..

2025/10/25

Protótipo jipe Portaro GVM ao pormenor (1/6)


[19.º aniversário Rodas de Viriato]
Numa data especial não podíamos deixar de apresentar algo de importante, como o protótipo do jipe Portaro GVM que esteve em exposição no Salão Motorclássico 2025, em Lisboa.

Este esteve em exposição no evento a propósito da comemoração dos 50 anos da marca Portaro, tendo também sido possível ver, ouvir e dialogar com Hipólito Pires (na 1.ª foto, junto do protótipo), que foi responsável pela marca e por muitos outros projectos que marcaram a indústria nacional de automóveis. 

E assim tivemos a oportunidade de fotografar detalhadamente este exemplar do jipe Portaro GVM (o único sobrevivente), para aqui o podermos apresentar todos os pormenores (se fosse nos anos 80, certamente que seríamos acusados de fazer espionagem industrial!).

Nas imagens anteriores podemos ver a parte do interior do habitáculo, havendo na frente dois bancos (um para o condutor + dois para os passageiros).

Podia ainda transportar passageiros na parte de trás, em dois bancos corridos, colocados lateralmente, por cima da cava das rodas de traseiras.

Pela oxidação do metal (como podemos ver na imagem anterior) e pelo desgaste no plástico transparente da capota em lona, este protótipo terá estado estacionado durante muito tempo no mesmo sítio e perto de uma zona pouco protegida dos elementos naturais.

Este modelo dos jipes Portaro foi inteiramente desenvolvido em Portugal e por técnicos portugueses, que trabalhavam na fábrica dos Portaro, ficando pronto do ano de 1983.

Na frente já tinha molas helicoidais na suspensão, como se pode ver numa das imagens anteriores. 

Terminamos esta apresentação com duas fotografias onde se vê o tampão do depósito de combustível, bem como o próprio depósito, colocado na parte traseira do jipe.

seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário