2010/05/31

SIS Sachs Minor verde


Uma SIS Sachs Minor foi avistada na via pública.

Continue lendo...

2010/05/30

Emblemas para bordar Famel


Há quem diga que uma marca só é boa quando alguém está disposto a exibir a mesma no seu corpo ou no seu vestuário (em tatuagem ou em emblema na roupa)... E também há quem diga que uma marca só é boa quando é plagiada... Neste caso tenta-se tirar partido da imagem que alguém criou ao longo de vários anos.

Aparentemente a Famel conseguiu ambas as coisas... Pelo menos é a ideia com que se fica depois de se verem estes emblemas para bordar: A impressão é de má qualidade e vejam-se as variações na cor da tinta, na espessura da linha das letras e no descentrar das letras em relação ao pedaço de tecido em que estão impressas. Aparenta ser um trabalho feito por alguém pouco profissional.
Tudo o que foi dito até agora, foi escrito a partir dos emblemas em questão, mas até poderiam ser "merchandising" oficial da marca ou ser um produto destinado aos fatos que os pilotos da Famel usavam em competições... Mas como foram encontrados numa banca de um mercado municipal, onde estiveram durante vários anos à espera de serem vendidos, tenho sérias dúvidas...

Seja como for, não deixam de ser um objecto engraçado... Vou já bordar um em ponto cruz e cosê-lo num casaco de ganga...
Já me estou a ver a entrar num daqueles bares que têm grandes motos americanas estacionadas à porta e depois de me sentar ao balcão digo: Sai uma rodada de Compais de ameixa aqui para o pessoal que pago eu!... ; )

Continue lendo...

2010/05/29

UCAL Modelo Turismo Homem Yé-Yé - Catálogo UCAL


Esta bicicleta UCAL é o modelo Turismo para homem, modelo Yé-Yé, tem travões de alavanca, quadro com uniões, rodas 26 x 1,3/8, com mudanças no cubo, grupo eléctrico, suporte cromado e selim de couro com bolsa porta ferramenta.

Continue lendo...

2010/05/28

Pinturas murais em oficina de motorizadas


Já aqui mostrámos uma pintura mural com uma motorizada Macal M80 e hoje mostramos mais um conjunto, mas desta vez as pinturas são relativas a marcas.

Pela 1.ª fotografia, parece que era a oficina João Fernando Ferreira Almeida, na Amora.

A oficina está encerrada e o seu interior destruído, restando só a parte de fora do edifício.

Mas ainda é possível ver os emblemas de marcas como a Famel, a Casal, a SIS Sachs...

E também de outras marcas estrangeiras, como a Vespa, a Zundapp, a Sachs, a Piaggio, a Gilera e a Peugeot.

Agradeço mais uma vez a Carlos Caria pela colaboração (muito obrigado!).

Continue lendo...

2010/05/27

ALBA - Alfinete de lapela do Sport Clube


Mais um objecto de colecção, trata-se de um alfinete de lapela do Sport Clube ALBA (da metalúrgica ALBA) que para além de ter realizado automóveis desportivos, também apoiava um clube desportivo local.

Continue lendo...

2010/05/26

2.º Encontro de Motos e Ciclomotores Antigos (Vendas de Azeitão)


Aqui fica o cartaz de mais um evento relacionado com veículos motorizados antigos de duas rodas (com mais de 25 anos de antiguidade).
Trata-se do 2.º Encontro de Motos e Ciclomotores Antigos, organizado pelo G.M.D.U.P. - Grupo Musical e Desportivo e União e Progresso de Vendas de Azeitão, instituição que comemora 97 anos de existência.
Mais informações via e-mail: gmduprogresso@gmail.com ou pelos telefones 963724951; 914073350 ou 210873097.

Continue lendo...

2010/05/25

Vilar Catita GT vermelha - Parte 1/2


Depois da versão em verde, apresentamos mais uma bicicleta Vilar Catita GT, mas na versão vermelha.

Este exemplar está muito original, mas tem algumas peças em falta (por exemplo o guarda-corrente e um guarda-lamas).

Esta bicicleta tem o manípulo de mudanças situado no quadro, a meio entre o selim e o guiador. O conjunto de mudanças é da Sturmey Archer - England.

Na imagem anterior podemos ver o cubo da roda traseira da marca referida.

Para resolver pequenas avarias e remendar algum furo que pudesse acontecer, a Vilar Catita GT vinha equipada com uma mala de ferramenta.

Essa mala de ferramenta tinha várias chaves, como podemos ver na imagem anterior (só lhe falta o conjunto de remendos e de cola).

Agradeço a Olhorobot pelo envio das fotografias (muito obrigado!).

Continue lendo...

2010/05/24

Biblioteca itinerante Citroen HY da CML


Esta carrinha antiga Citroen HY 1500 pertence à Câmara Municipal de Lisboa e foi adaptada para biblioteca itinerante, tendo servido a população da capital durante muitos anos, até que foi restaurada e agora tem sido exposta em vários eventos culturais.

Esteve em exposição na edição da Feira do Livro de Lisboa que se realizou este ano no Parque Eduardo VII, onde foi fotografada.

Ainda que não tendo conhecimento da autoria da transformação, nem se a mesma foi realizada por uma empresa nacional, publicamos as imagens deste veículo porque terá sido o antecessor de outros que mais tarde foram (sem dúvidas) adaptados e transformados em território nacional

Na Internet existem vários documentos que explicam a evolução deste tipo de serviço prestado as populações, pelo que aqui deixamos alguns que merecem destaque:
- Bibliotecas em movimento: As bibliotecas móveis em Portugal.
- As Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian (1958-2002)

Muito obrigado a Miguel Silva Machado (do site Operacional) pelo envio das imagens.

Continue lendo...

2010/05/23

Órbita Ginga (fotografia de catálogo)


Na imagem de catálogo podemos ver uma bicicleta Órbita Ginga, com selim comprido.
Era dobrável a meio, tinha mudanças e sistema eléctrico para iluminação.
Os pneus tinham faixa branca lateralmente.

Continue lendo...

2010/05/22

Sinalética antiga de estradas


Depois de aqui termos mostrado maquinaria antiga usada na construção de estradas (recuperada e por recuperar), mostramos fotografias de sinais e marcos antigos.

Tanto os sinais de sinalização vertical, como os marcos miriamétricos estão recuperados e em exposição junto na MOP/JAE/EP, em Portalegre.

Agradeço a colaboração de Carlos Caria, sem a qual não poderiamos publicar as imagens.

Continue lendo...

2010/05/21

Fundador - Emblema em autocolante


Mais um objecto de coleccionismo, trata-se de um emblema / símbolo das motorizadas e bicicletas Fundador .
É em autocolante com impressão.

Continue lendo...

2010/05/20

Dumper VIMA


Mais uma marca a constar no blogue, trata-se da Vima - Veículos e Equipamentos de Manutenção, Lda., com sede em Valadares (Vila Nova de Gaia) e que fez dumpers.

O dumper da imagem pertence à Câmara Municipal de Mogadouro.

Continue lendo...

2010/05/19

Oficina do Sr. Crua em Muge


Depois de aqui termos apresentado a parte de fora de uma oficina para motorizadas em Muge, recebemos informações e fotografias que melhor apresentam a oficina de António Luís Ferreira Crua (nas imagens), reconhecido como mecânico de primeira água pelas dezenas de clientes que o procuram, vindos de toda a região.

Provavelmente será um dos mais velhos mecânicos de motorizadas em actividade em Portugal, contando já 67 anos de profissão (tendo ido aprender o ofício com apenas 10 anos de idade), pelo que já tem muitas histórias para contar.

Estamos certos de que a experiência e os conhecimentos também serão muitos, pelo que é o local indicado para quem pretende fazer uma reparação ou um pequeno restauro da sua motorizada ou bicicleta, ou para quem pretenda reparar motores de Vespas, Kreidlers, Sachs, Zundapps ou Casal.

Em tempos a oficina foi o representante na zona das bicicletas e pneus Marvil, marca que entretanto se extinguiu.

As fotografias e as informações chegaram-nos por mão de José Correia Lino (que já foi funcionário na oficina em questão), a quem agradecemos toda a colaboração, bem como ao Sr. Crua pela disponibilidade.

Continue lendo...

2010/05/18

XVIII Automobilia 2010 (Aveiro)


É já no próximo fim-de-semana (dias 22 e 23 de Maio) que se realiza a XVIII Automobilia organizada pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos.
A feira terá lugar no Parque de Exposições de Aveiro e no programa consta uma exposição de motorizadas nacionais e outra com bicicletas de outros tempos.
A entrada custa 4 euros. A abertura é às 10 horas e o encerramento às 21 horas, no dia 22 de maio, e às 20 horas, no dia 23 de Maio.

Saber mais:
- Site oficial Clube Aveirense de Automóveis Antigos.

Continue lendo...

2010/05/17

FAMEL - Alfinete de lapela


Enquanto não mostramos a 2.ª parte das fotografias do tricarro Famel Mamute, aproveitamos para mostrar um alfinete de lapela da Famel.
O logótipo é o que tem o "F" dentro de uma roda dentada, igual ao que aparecia no envelope de 1963 da Famel que já aqui mostrámos.

Continue lendo...

2010/05/16

Citroen AX BB Cabrio GT


Com a chegada do bom tempo os descapotáveis começam a circular nas nossas estradas.
É com gosto que vemos máquinas como este Citroen AX BB Cabrio GT a rolar numa estrada perto de nós.

Continue lendo...

2010/05/15

DaMoto Clássica n.º 21


Já está nas bancas o número 21 da revista DaMoto Clássica.
Neste número são várias as referências a marcas de veículos de 2 e 3 rodas nacionais. Entre elas destacamos a Vilar (com motor Villiers 100) e um artigo sobre os motores da Famel.
A ficha técnica é sobre a Cruzador Aprilia.

Continue lendo...

2010/05/14

Engenho - A automóvel de Miguel Palma


Já aqui tínhamos falado do automóvel Engenho, de Miguel Palma.

Este veículo foi produzido em 1993.

Foi uma das atracções da Lisboa'94, tendo estado estacionado no Príncipe Real e no átrio do CAM (Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian), em Lisboa.

Foi conduzido pelo autor entre Lisboa e o Porto, onde esteve na exposição Imagens para os Anos 90, na Fundação de Serralves.

E foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel, na Exponor (Matosinhos).

Faz parte da colecção do Museu de Serralves, onde está actualmente em exposição.

Aparenta ter forte inspiração num Bugatti Type 32 de 1923 invertido.

A forma e o acabamento da chapa dão-lhe um ar de veículo antigo usado para bater recordes de velocidade.

O meu obrigado a Olhorobot pelo envio das fotografias.

Continue lendo...