2016/02/29

Automóvel DM e Duarte Nuno Carvalho em 1975


Esta é daquelas fotografias que podia ser de um cartaz de publicidade a um filme de acção envolvendo automóveis e muita velocidade. Um descapotável com algumas zonas de chapa a aguardar pintura, visto a três quartos, e o toque da foto a preto e branco, tinham tudo para poder atrair muitos espectadores a uma sala de cinema.
Nela podemos ver o automóvel DM fabricado em Portugal, estando ao volante o seu proprietário Duarte Nuno Carvalho (falecido) no ano de 1975. Terá sido tirada em Leça da Palmeira e com ela podemos ver alguns pormenores interessantes do automóvel. Destacamos o escape que estava colocado lateralmente, sensivelmente por baixo da zona do condutor, tendo a saída dos gases virada para fora, mesmo antes da roda traseira. Este pormenor, juntamente com o espelho retrovisor um pouco elevado e as rodas um pouco saídas da carroçaria, davam um toque especial ao DM, que entretanto foi restaurado, tendo actualmente uma configuração um pouco diferente (sem "roll bar", com as luzes indicadoras de mudança de direcção mais perto da grelha do automóvel, as rodas dentro da carroçaria e sem as aberturas no capot).
Mais uma vez agradeço a José Figueiredo pela colaboração e cedência desta fotografia desconhecida de todos nós.

Continue lendo...

2016/02/28

Triciclo Famel para venda de gelados / Moita


Há quem diga que os veículos produzidos em Portugal eram de má qualidade.
Mas quando vejo triciclos motorizados como este Famel com cabina (que deve ter mais de 30 anos de idade) e que foi fotografado na última festa da Moita - Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, fico a pensar:
- Se são de má qualidade e ainda estão ao serviço nos dias de hoje, como é que seriam se fossem de boa qualidade? Seriam eternos?... Só pode!

Contra factos não há argumentos, e os tricarros motorizados nacionais continuam ao serviço, vendendo castanhas, peixe ou gelados, dando o seu contributo para a economia nacional e garantindo o sustento de quem os tem! E certamente sem contar com os euritos dos que pensam mal destes veículos!

Continue lendo...

2016/02/27

Pneu antigo MVC para bicicleta pasteleira


Ainda há muito por descobrir em relação aos pneus de fabrico português, mas a tarefa não é fácil. o que vale é que com a experiência vamos deslindando verdadeiros quebra cabeças.

Este pneu é de marca MVC e não tem nenhuma referência ao fabricante, nem ao país de fabrico, mas dizemos com 99% de certeza que foi fabricado em Portugal.

É de medida 28 x 1 1/2, pelo que se adivinha que seja para uma bicicleta pasteleira para homem. Na zona da medida, nota-se que o molde tinha alguma imperfeição. Será que foi uma adaptação para algum cliente em especial?

Será que estamos enganados?
O piso é uma mistura de quadros colocados diagonalmente, que estão unidos a rectângulos também colocados diagonalmente, tendo a meio uma zona elevada.

E para os que têm dúvidas sobre o uso destes pneus, que são antigos e nunca usados, apresentamos o interior sem que tenha sido limpo ou sofrido alguma acção.

Sendo de marca MVC, será que foi vendido pela empresa Manuel Vieira Condeça?

Continue lendo...

2016/02/26

Fotografia de motorizada Motalli Fúria Turismo


Temos um fraquinho pela marca Motalli é verdade... O facto de ter construído várias motorizadas, tricarros e quadriciclos (para além dos motores estacionários...), faz com que a vejamos com outros olhos.
Hoje é dia de mostrar a fotografia de apresentação da Motalli Fúria Turismo no folheto editado pela marca.
A motorizada Motalli Fúria Turismo estava equipada com motor Motalli TV 50, com 4,7 HP.
Agradeço a Ricardo Moreira, do blogue Famel pela cedência da imagem!

Continue lendo...

2016/02/25

Autocolantes novos da Sericértima para Casal


Ainda recentemente mostrámos os autocolantes para motorizadas com motor Sachs e hoje apresentamos os autocolantes novos que a Sericértima tem para motorizadas e motos com motor Casal.
Logo na página de entrada desta secção para os motores referidos, temos o autocolante que assinala o recorde mundial de velocidade em 50cc que pertenceu à marca nacional durante muitos anos!

A gama de autocolantes novos da Sericértima é variada e abrangente, contemplando motorizadas com que muitos jovens se iniciaram nas duas rodas a motor, por exemplo a Casal Boss ou a Mini Lady.

Mas para além dos autocolantes para os modelos com 50 cc, as motos Casal com 125 cc como a Casal K 270, não ficaram esquecidas.
Na mesma página com várias referência a modelos da Casal, a Sericértima tem autocolantes para a Casal XT, motorizada que desperta o interesse de quem gosta de modelos para fora de estrada.

Nesta secção de autocolantes há vários para motorizadas Fundador, visto que esta marca teve ligação à Casal, estando equipada com os seus motores, pelo que é aqui que os encontram.

Mas para além da Fundador, há autocolantes para outras motorizadas com motor Casal, como a Sotam Guri.

E até para as motorizadas Perfecta Super (F.N.B.M.) com motor Casal, vendidas pela Ciclo Arreiro em Lisboa e pela Bicimotor no Porto há autocolantes.
Entrem no site da Sericértima, escolham os autocolantes novos de que precisam e depois de adicionarem os artigos no "carrinho de compras", cliquem em "Finalizar". Inserem os dados no formulário e finalizam a encomenda.

Continue lendo...

2016/02/24

Clássicos na Figueira da Foz 2016


O evento Clássicos na Figueira da Foz, na Praia do Relógio, no Parque das Gaivotas, está agendado para os dias 2 e 3 de Abril de 2016.
Do programa faz parte um passeio de clássicos e o concurso da motorizada com o melhor restauro. Haverá ainda feira de peças e acessórios; venda de veículos clássicos, de miniaturas, livros e revistas; bem como venda de antiguidades, velharias e artesanato.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2016/02/23

Motorizada Famel XF17 mutante no EKA Palace


A arte é como muitas outras coisas uma forma de afirmação e de poder.
Das muitas definições que a palavra pode ter, aquela que consideramos mais abrangente, é a da arte como coisa inútil. Pelo caminho, muitos são os objectos arrastados na senda da novidade, da validade, da visibilidade e que servem de suporte ou de meio para expressar ideias e valores, que muitas vezes servem apenas para vender o que é inútil.

Nos livros de história da arte constam automóveis pintados por artistas famosos e também por artesãos étnicos convertidos em artistas, todos eles pagos por marcas que precisam de convencer os potenciais clientes de que são uma coisa especial e que merece ser comprada.

No caso desta motorizada Famel XF17 mutante as coisas são um pouco diferentes, pois o dinheiro da Famel antiga já desapareceu, e o da Famel de hoje não nos parece que ande por aqui.

Assim sendo só se justifica a escolha desta motorizada para ponto central de um pátio no EKA Palace em Lisboa, como uma prova da obra de arte que é para muitos a Famel XF17 - uma obra de arte sobre rodas, convertida em obra de arte artística!

Em relação à cor da motorizada, só o dourado podia assentar bem na denominada rainha das motorizadas portuguesas. E o farol era da MIL - Miranda e Irmão Limitada!

Continue lendo...

2016/02/22

Fotografia com Adelino Esteves e Ford modelo T (?)


E na sequência da fotografia antiga com uma carrinha de Adelino C. Esteves, de Setúbal, apresentamos outra fotografia antiga que pensamos estar relacionada com a mesma pessoa.
Nela parece um homem com o mesmo fato de macaco da fotografia já referida (até a fivela do cinto é igual), ao lado de um automóvel antigo (será que é um Ford modelo T?...). Será que é Adelino Augusto Caes Esteves?


