2007/06/30

Caravanas PYC


As caravanas PYC ainda são um enigma para mim, sei que em 1975 eram vendidas pela Luarcampo e em 1983 eram vendidas pela Benjamim Barral.
Alguém tem informações sobre estas caravanas?

Saber mais:
- Blog Autocaravanas PYC - Portugal
- Caravana PYC para venda - Anunciosgratis.pt

Continue lendo...

2007/06/29

Minitara - um buggy nacional


Agora que o Sol de Verão começa a fazer-se sentir, deixamos uma imagem de um buggy Minitara (descapotável).
É um irmão do Jiptara produzido pela Marques Pereira & Teles na década de 70 do século passado.
Os buggies são um tipo de automóvel enigmáticos, são conservados e estimados (pois são um descapotável e um todo-o-terreno barato), mas são menosprezados por se considerar que são uma alteração de um carro do dia-a-dia (normalmente Volkswagen carocha).

Saber mais:
- Planetabuggy.com.br
- Buggies portugueses - Planetabuggy.com.br

Continue lendo...

2007/06/28

Panfleto SIS Sachs Lotus


Este era um panfleto promocional da SIS Sachs Lotus.
tem um formato próximo do A5 e é impresso na frente e no verso.

A publicidade destaca o "motor refrigerado a água, jantes integrais, suspensãp hidráulica "Betor", "carenage" desportiva, linha aerodinámica... e a garantia SIS-Sachs".
O pafleto foi executado pela Poligráfica - Porto - Lisboa e foram reproduzidos 5000 exemplares, em Fevereiro de 1981.

Continue lendo...

2007/06/27

Bicicletas Vilar - Polícia


Não é uma imagem frequente, mas a PSP tem bicicletas Vilar para realizar patrulhas (equipas velocipédicas).
São um meio discreto e descontraido de fazer rondas e uma boa maneira de aligeirar o ar pesado/agressivo que as forças políciais normalmente têm.

Saber mais:
- Agentes da PSP aperfeiçoam forma física ao vigiarem de bicicleta - Jornal Oesteonline.pt

Continue lendo...

2007/06/26

EMEF - Vagão plataforma - Série Rgs

Continue lendo...

2007/06/25

Famel Foguetão - modelo especial


Também esta Famel Foguetão, modelo especial, esteve para venda na IV Automobilia Ibérica da Moita em 2007.

O motor tem a curiosidade de ser da marca Zweirad Union, marca que desapareceu na década de 60 do século passado.


Saber mais:
- Fotografia de Famel Foguetão mod. especial - Motorizadas50.com

Continue lendo...

2007/06/24

Encontro dos 30 Anos da UMM


Pois é! O jipe UMM está quase a ficar trintão.
É agora que as mulheres vão começar a olhar para ele com outros olhos...

Para quem se quiser juntar à festa, aqui ficam algumas iniciativas:
- Fórum UMM - Forumm.forumco.com

Continue lendo...

2007/06/23

Campimar: Mira 2000


Mais uma imagem de época do atrelado-tenda Campimar Mira 2000. Com 2 metros de comprimento, 4,60 metros de largura, 250 kg de peso, 4/8 lugares e com o preço de 66 000$00. A Campimar tinha sede em Cantanhede. Em Lisboa era vendida pela Henrique & Castro e pela Luarcampo.

Continue lendo...

2007/06/22

Mini Moke reapareceu (em Portugal)


Artigo retirado da revista do ACP de 1983 (n.º 9/10, ano III) relativo ao Mini Moke.
Quem conhece bem a costa nacional, sabe que esta imagem foi realizada no Portinho da Arrábida, tendo ao fundo a Serra da Arrábida, o Rio Sado e o empreendimento turístico de Tróia.
Como se pode ler na notícia, "trata-se de um Mini 1000" que era produzido em duas versões diferentes: a Standard e a Californian.
As diferenças em relação ao antecessor, estavam nas jantes de 13 polegadas e nos acabamentos mais cuidados.

Continue lendo...

2007/06/21

Arado desconhecido


Nem sempre podemos chegar junto do que fotografamos...
Por esse motivo lanço o desafio a quem for capaz de o resolver: De que marca é este arado?

Continue lendo...

2007/06/20

Automotora ME original e Espaço Museológico de Macinhata do Vouga

Uma das coisas que me tem surpreendido ao fazer este blog, é o nível de participação/colaboração dos seus visitantes e daqueles a quem tenho pedido ajuda na realização do mesmo. Assim há mais informações disponíveis na Internet sobre as "rodas" nacionais e tenho um estímulo para continuar o trabalho.

Graças a Caldas Duque, descendente do Eng. Inácio Melo Duque (um dos elementos ligados à construção das automotoras), divulgamos hoje uma fotografia de uma das Automotora ME, quando ainda pertenciam aos Caminhos de Ferro do Vale do Vouga.
A automotora aparece fotografada de lado, na placa giratória existente em Sernada do Vouga (ver fotografias da rotação da automotora aqui e aqui) .
Na imagem podemos ver de forma clara a disposição dos rodados, a apresentação original das automotoras e as portas das bagageiras exteriores, situadas na parte inferior.

E é graças a Carlos Rebelo, leitor do blog que simpaticamente nos enviou as fotografias que se seguem, do Espaço Museológico de Macinhata do Vouga, que apresentamos um pormenor da parte dianteira da automotora ME 51 (note-se que as automotoras na sua versão original não tinham o símbolo da CP, nem o batente dianteiro com forma esférica e estavam equipadas com um farol no centro da grelha).

E também umas fotografias do material em exposição (segundo o site da CP):
Locomotiva E 97, locomotiva CN 7, locomotiva VV 22, locomotiva N 2, locomotiva CN 16, locomotiva VV 13, automotora ME 51-53, carruagem Cyfv 252, salão pagador SE 401, vagão 5398100, ambulância postal APeyf 23, furgão DFfv 255, locomotiva vapor PPF 16, vagão de bordas baixas 539802, dresine de inspecção fechada DIE 3, quadriciclo motorizado e uma vagoneta (zorra) . Na imagem anterior é possível observar a ME 51, do lado direito e a ME 53, ao fundo do lado esquerdo.

Imagens como estas, abrem o apetite para uma visita ao espaço museológico!

Continue lendo...

2007/06/19

Casa Alvega


As motorizadas "Casa Alvega", de Vila Nova de Ourém, são certamente, de mais uma oficina que vendia motorizadas de outras marcas com o seu nome.

Quem tiver mais informações sobre esta marca, por favor envie e-mail.

Continue lendo...

I Grande Prémio de Carrinhos de Rolamento de Cabeceiras de Basto


I Grande Prémio de Carrinhos de Rolamentos, vai decorrer em Cabeceiras de Basto, no próximo dia 23 de Junho, integrado na Festa do "Valor Humano ... Oportunidades Inivadoras".

Inscrições na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e Emunibasto.

Façam o vosso carrinho de rolamentos e participem!

(informação recebida via e-mail)

Continue lendo...

2007/06/18

Edfor na revista Auto Clássico


A revista Auto Clássico é um dos locais onde podemos encontrar informações relativas aos automóveis de fabricação portuguesa.


Essa informação está em artigos escritos por José Barros Rodrigues, um dos divulgadores das máquinas nacionais em várias revistas/jornais.


Esta é a revista n.º 5 de Maio de 1992. As páginas com informação sobre o desportivo nortenho, são as que publicamos.

O artigo está repleto de dados concretos e de imagens, que ajudam a conhecer este belo projecto que não teve continuidade.

A revista em questão, é um número repetido, quem quiser fazer uma troca de material, queira enviar-me um e-mail!

Quem não quiser, ou não puder, pode carregar nas imagens e conhecer o que nelas está impresso.

Continue lendo...

2007/06/17

Salvador Caetano Delta II


Um autocarro Salvador Caetano Delta II, usado para transporte militar, equipado com ABS.

As imagens foram recolhidas nas comemorações do 10 de Junho.

Pormenores dos símbolos.


Saber mais:
- Body Type Salvador Caetano - Busesofportugal - Rides.webshots.com

Continue lendo...

2007/06/16

Caravana Flecha


Uma fotografia da época, provavelmente do modelo Sioux, ou do modelo Comanche ou ainda do modelo Familiar.
Alguém pode confirmar o modelo?

Continue lendo...

2007/06/15

Motalli City Car


Um Motalli City Car com 4 rodas.
Note-se que este modelo tem uma porta de abrir na traseira, para colocação de bagagens na parte posterior do compartimento do passegeiro (lotação: dois lugares).

Continue lendo...

2007/06/14

Clube UMM


Hoje apresentamos o site que o Clube UMM tem na Internet e que é dedicado a todos os amantes do Todo Terreno.
Este Clube tem como principais objectivos:

"a) Promover relações de convívio entre os seus associados, através de reuniões ou manifestações de carácter social, cultural, artístico, recreativo, técnico e desportivos.
b) Prestar assistência na conservação e restauro, e fornecer informação técnica a todos os associados, proprietários de veículos UMM e seus derivados.
c) Defender os interesses dos associados, procurando conseguir para eles todas as vantagens e regalias possíveis.
d) Colaborar com associações congéneres, nacionais e internacionais.
e) Promover uma publicação trimestral, denominada UMM Jornal, distribuída gratuitamente por todos os associados."

Saber mais:
- Clube UMM - Site oficial

Continue lendo...

2007/06/13

Metalsines - Vagão transporte contentores - Série Sggmrss


Mais uma vez apresentamos material ferroviário de transporte de mercadorias que estava parqueado junto ao Rio Tejo, perto da Cordoaria Nacional.

São os vagões de transporte de contentores da série Sggmrss, fabricados pela Metalsines em 1993.

Alguns pormenores dos vagões relacionados com a ancoragem dos contentores...

... E de regras de segurança: Proíbido acompanhar (entre) os vagões em andamento.

Os batentes e o pormenor do degrau para acesso à parte superior do vagão.

E para terminar, uma vista lateral dos vagões.

Saber mais:
Vagão Sggmrss - Comboios.org

Continue lendo...

2007/06/12

Casal K 182 S


Um motorizada Casal K182 S em tons de azul com depósito cromado.

Continue lendo...

2007/06/11

Mavico - 100 esferas mudanças


Um pacote de peças da Mavico com 100 esferas para mudanças, para motor Zundapp/Casal, da marca SKF com diâmetro de 7 mm.

Saber mais:
- Mavico - Site oficial
- Mavico - Site Motorizadas50.com

Continue lendo...

2007/06/10

10 de Junho - Rodas nacionais no "deserto"


As comemorações do 10 de Junho de 2007 foram em Setúbal, cidade que em menos de uma semana mudou de aspecto: espaços à beira da estrada foram ajardinados à pressa, noutros as plantas foram roçadas, o muro junto dos semáforos do cruzamento Jumbo-Palmela- Setúbal foi reconstruído (é só mais uma semana e algum condutor trata de o deitar ao chão...) e pintado, as letras em bucho "Setúbal saúda-vos" junto à estação dos comboios foram reconstruídas, etc, etc... Tudo à pressa (trabalhando no feriado do 7 de Junho) e ficando a sensação que quem vive nesta cidade não merece tais melhorias, mas sim quem cá vem quando sai do poleiro.

Como devem ter percebido este post tem o título 10 de Junho - Rodas nacionais no "deserto". É uma referência directa as palavras de um ministro, que não foram ditas num local privado e íntimo, que se referiu à zona de Setúbal e do Alentejo como sendo um deserto onde nada havia. Curiosamente esse ministro veio ao "deserto" e não teve coragem de dizer, aqui e neste dia, que se demitia - era o melhor que fazia pelo país.

Depois da tacada política, tomemos de novo o tema deste blog: as rodas nacionais.
O posicionamento que consegui durante a parada militar não foi a melhor, no entanto ficaram registadas várias imagens (e vídeos, mas esses vão ter de esperar!) sobre as máquinas nacionais que integraram a cerimónia.

No desfile propriamente dito participaram os jipes 4x4 UMM Alter, as viaturas blindadas Chaimite da Bravia/VM.

Nos arredores estavam vários autocarros (e alguns mini-autocarros) Alfredo Caetano, Marcopolo e Salvador Caetano - estes para transporte de tropas.

Junto da "rotunda dos golfinhos", estava em exposição material dos diferentes ramos das forças armadas e neles mais uma vez estava a UMM e a Chaimite.

Para finalizar gostava de dar uma ideia (criticamos mas também damos sugestões!):
- Porque não juntar um grupo de veículos de fabrico nacional (faltaram as Berliet Tramagal, os Jiptara; a UMM e as Chaimite não apareceram nas várias versões, bem como os autocarros antigos usados para deslocação de tropas) e organizar uma exposição dos mesmos ou então esse grupo abrir a parada militar?

Continue lendo...