2022/04/25

Blindado Chaimite em Moura (1/3)


É 25 de Abril e não deixamos de assinalar a data que marcou o rumo da história de Portugal e, sendo o Rodas de Viriato um blogue que divulga os veículos fabricados em Portugal, aproveitamos para mostrar mais algumas fotografias de um blindado Chaimite.

Os blindados Chaimite tiveram um papel activo na Revolução dos Cravos e na Guerra Colonial, sendo uma resposta da indústria portuguesa à falta de material militar que pudesse ser usado em operações militares em África. Por esse motivo fazem parte do imaginário nacional.

Este exemplar está em exposição em Moura, no Alentejo, sendo um dos vários que podem ser vistos de Norte a Sul do país.
Para quem não nos visita com regularidade, já aqui mostrámos os seguintes:
- O blindado Chaimite V 200 de Aljubarrota;
- O blindado Chaimite V200 de Vila Real.

Neste blindado Chaimite é possível ter acesso ao compartimento do motor do guincho, situado na frente, pelo que tirámos uma fotografia que mostra como é. 
A ponta do cabo metálico é usada para segurar a roda suplente, que se vê na frente destes carros militares.

Como o blindado está em exposição permanente, optou-se por o colocar assente em cima de suportes metálicos na zona dos eixos. Assim os pneus não estão sujeitos a esvaziar e a fazer com que o blindado Chaimite fique de lado.

Terminamos com um pormenor da zona da cava da roda, onde podemos ver o vários elementos mecânicos da suspensão, bem como a solda das diferentes chapas que garantiam a blindagem desta viatura.
25 de Abril, Sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário