.Até 1986 também houve uma linha de montagem da Magirus também aqui na Trofa e nã omuito longe da Feruni

Gabriel Fernandes

Anónimo disse...

A minha mae trabalhou muitos anos na EFI (pelo menos 20 anos), até que saiu por volta do ano 1983 - quando começou a ir à falência.
A fábrica era, no seu tempo, no Porto, na Rua da Boa Nova (fábrica e escritórios), ainda que tivesse uma parte na Póvoa do Varzim. Que saudades de passear pela (então) enorme empresa. Agora, tudo o que era EFI, no Porto, foi transformado em prédios...

Anónimo disse...

Desculpem.. Póvoa não, Trofa

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer como funciona o porta cigarros no motor e80b???

Anónimo disse...

quero saber onde esta agora fabrica FFI,persiso de numero do telefone.

Anónimo disse...

quero saber onde esta agora fabrica FFI,persiso de numero do telefone. lungu.vlad.com@mail. ru

Unknown disse...

http://pam.com.pt/

ja devo vir tarde mas fica aqui,
empresa que adquiriu a EFI.

Júlio Santos Fortes disse...

Integrei o grupo de Cabo-Verdianos, o primeiro,constituído por 4 alunos recém-formados em Serralharia Mecânica na Escola Técnica do Mindelo em (Cabo Verde) que estagiou na empresa em 1972.Então fabricavam-se motores diesel,máquinas e engenhos de furar de coluna,tornos mecânicos,Teares Circulares e de Fiação Contínua,Camisas,Pistões e Segmentos,e ainda prestava serviços de Mecânica Geral. A Fundição de componentes fazia-se na Feruni na Trofa. A fábrica situava-se no Largo Júlio Dinis paredes-meias com o Cemitério dos Ingleses e ainda detinha uma secção de Montagens em Rechousa,Vila Nova de Gaia.Cheguei a exercer função de Caixeiro de Direcção Comercial,e trabalhei na empresa,catorze anos,tendo regressado a Cabo Verde em 1986.

Júlio Santos Fortes

Unknown disse...

Saudade 12 anos EFI Areosa porto.. amigos de trabalho Ângelo de baião, Carlo Alberto, João Gomes, Fernando

Enviar um comentário