2018/05/22

Manual de Instruções motobomba Pachancho - Modelo Braga


Este manual de instruções de um motor Pachancho, modelo Braga, produzido pela Fábrica Nacional de Pistões "Pachancho" - António Peixoto, L.da, está na calha para ser colocado em formato digital.

Nele é referido que a Pachancho iniciou um plano em 1949 para o fabrico de motores para bicicletas e que este é um motor monocilíndrico de 5 C.V., a 4 tempos, para uso na agricultura.

É ainda referido que assim era possível conseguir em Portugal um motor ou grupo moto-bomba puramente nacional e de plena satisfação.

Neste manual com 32 páginas, são apresentados as várias partes do motor, bem como desenhos e esquemas que ajudam a perceber como funciona.

Não faltam os conselhos de funcionamento e de conservação, bem como uma listagem de causas do deficiente funcionamento do motor Pachancho.

É impresso a duas cores - preto e vermelho, tendo formato próximo do A6.
O miolo (interior) é feito de pequenos cadernos cozidos entre si, com recurso a linha.

Tem capa em cartolina, tendo sido impresso nas Oficinas Gráficas Augusto Costa & C.ª, L.da, no Largo do Barão, em Braga,

Quem pretendem adquirir uma versão digital do manual, pode contactar-nos através do endereço de e-mail que aparece na lateral direita do ecrã.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário