2016/07/31

5.º Passeio de Ciclomotores e Clássicas de Ourique


O 5.º Passeio de Ciclomotores e Clássicas de Ourique está marcado para dia 15 de Agosto de 2016, uma 2.ª-feira.
O evento tem uma gincana de motorizadas às 15 horas.
Para mais informações, contactar o Grupo Motard Rafeiros Alentejanos usando os números de telefone existentes no cartaz.

Continue lendo...

2016/07/30

Decalque antigo das bicicletas George


Dar um toque de estrangeiro a um produto nacional é o suficiente para que muitos consumidores coloquem de lado preconceitos sem sentido e acabem por comprar um produto com o qual vão ficar satisfeitos, ainda que na ilusão de que têm uma coisa, tendo na verdade outra.

Dizemos isto a propósito deste decalque antigo que era usado em bicicletas pasteleiras de marca George. Não temos a certeza de de seja uma marca nacional, mas aqui deixamos as fotos que podem dar pistas para que se esclareça o assunto. Quem souber algo mais, deixe comentário por favor!

Continue lendo...

2016/07/29

Alfinete de lapela da Movauto - Montagem de Veículos Automóveis, Lda


O emblema deste alfinete de lapela é conhecido por quem procura saber um pouco mais sobre os automóveis feitos em Portugal.
Trata-se do emblema da Movauto - Montagem de Veículos Automóveis, Lda.

Esta empresa fez a montagem de automóveis e jipes de várias marcas, por exemplo dos UMM e também dos Portaro (por volta do ano de 1977 - a seu tempo apresentaremos uma prova do que dizemos).

O alfinete tem um banho dourado, tendo o emblema da Movauto rodeado de esmalte azul escuro.

Continue lendo...

2016/07/28

Autocarro Alfredo Caetano Fenix II - Joaquim Martins da Fonseca, Lda


Este autocarro pertence à empresa Joaquim Martins da Fonseca, Lda, situada na Ponte das três Entradas.

É um autocarro de marca Alfredo Caetano, modelo Fenix II com chassis de marca DAF.

Pela matrícula podemos ver que foi registado em Junho de 1999.

Quando foi fotografado estava estacionado perto da gare da Auto Transportes do Fundão.

Aproveitámos para registar alguns pormenores sempre úteis para ver como é que foi construído o autocarro e para quem quiser aventurar-se na realização de uma miniatura.

O nome do modelo Fenix II está situado no final da lateral do autocarro.

Na frente temos o emblema da Alfredo Caetano e da DAF.

O autocarro estava pintado de cor cinzenta, tendo efeitos gráficos em azul escuro, em azul e em amarelo.

Na frente e na traseira tinha o logótipo da JMF - Joaquim Martins da Fonseca, Lda.

Continue lendo...

2016/07/27

Prova de ciclismo com publicidade Macal e Órbita


A 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta já está na estrada e no Rodas de Viriato aproveitamos para trazer à luz do dia algumas fotografias antigas que temos de uma prova de ciclismo realizada no nosso país por volta de 1980.

Não somos especialistas nesta área, pelo que agradecemos a quem puder deixar comentários sobre os ciclistas, sobre os intervenientes ou sobre a prova.

Na imagem anterior podemos ver um ciclista com uma bicicleta de marca Coelima (nome resultante da junção de Coelho e Lima - Empresa ligada aos têxteis que teve uma equipa de ciclismo que marcou o ciclismo em Portugal) e com uma camisola com publicidade à Sucol.

Já na imagem anterior parece que a bicicleta de corrida é de marca Rodaplana ou Masil (tudo depende do ano em que a foto foi captada).

Na imagem anterior podemos ver o mesmo ciclista, mas já em competição. O público não faltava.

Os ciclista arrancavam para uma prova de velocidade, pois saiam um a um, de um palanque que tinha um toldo com publicidade à marca Macal.

Em último plano nas fotografias vê-se uma lona com publicidade às bicicletas Órbita. Muito provavelmente é a lona de um atrelado de camião que servia de apoio à marca.

Na imagem anterior podemos ver alguns autocolantes colocados no vidro do automóvel do "presidente" da prova, o que poderá ajudar na identificação da mesma.

Terminamos com uma imagem onde se vêem as várias fotografias que apresentamos individualmente.

Continue lendo...

2016/07/26

Passeio num Salvador Caetano Volvo B58 - Clube Viação Clássica


O tempo vai passando e há projectos que se consolidam e dão frutos.
Falamos do Clube Viação Clássica que ainda há uns tempos estava a pintar um autocarro Salvador Caetano Volvo B58 e que entretanto ficou pronto.
Agora vai ser usado num passeio para quem gosta de autocarros antigos, que decorrerá entre Porto e Guimarães, com regresso novamente ao Porto.
É no dia 13 de Agosto de 2016 que o antigo autocarro número 640 vai até à cidade de Guimarães e às modernas instalações da Arriva Portugal, localizadas em Pinheiro.
As inscrições no evento deverão ser efectuadas através de mensagem para o Facebook do clube, ou via e-mail para o endereço info@clube-viacao-classica.pt
Participem e ajudem este clube a desenvolver as suas actividades!

Continue lendo...

2016/07/25

Bicicleta UCAL Yé-Yé Cycles - 7.º Passeio Pasteleiras Pinhal Novo


Esta bicicleta UCAL modelo Yé-Yé Cycles foi mais uma das bicicletas de fabrico nacional que esteve presente no 7.º Passeio de Pasteleiras de Pinhal Novo (2016).

Encontrava-se em estado original, com a pintura já um pouco desgastada.
Como era uma bicicleta UCAL tinha as hastes dos pedais gravadas com esta marca.

O selim era de couro e da marca Cibor.
No suporte de mercadoria tinha um cântaro em barro, que pelos vistos já tantas vezes tinha ido à fonte, que já estava um pouco partido.

Na parte da frente a bicicleta tinha autocolantes na testa do quadro e lateralmente na forqueta.

Continue lendo...

2016/07/24

Cinzeiro Sacor da Secla - Motorclássico 2016


Fumar é daquelas coisas que tem vindo a cair em desuso devido às restrições legais que foram impostas, mas há uns anos não era assim e um cinzeiro era um artigo promocional sempre desejado.
Por esse motivo não é de estranhar que a Sacor tenha aproveitado para se promover desta forma, tendo pedido a empresa Secla para realizar o artigo com o emblema em relevo.
Este cinzeiro foi fotografado no leilão realizado na última edição do Salão Motorclássico 2016.

Continue lendo...

2016/07/23

Fotografia a cores de 1991 com Motalli TR


Esta fotografia de dia 27 de Outubro de 1991 tem uma tricarro Motalli TR CFC - Caixa Fechada com Cabine.
O tricarro da Motalli tem uma luz sinalizadora na parte e cima da cabine, pelo que se adivinha que pertenceria a alguma entidade pública, provavelmente uma câmara municipal ou uma junta de freguesia. Os guarda-lamas das rodas estão pintados de cor diferente do restante veículo e na parte de baixo da cabine foi colocada uma borracha que evita que salpicos de água ou pedras entrem no espaço do condutor. No lugar do condutor aparece um senhor vestido com um fato de treino feito em material sintético, como era comum na época.

Continue lendo...

2016/07/22

VI Passeio de Motorizadas Antigas - Motorizada Clube da Afeiteira (Vendas Novas)


Quem gosta de comer conhece Vendas Novas pelas suas bifanas e quem gosta de motorizadas conhece Vendas Novas pelo Motorizada Clube da Afeiteira, que organiza o 6.º Passeio de Motorizadas Antigas.
É já no dia 7 de Agosto de 2016, começando pelas 9 horas e 30 minutos, sendo a partida para o passeio pelas 10 horas e 30 minutos. Uma hora depois há uma paragem para reforço e o almoço é pelas 13 horas.
Como este passeio está integrado nas Festas Populares da Afeiteira não há desculpas para não aparecerem. Animação e boa disposição não vão faltar!
Podem fazer a inscrição no bar do GDR Afeiteira ou no site Amotor.pt.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento, podem usar os números de telemóvel: 967056329 ou o 965735785.
Quem quiser saber como foi o passeio no ano passado, pode visitar o álbum de fotografia que está no Facebook do clube.
Mais uma vez o evento conta com o apoio do blogue Rodas de Viriato como média partner!

