..

2007/03/04

Camião Leopardo


Graças à preciosa colaboração de José Miragaia Tomás, apresentamos os camiões Leopardo fabricados pela Bravia (que tambem fabricou as Chaimites) no Porto Alto.
Do camião apresentado anteriormente, só se conhece o protótipo.

(as especificações do camião 6x6)

No entanto, algumas companhias de bombeiros receberam camiões desta marca, mas estes não têm nada a ver com a frente apresentada na primeira imagem.

Anteriormente, a placa identificativa existente na grelha dianteira do Leopardo dos Bombeiros de Aguda, onde ainda é possível ler "fabricação portuguesa".

Placa existente no mesmo veículo relativa ao fabricante "VM Veículos Motorizados, SARL" - Porto Alto. Fabricaram ainda dumpers, atrelados, básculas e carrocarias.

Para terminar aqui ficam duas fotografias do Leopardo em diferentes momentos.

Brevemente mostraremos mais fotografias destes camiões que estão a desaparecer das corporações de bombeiros essencialmente por falta de peças sobressalentes.

3 Comentários

Carlos Sousa disse...

Boas,

este veiculo veio para os bombeiros da Aguda com a missão de intervir no socorro marítimo transportando kilos e kilos de corda para fixar navios encalhados e no atrelado que se pode ver na foto tinha ( Agora esta no Quartel) um gerador trifásico de grande potencia para gerar iluminação nos teatros de operações e como se trata de um veiculo como acima refere 6x6 a área não era obestaculo para ele tenhoo acrescentar que infelizmente o ultimo serviço efectuado por ele como total operacionalidade foi o apoio com cordas e iluminação no triste acidente de entre-os-rios da que do autocarro e carros ao rio.

Nuno Silva disse...

o estado em que se encontra o leopardo dos BV Aguda e no minimo triste esta a apodrecer já há varios meses e chegou ao ponto ao ponto de sucata abandonada com a as portas a cair e abandonado num terreno onde agora estao a fazer obras e o leopardo o excelente porta cabos que tinhamos (sim ja fui bombeiro na Aguda) é um destroço no meio de um estaleiro de obras. Dá pena...

Anónimo disse...

onde anda o famoso leopardo dos bv de alcaçer que tanto se gabavão na valia nada ao pè da iveco psm02 ou da GMC psl01 de sines no fogo da serra de são luis no cercal do alentejo deu o berro um abraço ao alhinho ja agora sem esqueçer o "ajudante rambo"

Enviar um comentário