2015/11/30

Motorizada Zundapp de passagem - Oficina de João e Nelson Ferreira


Depois da motorizada SIS Sachs V5 que passou pela oficina de João e Nelson Ferreira, mostramos uma motorizada estrangeira que também por lá passou, uma Zundapp - das que são conhecidas como "de origem", pois eram importadas da fábrica com o mesmo nome (não confundir com as montagens nacionais com motores de marca Zundapp).
Com caixa de plástico na bagageira, como nas suas parentes nacionais, lá vai também ela para a azáfama do dia-a-dia.

Continue lendo...

2015/11/29

Autocarro antigo Camo com chassis Volvo (2/3)


E com este grupo de fotografias continuamos a apresentação do autocarro antigo Camo com chassis Volvo que mostrámos recentemente.

No interior, junto da porta na frente tem um varão metálico preso do chão ao tecto, bem como à parte lateral do autocarro. Na zona inferior este varão tem uma placa que separava os lugares sentados da zona de acesso.

Os puxadores nas portas eram metálicos, havendo alguns que tinham números gravados, certamente para que fossem identificadas as fechaduras e as chaves respectivas.

Na parte de trás do autocarro as letras Volvo eram maiores do que as letras Camo, sendo que em ambas o tipo de letra era o oficial das marcas.

Para além das pinturas com spray, o autocarro já tinha alguns vidros vandalizados. Muitos ainda não estavam danificados, facilitando a recuperação deste autocarro que agora tem um novo dono.

A matrícula estava colocada sensivelmente a meio da traseira, dentro de uma pequena janela horizontal com vidro.

Os vidros de tipo laminado foram feitos de propósito para a Camo pela marca Pilkington.

Na imagem anterior podemos ver que o autocarro pode circular até 10 de janeiro de 2014.

A terminar este grupo de fotos, um pormenor do volante com a marca Volvo.

Continue lendo...

2015/11/28

Moto AJP PR 3 MX Pro - Motoshow 2013


Esta moto AJP PR3 MX Pro esteve em exposição no espaço da marca portuguesa no Motoshow 2013, na FIL, em Lisboa.

É uma moto AJP com motor de 233 cm cúbicos, refrigerado a ar e a óleo e com 5 velocidades.

Tem 89 kg de peso e o depósito de combustível que está colocado por baixo do selim tem capacidade para 7 litros.

Está pintada de branco, com pormenores a preto, vermelho e cinzento.
Também esta moto tem pormenores personalizados com o emblema da AJP, como se pode ver na imagem anterior.

Continue lendo...

2015/11/27

Porta-chaves UMM da Gamobar - Porto


Ter um porta-chaves com o emblema da UMM pode ser uma boa desculpa para se comprar mais um 4x4 desta marca de fabrico nacional. Mas isto é para quem os consegue arranjar, pois há quem tenha o jipe, mas não tenha o porta-chaves da época em que o UMM era fabricado.

Neste blogue já constam vários modelos de porta-chaves com o emblema UMM; tanto dos primeiros tempos da marca, como da época em que havia um rede de concessionários UMM um pouco por todo o país.

Este porta-chaves da Gamobar, no Porto, que era agente da Peugeot e da UMM é em pele sintética, com argola metálica e chapa em metal impressa a duas cores

Continue lendo...

2015/11/26

Autocolante horizontal Galop - Forquetas e amortecedores


Na colecção de autocolantes há este que tem o comprimento de uma folha A4 e que faz publicidade à Galop e aos seus produtos.

A Galop fabricava forquetas e amortecedores para motorizadas e triciclos motorizados / tricarros.

Por esse motivo no autocolante há uma parte da frente estilizada de uma motorizada e um amortecedor para motorizada.

Continue lendo...

2015/11/25

Feira do Brinquedo - Hotel Tuela - 28/11/2015


Mais uma Feira do Brinquedo que se realiza dia 28 de Novembro de 2015, no Hotel Tuela, na cidade do Porto, perto da Rotunda da Boavista.
Decorre entre as 10 horas e 30 minutos e as 18 horas. A entrada é livre.
Mais uma vez agradeço a Firmino Lopes pelo envio da informação.

Continue lendo...

2015/11/24

Carrinho antigo a pedais de brincar da Fabruima? (1/5)


Nos último tempos temos feito um esforço por ir subindo a fasquia da qualidade deste blogue, afinal não é por sermos quem melhor fala de veículos nacionais, que vamos abusar desse estatuto e apresentar publicações que nada trazem ao leitor.

Procuramos artigos dos que são difíceis de encontrar, para depois aqui mostrar ou disponibilizar. Ainda ontem mostrámos um pneu especial, há uns dias mostrávamos o ciclomotor Selza que procura quem o queira, isto entre muitos outros exemplos.

Hoje mostramos um carrinho antigo a pedais. É um brinquedo da época em que só uma minoria tinha acesso a este tipo de artigos.
Não temos certeza de quem terá sido o fabricante, mas há alguns pontos comum com o carro a pedais Simca, fabricado pela Fabruima. Pelo que deverá ser mais um modelo desta marca.

Este carrinho a pedais tem a pintura e os cromados originais, sendo a carroçaria e o chassis construído em madeira, com partes em aglomerado de madeira. O metal cromado foi usado na grelha do automóvel, bem como nos pára-choques e nos frisos laterais.

O metal simples foi usado na estrutura que transmite a energia dos pedais às rodas, sendo estas em metal pintado com pneus em borracha de cor natural.

Este automóvel a pedais pretende imitar uma barcheta, ou descapotável, com linhas bem conseguidas e até tem uma mala que abre e fecha!

E como não há bela sem senão, este carrinho tem o volante e o conjunto da direcção em falta, mas nada que não se resolva!

Continue lendo...

2015/11/23

Pneu antigo Zandi N 8 - roda 24 x 1 3/4 x 2


Na cultura oriental o número 8 está associado a prosperidade, fortuna ou riqueza. Dizemos nós que provavelmente também está ligado a sorte, sorte daquela que se consegue trabalhando o batalhando, como é regra neste blogue.

Pelos vistos também foi o número escolhido pela Zandi para denominar o seu pneumático para roda 24 (houve ainda o Zandi N 7 também para roda 24, mas na medida 24 x 1 3/8).

O pneu Zandi N8 tem a medida 24 x 1 3/4 x 2 que foi usada em vários dos ciclomotores de fabrico nacional. Cinal PachanchoFamel e Vilar foram algumas das marcas que adoptaram esta medida.

Este pneu está novo, vendo-se que nunca foi montado. Apresenta o piso ainda sem marcas de contacto com alcatrão e sem fissuras na borracha.

A prova de que um pneu Fabricado em Portugal pode durar muitos e muitos anos!
E no final desses anos todos, ainda fazer um figurão num blogue que é dedicado a este tipo de assunto!

Continue lendo...

2015/11/22

Motorizada Santa Maria - Oficina Moto & Restauro


É com uma fotografia do guiador com forma marcadamente desportiva que iniciamos a apresentação da motorizada Santa Maria que está para restauro do oficina Moto & Restauro, na cidade do Fundão.

Houve várias motorizadas nacionais que tiveram parecenças com esta motorizada, falamos concretamente da Dinâmica V2 e das Cycles L.R.S. Special.

Mas a chapa colocada na testa do quadro, não deixa dúvidas, é uma motorizada Santa Maria legítima, vinda de Itália.

Tem alguns pormenores e soluções técnicas interessantes, como a mola da suspensão junto da coluna da direcção, que aparentemente reforçava o trabalho feito pelos amortecedores no interior da forqueta.

O velocímetro que marca o máximo de 60 km/h está embutido no coco do farol, tendo a marca Veglia.

O motor usado nesta motorizada Santa Maria é um Zundapp com o pedal de arranque em forma de foice.

Relembramos que também a motorizada Dúnia com 2 escapes restaurada na Moto & Restauro tinha um pedal destes.

A bomba de ar desta motorizada era presa entre o apoio na forqueta que vemos na imagem anterior e uma saliência existente no metal da haste que segura o farol.

Os amortecedores traseiros já não serão os originais, situação que será reposta quando a motorizada for restaurada.

Actualmente a motorizada está pintada de verde, tendo pormenores a cinzento e branco.
No depósito o trabalho de filetagem, bem como a marca da motorizada estão feitos a preto e amarelo.

O farolim é de pequenas dimensões e de forma redonda, estando saliente do guarda-lamas.

Brevemente contamos publicar mais fotografias desta motorizada, já restaurada na Moto & Restauro.

Continue lendo...

2015/11/21

Bicicleta pasteleira Guersan - 6.º Passeio Pasteleiras Pinhal Novo


Passados 9 anos de existência, ainda há marcas de veículos nacionais que não constam neste blogue, mas não perdem pela demora!
Hoje mostramos uma bicicleta pasteleira Yé-Yé de marca Guersan, de José Guerra dos Santos, de Aveiro.

Esta bicicleta pasteleira com quadro de senhora foi fotografada na última edição do Passeio de Pasteleiras de Pinhal Novo.

O quadro estava pintado de preto, tendo filetes em cor laranja e autocolantes em verde e vermelho. Isto para além de ter a tradicional pauta musical que as bicicletas do tipo Yé-Yé tinham.

Tinha grupo eléctrico, bem como travões de alavanca e suporte para mercadorias.
A bomba de ar estava colocada no varão diagonal do quadro, passando por dentro da argola metálica que reforça o quadro (visto que é rebaixado e aberto para facilitar a passagem das pernas das senhoras!).

Continue lendo...