2015/12/31

RDV: Balanço do ano de 2015 + 5 melhores momentos


Aproxima-se o final do ano e, à boa maneira dos meios de comunicação de massas que nunca desejámos ser, aproveitamos o momento para relembrar 5 dos melhores momentos Rodas de Viriato do ano de 2015. Só que no RDV não fazemos isto porque estamos de férias ou a meio gás, mas sim porque gostamos de relembrar o que de bom conseguimos fazer.
Em 1.º lugar colocamos a exposição "A pedalar..." que esteve presente no Vintage Festival na FIL, em Lisboa e que foi integralmente produzida por nós. Nela estiveram várias bicicletas representativas do que foi a nossa indústria de bicicletas.

Em 2.º lugar colocamos a comemoração dos 40 anos do início da comercialização do jipe Portaro. Tal como aconteceu na comemoração dos 100 anos da EFS fomos quem se lembrou da efeméride e fez alguma coisa por não deixar passar o acontecimento. E o melhor de tudo é que as iniciativas são feitas sem gastar dinheiros públicos e sem receber um tostão de alguém. Imaginem o que podíamos fazer com algum apoio?!...

Em 3.º lugar colocamos o lançamento do livro Motorizadas 50 cc Portuguesas, de Pedro Pinto e no qual colaborámos largamente com folhetos; catálogos; imagens e fotografias de oficinas, encontros /concentrações, pins e emblemas, enriquecendo muito o conteúdo em termos visuais. O muito material publicado neste blogue passou do mundo virtual para o mundo real.

Em 4.º lugar colocamos os eventos que apoiamos, sejam encontros ou concentrações de bicicletas ou de motorizadas; como passeios que se revestem de especial destaque pela extensão e dificuldade a que se propuseram. Foi o caso do Épico Passeio de Motorizadas - Campo Maior / Imilchil - Merzouga ou do Farruncas no Asfalto - Apresentação Viagem Lisboa / Madrid. As motorizadas nacionais estão vivas, a rolar e prontas para levar aventureiros até onde eles quiserem!

A terminar, colocámos em 5.º lugar o 9.º Aniversário do blogue Rodas de Viriato. São milhares de horas em frente ao computador e outras tantas à procura de material para aqui divulgar. Pode parecer fácil ou parecer brincadeira de garotos, mas o certo é que já vimos nascer e terminar muitos projectos.

Fazendo agora o balanço do ano de 2015 e as contas do costume...

- O número de seguidores do blogue continua a aumentar, situando-se em 202.
- O número de publicações total no blogue é de 3532 artigos (se recebêssemos 5 euros por cada artigo publicado, teríamos amealhado 17 660 euros! Por outro lado se gastarmos uma média de 1 euro por cada artigo publicado - comprando pins, folhetos, porta-chaves, envelopes, emblemas, etc... - estariam investidos 3535 euros neste blogue!... Na realidade o valor investido é bem maior!...
- Temos mais de 509 marcas inventariadas.
- Temos uma nova página no Facebook e outra no Pinterest.
- Em termos de visitas, acabámos o ano com um total de 1 929 237 visualizações de páginas...

E sobre o que se vai passando à nossa volta:
- O número de passeios e concentrações continua elevado.
- No seguimento do decréscimo dos preços praticados em vendas, nota-se um aumento do número de peças (especialmente usadas) disponíveis no mercado. Em relação ao jipe Portaro então tem sido uma loucura, visto que antes quase não havia nenhuma!
- Ainda em relação às vendas, o OLX que para muitos parecia ser uma maravilha de site, tem ampliado o leque de áreas onde cobra pela publicação de artigos (já perceberam agora porque é que se vêem lá menos bicicletas, motos e motorizadas?...). Já no Facebook continua a registar-se a publicação de fotografias de motorizadas e de motos, com a pergunta "Quanto é que vale" (aliás, as perguntas são algo do tipo "Kuanto e k vale?", ou "guanto vale ezta mota?" ou ainda "dam quanto pur ela?"...). Será que temos de nos dar ao trabalho de fazer uma tabela de preços de motos e motorizadas usadas?
- Ao nível dos restauros tem-se registado uma tendência para a realização de trabalhos sem grandes gastos, recorrendo-se a peças e trabalhos de fraca qualidade. Este comportamento não faz com que o produto final seja de qualidade, nem muito menos com que fique valorizado, acabando por se fazer o que se queria evitar: não deitar dinheiro para o lixo.

A terminar um pensamento para 2016... Cada vez mais o coleccionismo é uma forma de investimento, não só económica, mas acima de tudo patrimonial, que pode ser uma solução para evitar confiar dinheiro a abutres agiotas (refiro-me aos bancos e outros do mesmo tipo...) que fazem o que querem e que acabam por tornar a nossa vida pior.

Rolem bem por 2016!

Continue lendo...

2015/12/30

Rolem bem por todo o 2016!


Como já vem sendo norma, antes do final de cada ano, cá está o Rodas de Viriato a aconselhar todos os seus leitores e visitantes, de modo a que o novo ano role da melhor maneira.
Já sabem... Se querem um ano normal, antes que ele chegue, certifiquem-se que têm todos os pneus cheios e prontos a circular. Caso contrário podem ficar apeados quando menos esperam!...

Continue lendo...

2015/12/29

Lista do mais lido em 2015 no Rodas de Viriato


E aqui estamos novamente com a iniciativa que começámos no ano passado de fazer a lista dos artigos mais lidos no ano que termina.
É uma forma de mostrar até onde é que podemos ir no Rodas de Viriato e, por outro lado, mostrar o interesse dos nossos leitores. É um apanhado dos 5 artigos mais lidos, tendo noção de que os artigos publicados há mais tempo acabam por estar em vantagem sobre os mais recentes.

N.º 1 - Divulgação da XXII Automobilia, em Aveiro (7682 entradas directas)...
É surpreendente o alcance do que fazemos...
Pelo 2.º ano consecutivo um dos eventos com mais destaque a nível nacional em termos de veículos antigos foi o que teve mais leitores e consultas neste blogue e, mais notório ainda, em pesquisas no Google, o Rodas de Viriato está em primeiro lugar, antes do próprio site da organização do evento.
Ver: » Clicar aqui «

N.º 2 - Os autocolantes da Sericértima para restauros (1027 entradas directas)...
Gostamos do passado, mas também nos preocupamos com o presente, de modo a garantir o futuro. Uma das formas de o fazer é falando de empresas que estão directamente relacionadas com os veículos antigos. A Sericértima é uma delas e encontrou neste blogue uma forma eficiente de poder divulgar os seus produtos. Facilitam a vida e resolvem as necessidades de quem faz restauros ou recuperações de motorizadas, motos e bicicletas antigas.
Ver: » Clicar aqui «

N.º 3 - Motorizada Dúnia com dois escapes restaurada na oficina Moto & Restauro (931 entradas directas)...
E como não há duas sem três, a Moto & Restauro foi outra empresa que despertou o interesse dos nossos leitores pela qualidade e exclusividade do trabalho que faz em termos de motorizadas e motos antigas, de fabrico nacional ou estrangeiro. Curiosamente uma das motorizadas que restaurou foi dos artigos mais lidos no ano passado.
Ver: » Clicar aqui «

N.º 4 - O balanço da XII Automobilia Ibérica da Moita (648 entradas directas)...
No Rodas de Viriato primamos pela qualidade dos artigos que publicamos, respeitando o leitor e a sua inteligência. Uma das forma de o fazer é apresentando reportagens sobre os eventos que marcam o panorama nacional, sempre com fotografias de qualidade e com textos informativos feitos de propósito. Seria mais fácil republicar os textos e as fotos que as organizações de eventos enviam por e-mail, mas isso fica para revistas que se compram ou para sites que nada acrescentam!
Ver: » Clicar aqui «

N.º 5 - Épico Passeio de Motorizadas - Campo Maior / Imilchil - Merzouga em Marrocos (553 entradas directas)...
Em último lugar nesta lista, uma das aventuras que demonstrou que as motorizadas nacionais vão a todo o lado e resistem a tudo. Não pudemos deixar de nos associar e de divulgar um passeio que foi até outro continente. Tudo começou em Campo Maior!
Que aventuras se seguirão?
Ver: » Clicar aqui «

Continue lendo...

2015/12/28

Motorizada LRS Santamaria com motor Zundapp


As motorizadas italianas de marca Santamaria que foram importadas para Portugal tiveram algum impacto no mercado de veículos de duas rodas a motor na época.

Como já aqui dissemos, as motorizadas desta marca foram vendidas como eram importadas, mas também serviram de base para modelos nacionais e, no caso desta motorizada L.R.S. foram rebaptizadas.

O modelo que mostramos esteve em exposição no Vintage Festival 2015 e tinha alguns pormenores que mostram que na época seria um modelo especial e muito desportivo.

A começar pelo guiador que aparentava ser de competição, pois era curto e com forma aerodinâmica.

O selim também terminava de forma aerodinâmica, tendo a napa na parte inferior presa com rebites largos. Foi produzido pela Vitelia - Bologna.

Era em napa preta que combinava bem com a pintura em vermelho, com pormenores a branco e dourado.

Na roda da frente o cubo aparentava ter uma entrada de ar, provavelmente para refrigeração do tambor do travão.

O motor era um Zundapp de turbina, o que terá contribuído para a difusão deste modelo.

Na roda de trás havia um cubo de marca Vilar, ficando a pergunta se seria original ou resultado de alguma incorporação de peças de fabrico nacional?

Continue lendo...

2015/12/27

Pin com UMM dos bombeiros - Champagnole


Os franceses gostavam mesmo do jipe UMM, caso contrário não seria tantas vezes escolhido para figurar em pins relacionados com bombeiros.
E caso apareça por aqui algum "bota abaixo", a dizer "Isso foi por acaso... Eles tinham o molde e aproveitaram-no...", bem que podem procurar nos pins franceses que já aqui divulgámos com o jipe UMM 4x4, que a teoria vai logo pelo "cano abaixo"!

No caso deste pin com mola, o jipe UMM serviu de imagem para ilustrar este brinde distribuído no 37.º Congresso de Bombeiros Sapadores de Jura, realizado a 14 de Junho de 1992 em Champagnole.
E devagar a colecção de pins vai ficando maior e mais internacional!

Continue lendo...

2015/12/26

As novidades na Moto & Restauro - Dez. 2015


É bom acompanhar o crescimento e as novidades de uma empresa, neste caso a Moto & Restauro.
E quando falamos em crescimento, não nos referimos só ao aumento do número de motorizadas e scooters que estão na Moto & Restauro, como se pode ver na foto anterior.

Referimo-nos também ao crescente número de motorizadas que se destacam pela sua antiguidade ou por terem marcado a sua época.
Tudo isto não acontece por acaso, quando se procura ter qualidade e respeitar a originalidade dos modelos, a notícia começa a correr e as coisas acabam por acontecer.

Na última visita à oficina situada no Fundão, também pudemos ver o andamento dos trabalhos em curso, nomeadamente o restauro do uma Motobecane Cady.

E ver o material novo que vai chegando à loja, como as curvas de escape cromadas para motorizada.

E houve ainda tempo para ver a cave da Moto & Restauro, coisa que não está ao alcance de qualquer visitante!

Sendo um espaço de armazenamento, nele abundavam peças, motores, quadros de motorizada e material que aguarda por ver a luz do dia.

Podem saber mais novidades da Moto & Restauro pelo Facebook e se precisarem de alguma informação podem usar o contacto da Moto & Restauro - telemóvel 962448182 ou o 968423967 (Moche) ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com

Continue lendo...

2015/12/25

No Natal os presentes levam-se de tricarro!


Hoje é dia de Natal e pelos vistos a distribuição de presentes está a ser feita com recurso a um tricarro de fabrico nacional!
Tivemos a sorte de estar no sítio certo, à hora certa, mas mal tempo tivemos para ligar a máquina fotográfica e registar o momento. Foi tudo muito rápido, mas pelo que observamos, ou o Pai Natal sabia que este Inverno não está tão frio e veio com roupa adaptada ao nosso clima; ou então o Menino Jesus cresceu... Para cumprirem a sua tarefa de dar presentes contaram com um fiável, resistente e espartano tricarro Forvel.
Mais alguém o viu?

Continue lendo...

2015/12/24

Boas Festas - Com veículos nacionais!


Mais uma vez aqui estamos a desejar umas Boas Festas - Com veículos nacionais!
São os votos da equipa do blogue Rodas de Viriato (editor; redacção; departamento de fotografia; secção de ajuda ao leitor; grupo de pesquisa e investigação; núcleo de criação de miniaturas; oficina do departamento gráfico; grupo de concepção e montagem de exposições; programadores Web e ateliê de manutenção / restauros) que se empenha para que todos os leitores sintam que neste blogue é sempre Natal - todos os dias do ano!

Continue lendo...

2015/12/23

Calendários com forquetas e amortecedores Tabor


A Tabor é uma marca associada a bicicletas, mas ela também produziu material para motorizadas e estes calendários provam isso mesmo.
São do ano de 1990 e neles constam forquetas Tabor para motorizada e amortecedores hidráulicos Tabor - Moto para motorizadas.

A Tabor - Organização Ciclista da Borralha, Lda. ainda existe e no ano de 1990 comemorava os seus 25 anos de existência.

Continue lendo...

2015/12/22

Autocarro antigo Camo com chassis Volvo (3/3)


E com este grupo de fotografias acabamos a apresentação do autocarro antigo Camo com chassis Volvo que mostrámos recentemente.

Na primeira fotografia podemos ver a placa quadrada com a letra L, típica de veículos de instrução, que neste caso ajudou a que o autocarro tivesse chegado aos nossos dias.

Os actos de vandalismo não se limitaram ao partir de alguns vidros, também foram feitos grafities no autocarro.

Antes de pertencer a uma escola de condução, este autocarro fez parte da frota da Câmara Municipal de Portimão.

Tendo uma carroçaria de fabrico nacional, não é de estranhar que tenha acessórios e peças de outras empresas portuguesas.

É o que acontece nos farolins ou luzes traseiras, fabricadas na PBOL - Porto / Portugal.

A zona do banco do condutor está rebaixada, tendo nesta zona o painel com os diferentes indicadores e comandos necessários à condução.

Entretanto esperamos por saber qual a nova vida deste autocarro e, se pudermos, aqui daremos notícias.

Continue lendo...

2015/12/21

Catálogo da Empresa Ciclista Miralago Lda - 1969


Estamos em plena época de Natal, mas neste blogue o espírito de partilha continua o mesmo de todos os dias. Desta vez com mais uma colaboração de Jorge Mota (obrigado!) que nos enviou fotografias de um catálogo da Empresa Ciclista Miralago Lda - Fábrica de Acessórios para Bicicletas e Motorizadas, em Águeda, do ano de 1969.

Num texto de introdução ao material apresentado, é referido que o catálogo por si só não prestigia totalmente o nome da firma que nele figura. Para que este fosse impresso, houve o esforço do pessoal técnico, comercial e administrativo que garantia a qualidade dos produtos e a sua adequada comercialização.

No catálogo constam imagens com referência às peças e acessórios comercializados, como no caso do jogo de chaves desmonta pneus funcional para todas as bicicletas.

Consta ainda a listagem de produtos e o respectivo preço. na fotografia anterior podemos ver os preços de pedais para motorizadas Casal, Flandria, ILO, Sachs e Zundapp.

Termina com as condições gerais de venda dos produtos da Miralago, havendo a data de 15 de Novembro de 1969.

Continue lendo...