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2011/03/31

Fotografia com carroça antiga (1950)


Andavam de carroça, eram felizes e bem dispostos.

Esta fotografia datada com o dia 19 de Outubro de 1950 mostra uma carroça puxada por dois cavalos, com quatro rodas, sistema de amortecimento com recurso a molas e sistema de iluminação.
Pelas árvores do fundo, parece ter siso captada no Alentejo, no Monte dos Marr(?)s.

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2011/03/30

Peças originais Motalli - Motores Alma + Jasil


Estas peças originais para veículos Motalli, mais concretamente veios de mudanças (para motores Zundapp V) estiveram à venda na VIII Automobilia Ibérica da Moita de 2011.
É curioso ver as embalagens onde estavam embaladas as peças das marcas nacionais. Normalmente são de design simples, mas eficaz em termos de identificação e de custo de produção.
Neste caso para além da referência à Motalli, duas das embalagens têm referência aos Motores Alma. No lado direito podemos ainda ver embalagens da Jasil de Braga que se dedica à produção de componentes para motos e scooters.

Saber mais sobre a Jasil:
- Site oficial Jasil.

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2011/03/29

2º Encontro Motorizadas Antigas do Chinicato - 31 de Julho de 2011


Mais um encontro de motorizadas antigas que está previsto para Julho.
Trata-se do 2.º Encontro Motorizadas Antigas do Chinicato - Lagos, no dia 31 de Julho de 2011.
É organizado pelo Grupo de Amigos do Chinicato e com o apoio dos Guerreiros do Chinicato.

Saber mais:
- Os Guerreiros do Chinicato

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2011/03/28

Motorizada Mavico - Automobilia Ibérica Moita 2011


Esta motorizada é uma Mavico e foi uma das máquinas de duas rodas que estiveram na VIII Automobilia Ibérica da Moita 2011.

Estava pintada num esquema cromático de duas cores, numa combinação feliz.

Até o selim seguia o esquema de cores. Na parte de trás era possível ver uma chapa que dizia: Mavico Lisboa.

Na suspensão traseira tinha dois amortecedores, facto que a dava um toque especial.

Tal como o farolim, que se pode ver na imagem superior.

Estava equipada com um motor Zundapp de turbina com 3 velocidades.

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2011/03/27

Tuscan - Chapa de bicicleta - Oficina João Ferreira


Não sabemos a nacionalidade desta marca de bicicletas, a Tuscan. Mas quando uma chapa para um quadro de bicicleta diz "Made in England", isso poderá querer dizer que foi fabricada ali assim perto de Sangalhos, do lado direito de quem vai pela estrada que tem uma curva...
Será que alguém pode ajudar a clarificar a questão? Por favor deixe comentário!

Quem pretender comprar uma placa destas, deverá contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

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2011/03/26

Bicicleta Sirla Hawai


As bicicletas de montanha marcaram uma época e dentro de anos serão alvo de procura, especialmente por parte daqueles que na sua juventude passaram bons momentos a pedalar numa.
São ainda as últimas bicicletas que algumas marcas nacionais produziram antes de fecharem portas, numa tentativa de acompanhar as modas e a concorrência.

Nas imagens temos uma bicicleta Sirla, modelo Hawai, com mudanças e com cesto de carga na parte da frente.
Obrigado a Mário Domingues pelo envio de mais estas fotografias.

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2011/03/25

Pála Lutador / Takim - Automobilia Ibérica Moita 2011


Na VIII Automobilia Ibérica da Moita 2011 estava à venda esta pála para motorizada, da marca Lutador Takim.
Será que a Takim era linha de acessórios para motorizada, enquanto que a Lutador era marca só de pneumáticos?

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2011/03/24

Moto Faster 125 cc - Artigo Moto Jornal


Mais uma marca a constar no blogue: a Faster, que produziu a moto com motor Sachs de 125 cc. que podemos ver na imagem.
A fotografia foi publicada numa revista Moto Jornal do ano de 1984, onde é referido que a moto sofreu evolução ao longo de 2 anos.
Esta foi uma das várias marcas que nasceram nos anos 80 e que pretendiam fazer veículos de duas rodas com motores de maior cilindrada e apostando na qualidade.
Os responsáveis pelo projecto eram Luís Gomes, Pedro Gigante, Mário Dias. Estes contaram com a ajuda de Jaime Lima, João Fonseca e António Marrocos.

Agradeço a quem tiver imagens de motos Faster, que faça o favor de as enviar para o nosso e-mail, de modo a que possamos saber mais sobre esta marca.

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2011/03/23

VIII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa 2011


Mais um evento de duas rodas, mas desta vez sem motor!
É o VIII ENBA 2011 - Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, que terá lugar na Burinhosa - Pataias, perto de Alcobaça, no dia 24 de Julho de 2011.
Uma boa oportunidade para fazer exercício, usar a bicicleta nacional que temos em casa e apreciar as paisagens.

Saber mais:
- Blogue Men in bike.

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2011/03/22

Esmaltina 2002 - VIII Automobilia Ibérica da Moita 2011


As bicicletas nacionais tipo chopper, com guiador e selim exagerado, e com rodas de tamanhos diferentes marcaram presença na VIII Automobilia Ibérica da Moita 2011.

Começamos com uma Esmaltina 2002, pintada de azul e com elementos a branco.
No guarda-lamas traseiro era possível ver um autocolante grande com a marca da bicicleta.

Este modelo tem 3 mudanças no cubo da roda traseira que são mudadas recorrendo ao comando montado na parte central do varão do quadro.

Era uma bicicleta que estava preparada para transportar mercadorias, pois tinha uma mola para prender na zona do comando das mudanças e um suporte na parte de trás, depois de terminar o guarda-lamas traseiro.

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2011/03/21

Debulhadoras Tramagal de 1,10m e 1,30 m - Panfleto


Mais um documento histórico relacionado com a Tramagal.
É relativo às debulhadoras Tramagal de 1,10 m e 1,30 m, com fagulheiro incorporado para cereais de pragana e arroz.
Este folheto é o número 76 e é datado de Abril de 1957, tendo sido impressos 500 exemplares do mesmo.
Com a publicação deste folheto podemos ver duas fotografias das debulhadoras em questão, com a respectiva pintura original a amarelo e vermelho (mesmo sendo a uma só cor, dá para perceber o esquema de cor e a colocação dos emblemas da marca).
Segundo o folheto estas máquinas estavam na vanguarda das suas similares estrangeiras, devido às suas qualidades e rendimento.
As debulhadoras das imagens estavam equipadas com rodas de ferro. As rodas com pneus eram um extra, tal como o crivo rotativo seleccionador de sementes e o transportador de palha.

No verso é possível ver a descrição genérica das debulhadoras, ao nível da construção, da estrutura, do conjunto debulhador, do conjunto sacudidor, das cirandas, do fagulheiro, das limpezas, da nora, da ventoinha, do desbarbador, do corta-palhas-esmagador, dos travões, entre outros...
As debulhadoras pesavam 5600 kg e 6500 kg respectivamente.
No final do folheto há a referência à quantidade de 800 debulhadoras Tramagal (de diversos tipos) fabricadas e vendidas.

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2011/03/20

Motorizada S04 - Automobilia Ibérica da Moita 2011 (parte 1/2)


Continuando com a publicação de material proveniente da VIII Automobilia Ibérica da Moita de 2011, mostramos detalhadamente a motorizada/moto SO4 (tem matrícula de motorizada, mas pelos vistos o motor tem 95 cc...), uma máquina de duas rodas que está no grupo dos mais bonitos e exclusivos exemplares nacionais.

Não é a primeira vez que a SO4 é exibida na Moita, tendo já participado numa das primeiras edições (terá sido em 2006?), se bem que com uma pintura ligeiramente diferente.

Aproveitámos o facto para registar os vários pormenores que o construtor desta máquina, António Mendes, pensou e concretizou.

Um facto curioso sobre este veículo, é que a transmissão é feita por veio e não por corrente, como era comum na época.

Na parte da frente existem dois faróis, sendo que um é de pequenas dimensões e está montado por cima do guarda-lamas. O farol principal é da Bosch com um vidro que tem umas pequenas abas na parte lateral.

Brevemente publicaremos mais um grupo de fotos da SO4...

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2011/03/19

VIII Automobilia Ibérica da Moita - Edição 2011


Apresentamos o primeiro grupo de fotografias relativas à VIII Automobilia Ibérica da Moita - 2011.
Mais uma vez o evento contou com muitas marcas nacionais em exposição e à venda.
Se em edições anteriores a UMM marcou presença, este ano foi uma das marcas da qual se sentiu falta (nem jipes, nem peças, nem material impresso...). A honra do convento foi salva graças às miniaturas da ModEna.
Mas por outro lado as 4 rodas nacionais estiverem representadas com o Portaro Campina de Miguel Martins, num espaço com decoração relativa à utilização que este veículo teve noutras épocas.

Mas o forte do evento são as duas rodas nacionais.
É possível encontrar variado tipo de peças, sejam novas a usadas, bem como motorizadas e bicicletas de todas as marcas, de todas as épocas e, claro está, para todas as bolsas.

Era só procurar nos dois pavilhões e no meio de veículos fabricados noutros países lá estavam as marcas nacionais.

E enquanto não mostramos mais fotos, aqui fica uma fotografia de um tricarro Famel que estava para venda, ao lado de uma motorizada Vanguard.

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2011/03/18

Camac CNB - Autocolante pequeno


Mais um autocolante dos pneus Camac da CNB, "pneus de qualidade".
Este é de pequenas dimensões e tem o fundo a branco.

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2011/03/17

Bicicleta Nova Ferme - Oficina João Ferreira


Uma bicicleta Nova Ferme, que pelo símbolo é do mesmo dono da Fermen.

É um modelo de bicicleta pasteleira para senhora, com travões de alavanca e pedaleira Ferme.

Para qualquer assunto relacionado com esta bicicleta, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

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2011/03/16

Medalha da EMEF (Charters Almeida)


Mostramos mais uma medalha, esta é da EMEF - Empresa de Manutenção de Material Ferroviário.
É igual dos dois lados. Na lateral tem um símbolo.
É da autoria de Charters Almeida.

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2011/03/15

Chapa dos Armazéns Veneza


Na sequência da outra (para bicicletas dos Armazéns Veneza), aqui fica mais uma onde se lê que os armazéns para além das bicicletas, das scooters e das motorizadas, também eram importadores.

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2011/03/14

Foto com UMM Cournil - TAG Vehicles 1980 (???)


No lote de material da TAG Vehicles Limited de onde retirámos o precário que já aqui mostrámos, vinha esta fotografia com dois jipes UMM Cournil.
Um é a versão pick-up, o outro é a versão capota rígida, que não tem vidros lateralmente (furgão?...).
Em segundo plano, por trás dos jipes, podemos ver o que parecem ser balizas num terreno relvado. Tendo em conta a extensão do mesmo, será que esta foto foi feita em solo britânico?

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2011/03/13

2º Passeio Turístico de Motorizadas Clássicas - Santo Tirso


E continuamos com a divulgação de eventos relacionados com veículos nacionais.
No próximo dia 25 de Abril, terá lugar o 2º Passeio Turístico de Motorizadas Clássicas, em Santo Tirso. Não é exclusivo para motorizadas nacionais, mas uma V5 é que deu o corpo ao manifesto para o cartaz.
É organizado pela Clássicos - Associação de Amigos de Sanguinhedo.

Na imagem anterior podem ficar a conhecer o programa do evento, ou então consultar o blogue da associação, ver:
- Blogue da Clássicos - Associação de Amigos de Sanguinhedo.

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2011/03/12

Famel 77 junto à Derbimoto (Setúbal)


Mais duas fotos de uma motorizada que ainda circula em Setúbal, trata-se de uma Famel 77 com um suporte para mercadorias especial extra-longo em madeira.

Foi fotografada à porta da Derbimoto em Setúbal por Mário Domingues (obrigado!).

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2011/03/11

I Passeio Motos e Motorizadas Antigas - Terrugem (Elvas)


Mais um evento que se aproxima, trata-se do I Passeio Motos e Motorizadas Antigas, em Terrugem (Elvas), e terá lugar dia 29 de Maio.
Para mais informações, usar os contactos de telefone existentes no cartaz, ou consultar o blogue Moto peças nacionais.

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2011/03/10

Autocarro da Oliveiras - Publicidade de 1952


Nesta publicidade aparece um autocarro antigo com matrícula FL(?)-16-02, da empresa Oliveiras de Águeda, pertencente à Joaquim Francisco de Oliveira, Limitada.
Desconhecemos a marca do carroçador, mas o mais provável é que seja nacional, pelo que agradecemos ao entendidos que deixem comentário relacionado com a questão.
A sede era em Águeda, mas os escritórios eram em Coimbra e havia filiais em Vila Real, Porto, S. João da Madeira e em Viseu.
Como se pode ver pelo mapa, a empresa actuava na zona centro do país desde Leiria até Vila Real, passando por Viseu, Aveiro e pelo Porto.

Clicando aqui, podem ver um bilhete da empresa (onde é referido "preços sem competência") e aqui podem saber um pouco da história da família do Sr. Joaquim Francisco de Oliveira.
A publicidade foi retirada de uma lista telefónica dos CTT da zona centro, de 1952. Agradeço a Carlos Martins/Old Moped pelo envio da mesma (muito obrigado!).

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