Continue lendo...

2016/07/21

Motorizada Famel XF-17 Super personalizada - Oficina Moto & Restauro


Quem tem acompanhado as nossas publicações sabe que na Moto & Restauro tanto são restauradas motorizadas nacionais, como estrangeiras, sejam elas de 50 cc ou motos de cilindradas superiores. E o leque de marcas é igualmente variado.

As Famel XF-17 Super são uma das motorizadas mais populares no nosso país, pelo que não é de estranhar que surjam periodicamente restauros deste modelo para fazer na Moto & Restauro.

No caso desta Famel XF-17 Super o trabalho foi um pouco diferente, pois a motorizada foi personalizada a pedido do proprietário em pequenos pormenores, tendo o resultado final ficado como as imagens documentam.

O motor Zundapp tem refrigeração líquida e está pintado de preto, tendo a marca no prateado do metal.
A cor preta integra-se bem no conjunto, pois é a cor usada no quadro e em vários pormenores, como os autocolantes e as borrachas.

O mesmo se passa com o cilindro, também ele preto e com as extremidades da alhetas na cor do metal.

Os pneus usados são do tipo "slick", ou não fosse a Famel XF-17 Super uma motorizada marcadamente desportiva e para velocidade.

Mas se ao nível dos pneus a opção foi a de usar material dos nossos dias, houve o cuidado de manter muitas peças das tradicionais marcas ligadas à nossa indústria. O farolim e o farol eram da marca Guia e as manetes eram da Lusito.

O escape cromado era da marca Jamarcol e o selim que lateralmente tinha a palavra Zundapp, era da Selcentro.

Os amortecedores eram hidráulicos, com mola exterior.
Numa motorizada cheia de pormenores não faltam os pousa-pés com a marca Famel.

Quem precisar de contactar a Moto & Restauro para restauros, assistência técnica ou para comprar peças, pode usar o número de telemóvel 962448182 ou o 968423967 (Moche) ou o e-mail jadantunes@hotmail.com.

Continue lendo...

2016/07/20

‎7.ª Classic Expo do Cartaxo / 2017


A ‎7.ª Classic Expo do Cartaxo, realiza-se nos dias 4 e 5 de Fevereiro de 2017, no Pavilhão de Exposições do Cartaxo.
O evento terá exposição e venda de veículos clássicos - carros, motas, bicicletas, peças, miniaturas e literatura.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2016/07/19

Alfinete de lapela Famel - Produtos Metálicos


Quando a que se poderá dar por terminada uma colecção de alfinetes de lapela relacionada com motorizadas e motos feitas em Portugal?
A resposta é um pouco difícil de dar, pois as novidades estão sempre a aparecer.

O alfinete de lapela antigo que mostramos é da Famel - Produtos Metálicos e é muito parecido com o emblema da Famel - Produtos Motorizados.

Ainda conserva a pintura original e é em metal de cor dourada.

Continue lendo...

2016/07/18

Carrinho antigo a pedais de brincar da Fabruima? (5/5)


E já que estamos numa de automóveis descapotáveis, não nos esquecemos dos mais pequenos, que bem que merecem ter umas férias divertidas, de preferência ao ar livre e com brinquedos que sejam inesquecíveis.

Por esse motivo apresentamos este grupo de fotografias com um carrinho antigo a pedais de brincar que pensamos ser da Fabruima, mas que até à data ainda não conseguimos ter a certeza do que dizemos.
Na imagem anterior vemos a simulação do farol.

E nesta vemos o pormenor de fecho na mala bagageira, em que o manípulo faz rodar uma peça na parte de dentro, que tem uma ranhura que vai prender num parafuso e deste modo fechar a mala.

Visto de lado este brinquedo tem umas linhas muito bonitas e elegantes. Quem pensa que no passado não se faziam coisas bem feitas, está bem enganado.

O interior era simples. A zona onde a criança se sentava é em madeira e depois ela só tinha de dar aos pedais que se vêem na imagem.

A terminar o grupo de fotografias, um pormenor da junção do eixo da roda de trás com a roda.
Quem tiver mais informações sobre o fabricante deste carro a pedais antigo, por favor deixe mensagem.

Continue lendo...