..

2006/11/20

Jiptara - o jipe da Tara


O Jiptara foi um modelo da marca Tara, fabricada pela firma Marques Pereira & Teles a partir de uma base mecânica Volkswagen.
Se fizerem uma pesquisa pelo principais motores de busca da net, constatarão que não aparece qualquer referência a este carro, aliás, não aparece qualquer referência ao que quer que seja com este nome! Coisa que nunca tinha visto! Situação que este blog vai mudar, a sua existência é para isso mesmo - manter a memória viva!
A imagem apresentada foi retirada da revista do ACP, número 5/6 do ano de 1975 - meses de Maio/Junho e no artigo é referido que esta marca poderia ser "o caminho para a construção de um automóvel português, totalmente fabricado no país".
Na mesma revista é referido que foram produzidas 100 unidades para o exército português (onde estão elas?)... E é ainda referido que constava que já tinham sido feitos contactos com a fábrica Casal, no sentido de esta construir um motor 100% nacional para equipar futuros modelos.
Este modelo estava equipado com uma capota de lona e existia a versão normal e a versão pick up - podia assim transportar passageiros e carga.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário