..

2026/01/09

Autocolantes horizontais Macal fundo preto


Na secção de autocolantes antigos de motorizadas da marca Macal, também constam estes que vemos na imagens, com forma rectangular, na horizontal.

Estão impressos a cinzento sobre material autocolante de cor preta.

No verso podemos ver a marca do papel autocolante que foi usado para os fabricar.

Continue lendo...

2026/01/07

Bicicleta Órbita modelo 12 Articulada - Catálogo Bicicletas Órbita capa azul


Mais outro modelo das bicicletas Órbita que consta no catálogo das Bicicletas Órbita com capa azul que temos divulgado de forma regular, tendo a referência 01.00.00 no referido catálogo.
E desta vez é um modelo para crianças.

Esta Órbita modelo 12 Articulada, como se percebe pelo nome, tinha rodas 12, com pneus 12 x 1 3/8.
Por ser um modelo de pequenas dimensões, só tinha um travão de cabo e tinha pedais com reflector. No quadro tinha um autocolante que diz "Mini Mini".
Os guarda-lamas eram em alumínio, o guarda-corrente era pintado de branco, o selim era forrado a napa branca e tinha campainha Rim-rim.

Continue lendo...

2026/01/05

Protótipo jipe Portaro GVM ao pormenor (2/6)


E depois de mostrarmos o primeiro conjunto de fotos com o protótipo jipe Portaro GVM ao pormenor, continuamos a divulgação desta viatura histórica que podia ter feito com que os jipes Portaro ainda hoje fossem fabricados.

O fabrico de artigos industrialmente está sempre dependente da relação entre investimento e as perspectivas de retorno do investimento feito, pelo que é normal que se mantenham as coisas simples, para não inviabilizar o projecto à conta de gastos excessivos.

Nos automóveis, um dos elementos que serve de barómetro para esta relação é o painel de comandos, ou se preferirem, o tablier, que no caso do Portaro GVM é simples e puramente funcional.

Hoje damos especial destaque à parte exterior deste jipe Portaro, que tinha capota em lona, com janelas em plástico transparente. Esta solução também foi usada na parte superior das portas da frente, onde seria de esperar a utilização de vidro. 

Mas certamente que esta opção seria facilmente resolvida, pois a porta quase que é um rectângulo, onde facilmente se acomodaria um vidro quando recolhido, para a janela  fica aberta. Como vemos na imagem anterior, a porta também tem espessura para acomodar o elevador do vidro e os respectivos componentes.

Sendo um sobrevivente, e como referido na publicação anterior, há elementos que se degradaram com a passagem do tempo e com a acção dos elementos, como aconteceu com a janela traseira e com os "vidros" em plástico de um dos  lados.

Neste protótipo também encontrámos várias dobradiças colocadas na parte exterior da viatura e com os parafusos expostos (situação que poderia trazer problemas em termos de segurança) que seria resolvida com facilidade, caso este Portaro tivesse passado à produção em série.

A capota era feita em lona de cor branca, pelo que fica a questão que surgiu entretanto, ao ver a foto deste Portaro GVM em versão militar: esta é uma segunda capota, ou o Portaro militar da foto era o segundo protótipo que foi todo desmontado?

Vamos ver o que o futuro nos reserva e se conseguimos descobrir a resposta para esta questão!

Continue lendo...

2026/01/03

Autocolantes Macal M 86 - Depósito


No meio dos lotes que vamos adquirindo há sempre algum material que vem repetido, e quando falamos em material impresso ou em peças sobressalente, mais fácil é de isso acontecer. 

Nas imagens vemos autocolantes para depósito de motorizada Macal M 86, impressos em cor azul e cinzenta, sobre plástico transparente.

Continue lendo...

2026/01/01

Catálogo EFS 1978 - 301 m


Nada como começar o ano de 2026 com uma publicação sobre a motorizada EFS 301 m, pois numa época em que as pessoas capricham no que vestem, no que comem, no que bebem e onde andam, nada com um pouco da boa realidade rotineira, mostrando uma motorizada clássica de trabalho.
E com esta publicação de começo de ano novo, terminamos a apresentação do catálogo EFS (de 1978?...) que fomos divulgando faseadamente.

No verso temos as características técnicas do motor, da montagem e da instalação eléctrica.
O motor que equipava este modelo EFS 301m era da Zundapp, com 4 velocidades e arrefecimento a ar por turbina.
O depósito de combustível tinha capacidade para 12 litros e o conjunto todo pesava 80 kg.

Continue lendo...