2007/01/31

Vagão porta-automóveis - série 439


Um vagão porta-automóveis de 4 eixos intermutáveis da série 439 destinados ao transporte de viaturas automóveis acabadas de produzir .
Estes vagões foram fabricados pela Metalsines no ano de 1989.

Saber mais:
- Imagem técnica - Luisfer.fotopic.net
- Metalsines - site oficial

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2007/01/30

Vilar Perfecta


Uma Vilar Perfecta ainda com a pintura e decorações originais.
Apesar de um pouco mal tratada continua, a ser usada nos dias de hoje.
Note-se que está equipada com um cadeado (no banco) para evitar roubos, bem como com uma caixa plástica para transporte de mercadorias.

Saber mais:
- Fotografias modelos Vilar - Motorizadas50.com

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2007/01/29

Baterias Tudor

Sem as baterias Tudor muitos dos nossos veículos não trabalhavam...
As baterias e as pilhas Tudor eram produzidas pela Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, Lda.

Aqui fica uma publicidade de 1979 onde se pode ver anunciada a nova fábrica de baterias em Castanheira do Ribatejo e a nova fábrica de pilhas em Colaride - Cacém.
A Tudor surgiu em 1920 e em 1994 passou a integrar a "EXIDE CORPORATION" - o maior grupo mundial de baterias.

Saber mais:
- Tudor - Site oficial

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2007/01/28

Berliet Tramagal - B. V. Setúbal


Aqui fica mais uma Berliet Tramagal, desta vez dos Bombeiros Voluntários de Setúbal.

Este veículo pesado todo-o-terreno foi recuperado recentemente, por volta do ano de 2001, pelos elementos da corporação referida.

Segundo os elementos dos B. V. de Setúbal este camião vai a todo o lado e nunca os deixou ficar mal!

Esta preparado para combate a incêndios florestais e segue as novas exigências de segurança (protecção da cabine do condutor por exemplo).


Saber mais:
- Berliet Tramagal com reboque - Forumlandrover.org

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2007/01/27

Caravana Vimara - Hoje


Uma caravana Vimara ainda em utilização.
Note-se que nos extremos da frente e de trás existem puxadores que permitem manobrar a caravana com facilidade (sem a ajuda de um automóvel) durante o parqueamento num parque de campismo ou numa garagem.

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2007/01/26

Sado 550 - 2ª série


Aqui ficam duas imagens de um Sado 550 que serviu de protótipo ao Entreposto para testes e que acabou por nos deixar em 2005/2006.
É possível ver neste exemplar algumas das alterações que foram feitas da 1ª série para a 2ª série.

A saber:
- Alteração do tamanho das portas - ficaram maiores;
- Alteração da configuração lateral do carro - deixou de existir o vidro triangular lateral;
- Alteração (no habitáculo) do revestimento da conduta de combustível para o depósito;
- Alteração do pára-choques - colado à carroçaria;
- Alteração do tablier - o conta-quilómetros passou a estar do lado esquerdo, inclusão de cinzeiro e as zonas de arrumação foram redesenhadas;
- Alteração da morfologia da zona da maneta das mudanças/travão de mão;
- Alteração do suporte articulável da matrícula (para encher o depósito);
- Alteração da morfologia e do revestimento da cabeça do amortecedor traseiro (está saído da carroçaria);
- Inclusão de travão de mão!...

Há ainda outras alterações não visíveis aqui: novos bancos (diferentes, reclináveis e reguláveis longitudinalmente), macaco, pneu suplente...

Saber mais (é uma repetição):
- Sado 550 - Autoclassic.com.br

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2007/01/25

Site Motorizadas50.com


"O seu espaço informacional sobre Motociclos e Ciclomotores Portugueses" - é está a definição do site www.motorizadas50.com.
É uma referência na Internet ao nível de motorizadas de fabrico nacional, com muitas e variadas informações escritas, documentais e fotográficas.
Como já repararam, muitos dos links ("saber mais:") das motorizadas apresentadas neste blog é para lá que vão.
Qualquer dúvida sobre motorizadas, fotografias, biografias das marcas e sugestões (e incentivos...) devem ser dirigidos a Gustavo Pinto, o mentor do projecto.
Um exemplo do que se pode fazer para preservar e divulgar a nossa memória colectiva.

Saber mais:
- Site Motorizadas50.com

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2007/01/24

Vagões série 788 Zaes


Um vagão cisterna da série 788 estacionado no Barreiro, com intervenção grafital.
Onde foi fabricado?...

Saber mais:
- CP vagão cisterna 788 0 089 Zaes - Luisfer

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2007/01/23

EFS GT Sport


Uma EFS GT Sport que tem entre outros acessórios:
- Protecções para as pernas;
- Protecção SIS para o escape,
- Mala para mercadorias;
- Palas de borracha nos pára-lamas;
- Sistema anti-afundamento do descanso da motorizada na terra.

Saber mais:
- Modelos EFS - Motorizadas50.com

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2007/01/22

Carimbos (soltos...)


Uma série de carimbos soltos.
O primeiro bem que podia ser de uma Casal Carina, bastava que a parte lateral traseira fosse menos proeminente...

Este passa um pouco ao lado da realidade portuguesa... Um comboio sobre mono-carril.

Este último é de uma daquelas bicicletas com motor acoplado na roda dianteira... No nosso país era mais frequente o motor acoplado no quadro do velocípede, ligado à roda traseira.

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2007/01/21

AJP PR5 250 Enduro no Lisboa-Dakar?

Vote no inquérito!

Agora que a edição de 2007 do rali Lisboa-Dakar terminou com os pilotos portugueses a conseguirem resultados muito positivos, gostávamos de saber qual a opinião dos nossos visitantes em relação a uma eventual participação da AJP (motos de fabrico nacional) na próxima edição do rali com a nova PR5 250 Enduro...
AJP PR5 250 Enduro no Lisboa-Dakar '08?
Sim, evidente!
Nunca!
Esperem mais 1 ano...
  
pollcode.com free polls

Saber mais:
- AJP PR5 250 Enduro

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2007/01/20

UTIC AEC Europa


Dois (três...) autocarros UTIC AEC Europa que se encontram fora de circulação, pertencentes à empresa Barraqueiro.
Os autocarros rodavam com os números 0841 e 0846.

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2007/01/19

Portaro no Salão de Geneve


Aqui fica mais um documento histórico, uma fotografia do stand da Portaro - Sociedade Electro-Mecânica de Automóveis, no Salão Internacional do Automóvel de Genéve de 1978.
A portaro apresentou dois modelos, o Portaro com capota de lona (que na altura custava 426 893$00) e o Portaro com capota metálica (que na altura custava 441 689$00).

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2007/01/18

Indústrias Reunidas Ulisses - Angola


Aqui ficam duas imagens das "Indústrias Unidas Ulisses, Lda - Fábrica de velocípedes" de Angola, retiradas de uma publicidade da época (década de 70) do "Anuário Comercial", que nos foram enviadas por Fernando Cunha, dos Açores, visitante deste blog (muito obrigado pela colaboração!).
Na 1ª imagem podemos ver um stand de exposição, provavelmente numa feira comercial/industrial onde se podem ver 3 modelos de bicicletas e 2 modelos de motorizadas, uma das quais tem por baixo uma faixa vertical com a palavra "Safari" - será o nome do modelo?
Na 2ª imagem vemos as instalações da fábrica e das respectivas oficinas em Nova Lisboa (Huambo).

A colaboração deste leitor faz com que o campo geográfico deste blog se alargue para as antigas províncias ultramarinas (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Macau), o que não estando previsto inicialmente, faz todo o sentido.
Gostava de saber se algum dos nossos visitantes tem mais informações sobre as "Indústrias Unidas Ulisses, Lda" (ou sobre outras...) e se alguém tem conhecimento da existência de veículos da referida empresa em solo português.
(deixar comentário por favor)

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2007/01/17

Comboio Socorro - Allan

As imagens deste post não seguem a linha editorial deste blog, no entanto, e tendo em conta que os comboios de socorro foram adaptados no nosso país e que são versões pouco conhecidas, decidimos que aqui devem constar.

Aqui ficam imagens de 2 comboios de socorro Allan - série 300 (n.º 60 94 99 29001-1 e o n.º 60 94 99 29002-9), estacionados no Barreiro.
Note-se que num dos comboios foi adaptada uma porta em cada uma das extremidades e que há uma porta central que foi encerrada.


Saber mais:
- Comboios de socorro - Railfaneurope.net
- Comboio de socorro em notícia - transportes XXI

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2007/01/16

SIS Sachs Lebre


A SIS Sachs Lebre tinha a imagem de uma lebre em corrida estampada no depósito de combustível.
A produção começou na década de 60 do século passado e é um modelo que aparece regularmente em exposições e feiras.

Saber mais:
- SIS Sachs Lebre - Motorizadas50.com
- SIS Sachs Lebre - Blog Motorace

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2007/01/15

Troféu Mabor


Esta publicidade aos pneus Mabor General, campeão nacional de ralis, data de 1979/1980.
Refere que a Mabor General esteve presente no Rali de Portugal/Vinho do Porto (1979?), onde equipou 6 dos 7 concorrentes portugueses classificados.
O pneu apresentado tem escrito lateralmente "Mabor General Winterjet".

Mabor - O pneu português

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2007/01/14

Autocarros antigos STCP


Um pouco por toda a Internet, vamos deparando com aficcionados das rodas antigas que teimam em manter a nossa memória colectiva viva.

Aqui fica um exemplo relacionado com autocarros da STCP (Porto):
- Histórico: Autocarros Antigos - STCP: Fototopic não oficial

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2007/01/13

Caravana Pluma


A fábrica de caravanas Pluma existe desde 1962. Em 1987 a empresa começou a importar caravanas Adria e Hobby.
Em 2001 inauguraram uma nova fábrica em Pedorido, no concelho de Castelo de Paiva com capacidade de produção de 1000 caravanas por ano.


Saber mais:
- Site oficial Construções Pluma

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2007/01/12

UMM Alter Longo ST (capota em lona)


O UMM Alter Longo ST foi uma solução da União Metalo-Mecânica para clientes que precisavam de transportar grupos de pessoas (até 9 passageiros) em terrenos onde só um 4x4 podia ir.

Saber mais:
- Catálogo UMM Alter Longo ST (frente) - Fórum AHO
- Catálogo UMM Alter Longo ST (verso) - Fórum AHO

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2007/01/11

Triciclo Famel (aberto)


Aqui fica um modelo (que já foi) muito popular em mercados um pouco por todo o país. É um triciclo motorizado Famel, pintado no vermelho tão característico destes veículos.

É curioso que a placa traseira identificativa da marca inclui a mensagem "Carga 120 kg"... É um peso considerável para um veículo destes, mas também servia de aviso a condutores que carregavam o triciclo até este não aguentar mais - o que não era acontecimento raro!

Repare-se que a Famel colocava uma "bainha" nestes triciclos abertos (e também nos fechados) para protecção das pernas do condutor.
Este exemplar ainda esta "calçado" com pneus Mabor General de fabricação portuguesa.

Para terminar chamamos à atenção para o pneu suplente (ou sobressalente) do lado direito do carro, que está colocado no exterior do espaço de carga de forma a não ocupar espaço útil.


Saber mais sobre:
- Tricarro Famel - Blog Famel
- Triciclo de venda ambulante - Blog 1140tv

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2007/01/10

Vagão série 210 - SEPSA (provavelmente...)


Este vagão foi provavelmente fabricado na década de 70 do século passado, provavelmente pela empresa SEPSA - Sociedade de Construções Electromecânicas, em Leça do Balio (Matosinhos).
Provavelmente era um dos vagões da série 120 que foi transformado, passando a ter paredes deslizantes.

Saber mais:
- Teste de impacto num vagão de caminho de ferro - LOME
- Série 210 - Luisfer

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2007/01/09

Macal Sport Especial - para férias!


Certo dia, em passeio pela costa alentejana, deparei com esta Macal Sport Especial. Nem queria acreditar, alguém tinha artilhado a motorizada para passar férias! Por breves instantes pensei que seria uma piada de mau gosto, mas quando vi o proprietário da mesma e troquei algumas palavras com ele, percebi tudo: era um estrangeiro (que provavelmente vive na costa alentejana) que tinha equipado a motorizada da maneira que a imagem documenta, para andar de um lado para o outro e viver a vida sem preocupações...
Só um estrangeiro é que tem coragem de passar férias desta maneira... Nós por cá só o faríamos se fosse com uma Nortom, uma Triunph, uma Bnw, uma Soziki ou uma Yanaha... Ou qualquer outra mota com mais de 750 cc!

Saber mais:
- Fotografia de estúdio - Motorizadas50.com

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2007/01/08

GM Amigo por Rosa Baptista


Uma das formas de perpetuar um facto é associá-lo à arte.
A artista plástica Rosa Baptista fez uma almofada para o fanzine-objecto Succedâneo n.º -31 (sobre o automóvel português, ver blog Fanzinex).
O fanzine-objecto tinha como suporte um carro construído com madeiras, pregos, cola, agrafos... e que teve uma edição limitada a 2 exemplares, sendo que um deles estava equipado com a almofada "GM Amigo" e o outro estava equipado com a almofada "Edfor", que um dia aqui será exibida.

Saber mais sobre:
- GM Amigo - 1140tv
- Artista Rosa Baptista - All Girlzine

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2007/01/07

UTIC - Serviço público


Aqui fica o símbolo da empresa UTIC (União de Transportadores para Importação e Comércio), bem como uma publicidade onde o mesmo se encontra, retirado da revista do ACP, número 3/4, de 1978.

O autocarro articulado que aparece na imagem é um UTIC Leyland com 17,350 m, que podia transportar 150 passageiros e que se encontrava ao serviço da Carris.

Saber mais sobre:
- UTIC - A história - Autocarros em Portugal

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2007/01/06

Bicicleta Órbita Weidmuller


Esta versão de bicicleta de montanha da empresa Órbita não é comum. Certamente foi um encomenda que empresa Weidmüller (fabricante de componentes para a tecnologia de Interfaces e ligações eléctricas) fez para oferecer aos filhos dos funcionários.

Saber mais sobre a Weidmüller:
- Site Weidmüller

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2007/01/05

Carro de rolamentos - Viana do Alentejo

Ainda há quem faça carros de rolamentos a partir de quase nada... Umas tábuas, quatro rolamentos, pregos, um parafuso e uma corda são suficientes para horas de diversão...

Quando era pequeno também tive carros de rolamentos.
Um dia vi um carro que tinha rolamentos maiores à frente. Achei estranho e perguntei ao proprietário porque tinha feito aquela opção, que a mim me parecia sem sentido...
O dono explicou-me que os rolamentos maiores ajudavam a ultrapassar buracos com facilidade. Se o rolamento da frente se enfiava num buraco, o carro parava logo e o condutor saia disparado. Assim não, depois de os rolamentos da frente passarem o buraco, os de trás (mais pequenos e estreitos) já não ficavam presos.

É claro que depois de confirmar o facto com os meus olhos, fui logo copiar a ideia...
E o carro até andava em descidas de calçada em pedra!

Saber mais:
- Corrida de carros de rolamentos - Linhasdeelvas.net
- Como fazer um carro de rolamentos - Junior.te.pt
- Modelo de carro de Constantino Botelho de Lacerda (adequar os transportes às necessidades)

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2007/01/04

Movauto


Como já devem de ter reparado, não nos limitamos a mostrar só os veículos que foram produzidos por terras de Viriato, também nos preocupamos com as várias facetas que o assunto assume.

Uma dessas facetas é a de divulgar informações sobre as instalações onde são/eram fabricados esses veículos.
Por esse motivo, apresentamos uma pequena reportagem sobre a Movauto, em Setúbal - Praias do Sado, que fabricou os jipes UMM na fase inicial do projecto da União Metalo-Mecânica.

A fábrica encerrou em 1992, o que fez com que os últimos UMM fossem montados em Vendas Novas nas instalações da Baptista Russo.

Como se pode constactar pelas imagens, a fábrica encontra-se num estado de abandono total e certamente os pavilhões estão vazios.

Como curiosidade, há grupos de entusiastas de automóveis antigos que fazem passeios que passam pela zona da fábrica, como é o caso dos Amigos dos Japoneses Antigos.

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2007/01/03

Sorefame Sentinel 1182


Já aqui tinhamos falados das locomotoras Sorefame Sentinel - Série 1150 (CP).
Desta vez apresentamos o exemplar número 1182 no seu local de trabalho, no porto de Setúbal.

Registar momentos como este é importante para as gerações vindouras perceberem os variados contextos em que estas máquinas estavam inseridas, pois muitas das vezes as mesmas são apresentadas num pedestal ou isolada do seu ambinete natural.

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2007/01/02

Famel KS 50 Sport


A Famel KS 50 Sport estava equipada com motor Zundapp.
É um modelo muito vulgar, pintada de vermelho com certos elementos a preto e com as letras a amarelo.


Saber mais:
- Modelos Famel - Motorizadas50.com

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