..

2025/09/09

Folha de Horário de Trabalho de oficina de bicicletas e de ciclomotores


Fazendo uma dissertação da treta, podemos dizer que quem gosta de antiguidades, ou que tem nostalgia pelo passado, vive num hiato permanente, amuralhado por bitolas cheias de contradições.
Para começar, não é por se gostar de antiguidades, velharias ou do passado, que tem de se ser retardado e ver o presente e o futuro com medo, e como um azar que se teve na vida. Basta dizer que o dia de hoje, amanhã já faz parte do passado... E dizer que há um passado, mais passado, que é melhor, e tão redundante como um pião que roda em pé.
Para acabar, se higiene é a riqueza dos pobres, o patriotismo é a cenoura na ponta da vara que os idiotas seguem, pois o patriotismo precisa de passado romanceado para se sustentar - e há muitos dispostos a vergar as costas para o sustentar.

Vemos muitos que defendem e idolatram verbalmente o passado, mas que pouco ou nada de concreto fazem para o conservar. Isto a propósito desta folha de papel selado, com o horário da firma Daniel Fernandes Pereira, que tinha uma Oficina de Reparação de Bicicletas e de Ciclomotores; em Palmeira -  Braga. 
Muitos dos que ficam presos ao passado, diriam "Bota essa m**** fora! Queima isso!".
Mas para além do interesse enquanto objecto ligado à história das bicicletas e dos ciclomotores fabricados em Portugal, esta folha mostra como era esse tempo... É uma folha específica, fabricada na Fábrica de Papel do Prado (feita em 1971), que quando é vista à contraluz, lê-se "Casa da Moeda" e "Valores Selados". Muito do que era burocracia no passado, tinha de ser feito nestas folhas, que eram compradas, garantindo-se assim a entrada de verbas para o estado. 

Este papel tem referência ao dia 11 de Fevereiro de 1974, poucos meses antes do 25 de Abril de 1974, que marcou um ponto de viragem em muito do que está associado a este passado, que é passado!

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário