..

2013/08/31

1.º Passeio de Motorizadas e Motas Antigas - Os Rodinhas


Já começo a perder a conta aos possíveis/hipotéticos encaixes financeiros obtidos com a venda de imagens deste blogue que são usadas em cartazes de eventos sem qualquer referência à fonte de onde são retiradas... Uma vez que não indicam a fonte, é porque têm direitos sobre a imagem... Mas que eu saiba, nada me foi comunicado sobre o assunto!
Já falei aqui do caso... Agora no cartaz do 1.º Passeio de Motorizadas e Motas Antigas - Os Rodinhas, foi usada a imagem da chapa de impressão antiga com uma Cruzador Andorinha...
O problema maior, nem é usarem as imagens... É pensarem que a situação pode passar, sem que ninguém repare...
Amanhã, quem passar ou participar no evento, por favor agradeça aos organizadores pela preferência em usar material de 1.ª qualidade nos seus cartazes.
O blogue Rodas de Viriato agradece (já que não lhe agradecem!).

Continue lendo...

2013/08/30

Orange Day na Montabike - Online Bike Store


Divulgamos a informação que nos chegou sobre o Orange Day na Montabike - Online Bike Store:

São 4 dias de promoções na loja online MontaBike!!!!

Data da promoção: 30 de Agosto a 02 Setembro de 2013

Limitado ao stock existente.

O pagamento tem de ser efectuado para garantir a reserva dos artigos. Ao encomendar, será enviado um email para confirmar o valor a pagar, já com o desconto. Após isto, poderá mandar o comprovativo de pagamento para o geral@montabike.pt.

Estes são os link’s das páginas em promoção... Após esta data, 03 de Setembro, será desactivada a promoção em vigor.

Bolsas Clássicas : 12 % - http://montabike.pt/index.php?cPath=24_25&sort=2a&page=1
Bonés Vintage: 12% - http://montabike.pt/index.php?cPath=24_76
Campaínhas Clássicas: 10% - http://montabike.pt/index.php?cPath=24_58
Cestas: 15% - http://montabike.pt/index.php?cPath=24_101
Guiadores Clássicos: 10% - http://montabike.pt/index.php?cPath=24_52
Iluminação: 12% - http://montabike.pt/index.php?cPath=24_30&sort=2a&page=1
Gama Fixie / Urban: – 15% - http://montabike.pt/index.php?cPath=65
Ferramentas: 15% - http://montabike.pt/index.php?cPath=108_75

Continue lendo...

2013/08/29

5.º Encontro de Ciclomotores Antigos Chão das Donas - Portimão


E aqui fica o cartaz do 5.º Encontro de Ciclomotores Antigos Chão das Donas, em Portimão, a realizar no dia 1 de Setembro de 2013.
O programa começa pelas 9 horas e 30 minutos.
Para mais informações, usar o número de telemóvel existente no cartaz.

Continue lendo...

2013/08/28

Camião de brincar da Nedina em plástico


No seguimento do Renault 5 da polícia, fabricado pela Jato, apresentamos mais outro brinquedo de fabrico nacional que fez a delícia de muitas crianças, especialmente das que gostavam de mexer em areia ou em terra.

É um camião em plástico com caixa basculante fabricado pela Nedina, empresa fundada em 1955 e que produziu muitos brinquedos que eram vendidos um pouco por todo o país.

Este camião é muito simples, sendo as rodas encaixadas num ferro que serve de eixo.

O chassis é moldado de forma a receber a caixa basculante, mas também de forma a simular a cabine do condutor, onde um volante de plástico branco dá um toque de realismo.

A caixa do camião é presa ao chassis com recurso a dois pregos de plástico, que neste exemplar são facilmente removidos.

As jantes das rodas, bem como o pára-choques e a grelha do camião são de plástico em cor diferente, sobressaindo no conjunto.

Saber mais sobre os plásticos Nedina:
- Site oficial da Nedina.

Continue lendo...

2013/08/27

4.ª edição do Passeio de Clássicos B.V. Malveira – Rota das Freguesias



Mais um evento que divulgamos... É a 4.ª edição do Passeio de Clássicos B.V. Malveira – Rota das Freguesias. Marcado para dia 8 de Setembro de 2013. Citando...

"Este ano vamos visitar mais uma das belas freguesias que pertence à área de intervenção dos B.V. da Malveira - Enxara do Bispo.

Contamos com a sua presença e aguardamos a inscrição para bruno-henrique-albino@hotmail.com

Mas há mais… o nosso 4.º Passeio de Clássicos BV Malveira – Rota das Freguesias, está integrado nas Festas do Barrete Preto que não se realizam na Malveira desde 1973 e tiveram em 2011 a sua 1.ª edição após este tão longo jejum festivo.

Até 1973, ano da última grande organização da FESTA DO BARRETE PRETO, a vila de Malveira acolheu esta grande festividade que incluía encontros de «bandas filarmónicas, várias largadas de touros no largo da feira e arraiais», onde não faltavam os tão tradicionais "comes e bebes" e a presença de automóveis, hoje considerados GRANDES CLÁSSICOS.

Os Bombeiros Voluntários da Malveira, integrados no espírito desta festa organizaram um cartaz que promete muita animação e diversão.

Este evento, cujas receitas revertem na totalidade para este corpo de bombeiros, irá ajudar esta corporação de bombeiros a adquirir um equipamento tão necessário no socorro que presta diariamente em 8 freguesias do concelho de Mafra - uma ambulância de socorro."

Continue lendo...

2013/08/26

Chapa Vilmar Ciclos para quadro de bicicleta (em azul escuro)


E aqui fica a versão em azul escuro das chapas para bicicletas Ciclos Vilmar, da Vila da Marmeleira.
Quem quiser comprar chapas iguais a esta, pode fazê-lo contactando André Ricardo (a quem agradecemos a oferta desta chapa) pelo e-mail andrericardo1999@gmail.com ou pelo telefone 965044223.

Continue lendo...

2013/08/25

Raiada do Caramulo - Concentração & Desfile de Bicicletas Antigas 2013


A edição de 2013 da Raiada do Caramulo - Concentração & Desfile de Bicicletas Antigas, já está marcada para o próximo dia 7 de Setembro.
Aqui fica a informação transcrita do site oficial:

Tem uma bicicleta bonita, clássica, ou simplesmente antiga e usada? Então traga-a ao Caramulo e junte-se à Raiada do Caramulo, um desfile de bicicletas pela Rampa do Caramulo abaixo com concentração e exposição em frente do Museu do Caramulo.

Inscreva-se já, enviando um email para raiada@caramulo-motorfestival.com com o seu Nome, Bicicleta e Telefone de Contacto. As inscrições são gratuitas mas limitadas.

Programa:

16h00 - Concentração em frente do Museu do Caramulo
Parque de estacionamento destinado aos participantes
Traga o seu traje antigo

17h00 - Saída para o cimo da Rampa do Caramulo
A organização responsabiliza-se a transportar as bicicletas em carrinha para o cimo da serra.
Os participantes que tiverem acompanhante e pretenderem levar as suas próprias bicicletas, poderão fazê-lo, seguindo o transporte da organização

18h00 - Descida da Rampa do Caramulo em desfile até ao Museu do Caramulo.
Exposição das bicicletas em frente do Museu do Caramulo

Continue lendo...

2013/08/24

Novidade - Moto & Restauro na cidade do Fundão


Sempre que possível vamos divulgando novos projectos e empresas que podem ser uma mais valia para o mundo dos veículos clássicos. Recentemente falámos da Montabike, hoje apresentamos a recém aberta Moto & Restauro, na cidade do Fundão (entre Covilhã e Castelo Branco).

Situa-se na Rua Conselheiro José Alves Monteiro, na Urbanização Rebordão (perto do tribunal) e resulta do gosto de José António Dias Antunes pela reparação e restauro de motorizadas e motos antigas.
Quando visitámos as instalações da Motos & Restauro, para além de motorizadas restauradas e por restaurar, também visitámos a parte de oficina, onde uma Famel XF 17 estava a começar a ser montada.

Em relação a motorizadas restauradas, o leque era variado, começando numa Famel XF 17, passando por uma Forvel Turismo, uma Mayal, uma EFS 220 m e uma SIS Sachs V5 Turismo.

Na parte de motorizadas por restaurar podíamos ver uma Famel DKW, uma SIS Sachs Lebre, uma Vanguard com motor Sachs e uma KTM (?).
O negócio também prevê a venda de peças e acessórios para motorizadas antigas, como pneus, selins, motores.... A montra de material era como se pode ver na imagem. Muitos artigos Famel e EFS.
Para contactar a Moto & Restauro, podem usar o número de telemóvel 962448182 ou o 968423967 (Moche) ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com .
Brevemente mostraremos as motorizadas individualmente.

Continue lendo...

2013/08/23

Bicicleta pasteleira Dakota roda 28


A Dakota Cycles era uma marca de bicicletas vendida por Miguel Rodrigues de Oliveira, de Sangalhos.

A bicicleta Dakota que mostramos é com roda 28, travões de alavanca e selim em couro.

Já tem algumas peças novas e conserva a pintura original.
O meu obrigado a Luís Curto pela colaboração!

Continue lendo...

2013/08/22

13.º Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo


Aqui fica o cartaz do 13.º Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo, a realizar no próximo dia 15 de Setembro de 2013.
Haverá exposição de motos antigas das 9 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas e 30 minutos. No local haverá ainda feira de peças e concurso.
O percurso terá cerca de 40 km, com algumas paragens para “reconfortar” o estômago e mostrar as máquinas de duas rodas.
Há um total de 27 prémios para entregar, pelo que as motos e motorizadas nacionais tem muitas hipóteses de marcar presença de forma muito positiva.
O programa tem início pelas 9 horas, seguindo-se o passeio pelas 11 horas. O almoço é pelas 13 horas, às 16 horas é a entrega de prémios e às 16 horas e 30 minutos é a despedida.
Para mais informações usar o seguinte contacto de telemóvel: 210809398 (a partir das 20 horas) ou o e-mail: motoclubedopinhalnovo@gmail.com .

Continue lendo...

2013/08/21

Moto Macal Dakar Rally YPVS 125 cc na serra (1/2)


Esta moto Macal Dakar YPVS é mais uma das muitas 125 cc com cunho nacional.

O exemplar das fotografias é de 1987 e foi inesperadamente encontrado na Serra da Estrela. Graças ao proprietário foi possível uma sessão de fotos num local único e adequado ao tipo de moto (obrigado Nuno!).

Como não podia deixar de ser, aproveitámos para fotografar os pormenores e detalhes desta Macal 125 cc, como o farol da CEV e o motor 125cc da Motori Minarelli - Licensed by Yamaha.

Na suspensão da frente o material era da italiana Paioli Meccanica e o sistema de travagem era feito com recuso a um travão de disco.

O plástico do guarda-lamas dianteiro tinha em relevo as palavras Fesh Fesh, nome dado a areia muito fina existente nos desertos e que torna a condução muito difícil.

A suspensão traseira...

Um pormenor do balão do escape, onde se pode ler o nome Yamaha e a referência 34x-14610.

Esta Macal Dakar Rally tinha dois escapes, uma de cada lado do farolim, o que lhe dá um ar moderno.

Continue lendo...

2013/08/20

2.º Passeio de Motos e Motorizadas Antigas da Murteira - Cadaval


O 2.º Passeio de Motos e Motorizadas Antigas da Murteira - Cadaval, está agendado para dia 8 de Setembro de 2013.
A concentração de motos e motorizadas começa pelas 8 horas e 30 minutos, junto ao largo da igreja.
Pelas 15 horas haverá uma gincana.
São vários os prémios a atribuir neste evento, pelo que devem pedir mais informações usando os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2013/08/19

Carro de brincar Renault 5 da Polícia - Plásticos Pe-Pe / Jato


Brincar com uma carro é o suficiente para entreter uma criança... Se for uma carro da polícia, tanto melhor, pois as aventuras imaginadas podem ser ainda mais!

Este carro de brincar é um Renault 5 da Polícia e foi produzido pelos plásticos Pe-Pe brinquedos / Jato L.da de Ermesinde.

Não era recomendado para crianças menores de 3 anos de idade, pois tinha peças pequenas desmontáveis, segundo a lei DL 140/90 de 30/04/90. Por esta informação, podemos dizer que este exemplar é posterior a esta data (1990).

É curioso que à conta destes brinquedos e destas leis, tive uma conversa interessante com um antigo vendedor deste tipo de artigos e que mostra bem que gostamos de ser mais papistas do que o papa!

Foi-me contado que uma vez, agentes da autoridade (não foi falado quem em concreto, mas isso também não importa, pois muitas vezes muda a farda, mas a alinha de pensamento é a mesma) apreenderam ao vendedor que referi, uma grande caixa de brinquedos.

Passados dois anos, o mesmo vendedor recebeu uma carta, onde era dito que podia ir buscar o material que lhe tida sido apreendido, sem que fosse dada qualquer explicação ou feito um pedido de desculpas.
É claro que este tipo de situações abriu a porta a brinquedos de outros países, ditando o encerramento de pequenas fábricas e, consequentemente, o desemprego de muitas pessoas.

O carácter nacional dos brinquedos também se perdeu, pois reparem que este Renault 5 usava pneus da Mabor, 225/50. Um pormenor muito bem apanhado!

A matrícula do Renault 5 da Pepe é IM-14-32, esta matrícula terá pertencido a algum veículo das forças policiais?

Continue lendo...

2013/08/18

Cartão Fausto de Carvalho de 1971


E mais um documento relacionado com as bicicletas nacionais, desta vez é um cartão da Fausto de Carvalho, L.da, também conhecidos por FC.
Pela parte da frente, podemos ver que a Fausto de Carvalho, L.da era fabricante, importadora, montadora e exportadora de bicicletas e motorizadas, com sede em Sangalhos e com filial em Santarém.

No verso do cartão está escrita uma pequena mensagem relacionada com a liquidação de fundos relacionados com facturas constantes de uma conta corrente existente.
É datado de 22 de Março de 1971.
Mais uma vez agradeço a André Ricardo ela oferta deste cartão!

Continue lendo...

2013/08/17

Jipe UMM autocaravana no 3.º Salão 4x4 de Val d'Isère em 1986


E aqui fica mais um vídeo seleccionado por nós, nesta altura em que o clima convida a sair e a procurar sítios onde não esteja mais ninguém e ai passar alguns dias...
Se para encontrar locais onde não esteja ninguém, basta evitar Comportas e outros sítios de que todos falam, para chegar a esses sítios basta tem um jipe
UMM Alter autocaravana
, que neste caso é uma célula amovível fabricada pela Henrymag Mondial.
Neste vídeo de 1986, um dos exemplares fabricados pela UMM foi levado ao 3.º Salão 4x4 de Val d'Isère, não para ser mostrado, mas sim para ser demonstrado. As acções valem por mil palavras e o locutor bem que gostou do que viu, tendo sido a cereja no topo do bolo, neste caso o último veículo a aparecer na reportagem e a fechá-la da melhor maneira!
Por volta do minuto 8, podem ouvir o locutor falar sobre o UMM autocaravana e dizer algo do tipo "O prazer está todo aqui (...) formidavelmente produzido pela UMM".
Pelo vídeo podemos ver que a caravana estava equipada com fogão, frigorífico, lavatório, mesa e duas camas, sendo que uma delas ocupa o lugar da mesa central e dos bancos laterais.
Este vídeo está na página do utilizador hmc62100, no Youtube.com.

Continue lendo...

2013/08/16

Triciclo antigo em madeira e metal para criança (1/2)


Ao longo do tempo temos feito um esforço para divulgar triciclos antigos feitos em Portugal.
Mais uma vez a informação existente não é muita, mas se a tarefa fosse fácil, não seria para nós!

O triciclo que apresentamos é em madeira, metal, com aplicações de napa e pneus em borracha maciça.

A madeira e o metal estão pintados (tal como a napa), tendo peças metálicas cromadas, mas aparentemente não será a pintura original. Seja ou não original, o tempo já se encarregou de deixar as suas marcas.

Quer pela construção, quer pelos materiais utilizados, nota-se que foi fabricado numa altura em que os parâmetros de qualidade eram outros.

Só assim uma peça destas chega aos nossos dias como se os anos não tivessem passado e, pior, como se não tivesse sido usado por uma criança (é claro que estas também eram feitas com outros parâmetros de qualidade!).

A borracha dos pneus, especialmente no da frente, é que não tem estado a resistir muito bem, mas ainda continua no sítio.

Está cheio de pormenores pra serem apreciados. Entretanto se souberem a marca do fabricante, agradecemos que deixem comentário!

Continue lendo...