A fotografia é datada de 28 de Fevereiro de 1927. Alguém consegue identificar a rua, provavelmente de Setúbal?

Continue lendo...

2016/02/21

7.ª Concentração Motas Clássicas - Moto Clube Maria da Fonte


A 7.ª Concentração Motas Clássicas, em Póvoa de Lanhoso está marcada para dia 13 de Março de 2016. A concentração começa pela 9 horas e às 10 horas e 15 minutos inicia-se o passeio com passagem em Galegos, Sameiro, Bom Jesus, Adaúfe e Águas Santas. Haverá um reforço no Sameiro. ÀS 12 horas e 30 minutos é o almoço e pelas 14 horas e 30 minutos haverá sorteio de prémios surpresa.
O evento é organizado pelo Moto Clube Maria da Fonte.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2016/02/20

Kart Sóbrinca de Luxo de António Lopes (1/2)


Depois de aqui mostrarmos karts da Sóbrinca em que as cores que dominam são o amarelo, branco e preto e também em amarelo, azul e preto; é hoje dia de mostrar uma versão em vermelho, branco e amarelo.

Este carro Sóbrinca a pedais tipo karting foi usado na infância de António Lopes (a quem agradecemos as fotos, as informações e a paciência pela publicação do material).

Como era de esperar, serviu para inúmeras corridas e fez sonhar com competições em pista, feitas num corredor de casa.

Como se pode ver pelas fotografias dos diferentes componentes e elementos deste kart Sóbrinca (por exemplo pelo rodado) nota-se que foi usado com cautela, estando como novo e todo de origem.

Nem sempre isto acontece, pois brincadeira não rima com cuidado ou com precaução. Mas lá diz o poeta,  "quando a gente gosta, a gente cuida".

A nível da pintura nota-se que o passar dos tempos deixou as suas marcas, mas nada que afecte o estado de conservação. Quem quiser restaurar um, com as fotos que publicamos, será fácil terminar o trabalho.

Se ele falasse, muito teria a contar!

Continue lendo...

2016/02/19

Autocolante Zip Zip para bicicleta


Mais um autocolante para aplicar em bicicletas, neste caso no guarda-corrente ou carter de bicicletas tipo chopper de fabrico nacional.
A Órbita Ciclo Crosse tinha um autocolante parecido, mas este diz Zip-Zip, será que foi usado em bicicletas vendidas por um determinado agente ou vendedor?

Quem puder esclarecer a situação, deixe comentário por favor.

Continue lendo...

2016/02/18

Rider Caramulo 2016 - Passeio de Motos Clássicas


Mais um ano e mais um Rider Caramulo 2016 destinado a quem gosta de andar em motos com mais de 30 anos, por paisagens abertas e estradas naturais.
Aqui fica a informação retirada do site da organização:
Museu do Caramulo, em parceria com a EDC – Associação Eventos do Caramulo, organiza, no fim-de-semana de 18 e 19 de Junho de 2016, a sexta edição do Rider, um passeio de endurance, destinado a proprietários de motos históricas (com mais de 30 anos), que gostam de tirar o máximo prazer de condução da sua moto, garantindo a organização um veículo de assistência, com atrelado para motos, que acompanhará os participantes durante os dois dias do passeio.
O percurso do passeio baseia-se na Região Centro de Portugal, tendo como ponto de partida e chegada o Museu do Caramulo, levando todos os participantes a apreciar esta região através de estradas menos conhecidas, tendo como pano de fundo as paisagens naturais da zona.
O programa para os dois dias inclui uma visita a uma fascinante colecção privada de motos, durante a qual poderão ser apreciados os mais variados modelos, num total de mais de 100 exemplares.

Continue lendo...

2016/02/17

Publicidades antigas n' O Meu Guia para 1915


A história da bicicleta em Portugal ainda está por escrever, mas temos publicado algumas informações que ajudam a perceber que é um pouco mais antiga do que aquilo que se pode julgar.
A EFS estabeleceu-se em 1911; a Casa Victória de Armando Crespo & C.ª, foi fundada em 1904; a Simões e Filhos, das bicicletas The Zenith Cycles foi fundada em 1895 e já para não falar da F. Pinto Coelho (Herdeiros), L.da que foi fundada em 1766!
Por este motivo não é de estranhar que em 1915 os Grandes Armazéns Simplex, de J. Castello Branco, investissem em publicidade de uma página inteira no "O meu guia para 1915". Os armazéns situavam-se na Rua da Palma 266 a 268 e na Rua Eugénio dos Santos, em Lisboa. Para além de discos e machinas fallantes, também vendiam bicicletas...

Se nos queixamos da história da bicicleta em Portugal, o que dizer da história do carro fúnebre em Portugal?...
Na mesma publicação há uma publicidade à empresa funerária de Pires Branco e Martha, que realizavam funerais de todas as classes, situando-se no largo da Abegoaria, em Lisboa. A publicidade é ilustrada com uma imagem de um hipomóvel cheio de panos suspensos. Seria de fabrico nacional?

Continue lendo...

2016/02/16

Motorizada Casal K 163 - 15.º Encontro Motas Antigas Pinhal Novo


Mais uma das motorizadas que esteve no 15.º Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo, realizado em Setembro passado.

É uma motorizada Casal K 163, que nos faz viajar até aos primeiros tempos da Metalurgia Casal.

Este modelo terá sido lançado no final da década de 60 do século passado.

Consta que foi concebido no período em que o engenheiro alemão Robert Erich Zipprich orientava o crescimento da gama de produtos da Casal.

Estava pintada de vermelho, com pormenores a branco e filetes a dourado.

O emblema no depósito era o hexagonal com fundo verde.

Continue lendo...

2016/02/15

4.ª Classic Expo Rio Maior / 2016


E os eventos relacionados com veículos clássicos e antigos continuam a surgir, obrigado a reservar os fins-de-semana.
Nos dias 4 e 5 de Junho de 2016 realiza-se o 4.ª Classic Expo, em Rio Maior, no Pavilhão de Exposições.
Mais uma vez haverá exposição e venda de veículos clássicos - carros, motas, bicicletas, peças, miniaturas e literatura.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2016/02/14

Jipe UMM Alter CD da Câmara Municipal de Palmela


Que pensamento vêm à cabeça quando vemos um jipe assim?
Dizem os entendidos que uma forma de potenciar a economia de um país, é comprando produtos fabricados localmente e, de preferência, com materiais locais. O jipe UMM cumpre bem estes requisitos.

Mas se os jipes UMM até podem cumprir os requisitos, nem sempre há disponibilidade por parte de empresas e de instituições publicas de se fechar o círculo, comprando os tais produtos fabricados localmente. Mas no caso desta viatura que pertenceu à Câmara Municipal de Palmela poderá não ter sido bem assim.

Mais do que ser um veículo de fabrico nacional, certamente a escolha deveu-se ao facto de ser um veículo todo o terreno, com capacidade de transportar 5 pessoas e ainda ter espaço para mercadorias na caixa de carga.

Sendo polivalente, tanto melhor.
Nas imagens podemos ver que este UMM Alter CD tem um equipamento na caixa de carga que certamente é para monda química de ruas e passeios.

Para facilitar o acesso à cabine, o UMM Alter CD tinha um degrau por baixo da zona da porta de trás da cabine.

Já na zona da caixa de carga, entre a roda de trás e a cabine, há um apoio para se colocar o pé ao subir para a caixa de madeira.

Lateralmente vemos que as portas usadas no fabrico do jipe são iguais, aproveitando-se / rentabilizando-se os moldes e o equipamento utilizado no fabrico.

Soluções simples são meio caminho andado para um produto ser intemporal!
E o para-choques traseiro está soldado às longarinas do UMM. É nesta peça que ficam situados os farolins traseiros.

Terminamos referindo que este jipe UMM tem referência à Mocar na matrícula, pelo que se adivinha que tenha sido adquirido directamente ao representante da marca UMM.

Continue lendo...