..

2007/07/04

Aniversário UMM - 30 anos

Para comemorar os 30 anos da constituição formal da UMM, o blog Rodas de Viriato apresenta (em exclusivo) mais uma pérola, desta vez vinda do Atlântico... O ritmo das mornas e das coladeras está no ar!

Quem visita a ilha de S. Vicente e vai à cidade do Mindelo, pode cruzar-se com veículos militares UMM (das forças armadas), mais concretamente com UMM Alter curto e UMM Alter Longo CD.

A história que vou contar é curiosa. Estes UMM passavam por mim com alguma regularidade, mas nem sempre tinha a máquina fotográfica à mão e também não estava no melhor ângulo e ocasião para disparar a máquina.

Afinal estava noutro país e estaria a fotografar veículos militares, o que podia representar alguns riscos para a minha integridade física.

Um dia estava com a máquina por perto, quando reparo que vêm na minha direcção dois UMM (modelos difrentes) das forças armadas de Cabo Verde.

Começei a disparar com a máquina fotográfica e a apreciar o momento. Quando dou conta de que algo de estranho se estava a passar!

Era o UMM Alter Longo CD que estava avariado e o UMM Alter curto estava a rebocá-lo com uma simples corda grossa.

Para terminar resta dizer que o UMM Alter curto não tinha o vidro na porta traseira e o UMM Alter Longo CD tinha dois pneus suplentes: um no sítio comum (por baixo da caixa de madeira para transporte de mercadorias) e outro na caixa de madeira, verticalmente junto da cabine dos passageiros.

Saber mais:
- Site oficial Presidência de Cabo Verde
- Site oficial Governo de Cabo Verde

1 comentário

Anónimo disse...

sou Osvaldo Fonseca, da Ilha de S. Nicolau - Cabo Verde. Tambem sempre fui fascinado pelo UMM - Vivi 10 anos em Mindelo e acompanhei de perto os vários modelos de UMM da FARP em SV. Vim para S. Nicolau e em 2006 restaurei um Cournil 1981, o pai do UMM.
Gostei do site. continuem

Osvaldo Fonseca

Enviar um comentário