..

2008/06/09

Electra ou Gesta P4


Mais uma imagem de um projecto pouco (ou nada) conhecido entre nós - O Electra ou Gesta P4, datado de 1996.
Quando este projecto começou, a Expo 98 de Lisboa estava na mira de muitas pessoas e entidades/empresas, pois era uma boa oportunidade de dar visibilidade internacional ao que de melhor se fazia ao nível tecnológico, cultural e científico em Portugal. Ao contrário de projectos mais recentes, que só trazem resultados temporários e nos quais todo um povo deposita as suas esperanças (e os impostos...) e cujo cerne é um sólido geométrico sem arestas, vértices ou lados...

Começou por ser um projecto que reunia várias entidades e cujo objectivo era a criação de um veículo inovador. O consórcio era formado pela EDP, pela Efacec, pelos CTT, pela Iberomoldes, por uma universidade e a Proto Design de José Oliveira. Entidades que, digo eu, estariam directamente relacionadas com a concepção/fabrico do veículo (Efacec, Iberomoldes), bem como na sua utilização depois de contruído (EDP e CTT).

Após várias reuniões e com o passar dos tempos o projecto foi abandonado. No entanto, os esboços realizados ganharam forma e volume. A imagem apresentada é prova disso - ainda que a ideia inicial esteja adulterada.

Uma oportunidade perdida de se ter feito algo pelo país (e pelo mundo, afinal todos vivemos num sólido geométrico sem arestas, vértices ou lados...!

Saber mais:
- Conjunto de imagens do Gesta P4 - Protodesign.biz

1 comentário

Ko & theonetoo disse...

E não há maneira de governar o sólido, infelizmente...

Enviar um comentário