2015/09/30

Triciclo a pedais antigo vermelho em madeira e metal (3/3)


E com um pormenor do pedal em plástico de cor vermelha terminamos a apresentação do triciclo antigo em madeira e metal que já aqui mostrámos.

Os pedais são os originais, tal como os punhos em plástico rígido, que para além de terem umas estrias circulares, na extremidade são mais largos de modo a que a mão não escorregue quando está húmida.

As rodas como são feitas em material robusto têm poucos raios, os suficientes para aguentar com o peso da criança e com a utilização.

Os raios não são os tradicionais, como os usados numa bicicleta, mas sim arames grossos que são dobrados na zona do eixo da roda e presos a este por meio de uma dobra no metal.

A roda da frente pode ser retirada com facilidade da forqueta, bastando para isso deslocar para cima uma espécie de anilha que prende uma peça móvel. Deste modo não é preciso usar parafusos e a anilha referida prende a peça ao ser empurrada para baixo (com a utilização e vibração, não há o risco de contrariar a lei da gravidade e abrir!).

Esta opção de fabrico mostra bem como a concepção do triciclo era simples e eficaz.

Na imagem seguinte podemos ver o aperto da estrutura metálica de trás à prancha de madeira, recorrendo-se a parafusos.

A terminar uma fotografia com o pneu em borracha maciça.

Continue lendo...

2015/09/29

Motorizada Macal Dakar Junior nova de 1992 - Oficina João e Nelson Ferreira


Mais uma motorizada antiga que é nova, nunca tendo sido usada. É uma motorizada Macal Dakar Junior que pertence à oficina de João e Nelson Ferreira.
Tem como base a cor verde, com elementos decorativos a amarelo, branco e azul

A Macal Dakar Junior é de 1992 e já tem documentos do IMT, sendo ideal para quem gosta de motorizadas nacionais e não quer ter preocupações com restauros, nem andar à procura de peças para completar um restauro.

Este modelo tem diferenças na traseira, quando comparado com a outra Macal Dakar Junior de 1993.
Junto com a motorizada vem um manual de instruções dos motores Macal Minarelli M.2.3; P4R; RV4; RV4A; P6R; RV6 e RV6A.

Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada, ou para a comprar, contactar a oficina de João e Nelson Ferreira
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2015/09/28

AutoClássico Porto 2015 na Exponor


Mais um evento que divulgamos, o AutoClássico 2015.
Aqui fica a informação retirada do site oficial (com algumas adaptações que os tradutores automáticos ainda não fazem...):
A Exponor acolherá, de 2 a 4 de Outubro de 2015, a realização da décima terceira edição do autoClássico PORTO, Salão do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época.
Desde que, em 2003, arrancou esta iniciativa comercial, ela não tem deixado de crescer, ano após ano. A primeira edição, realizada em Outubro de 2003, contou com a presença de uma centena de expositores e recebeu a visita de mais de 25.000 pessoas procedentes de toda a Península Ibérica. Em 2014, a décima segunda edição teve um total de cerca de 250 expositores que mostraram os seus produtos a mais de 30.000 pessoas vindas de todo o Portugal e Espanha.
O êxito do autoClássico PORTO está avalizado pelo excelente acolhimento do público, pela opinião recolhida na imprensa especializada e pelas numerosas operações comerciais que se realizam neste Salão monográfico de clássicos e que se reflectem no interesse que os expositores têm em estar presentes.
Nesta décima terceira edição as previsões da organização estabelecem que, novamente, será ocupada toda a superfície de exposição do recinto de feiras de Matosinhos, mais de 42.000 metros quadrados repartidos entre cinco pavilhões e as zonas anexas às galerias comerciais.

O autoClássico PORTO 2015 estará dividido em quatro grandes áreas: automóveis e motociclos, associações e clubes, feira de peças, peças de substituição, acessórios e publicações, e actividades paralelas.
O desenvolvimento deste certame estará a cargo de Eventos del Motor, empresa com dilatada experiência e conhecimento deste sector. Esta empresa tem sido responsável pela organização, entre outros, dos Salões de Clássicos Retro Galicia, Retro Bilbao, Retro Málaga e Retro Valencia, dos Salões do Automóvel de Vigo, Corunha, Sevilha, Valência, Saragoça e Málaga, do Salão Nacional da Moto de Jerez, do Top Car and Classic Festival, da mostra itinerante “El Automóvil del Futuro”, etc. Eventos del Motor contará, uma vez mais, com a inestimável colaboração da Exponor para a realização deste monográfico.
(...)

Agradeço a Firmino Lopes pelo envio desta sugestão.
Informação retirada de:
- Site Eventos del Motor

Continue lendo...

2015/09/27

15.º Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo - Balanço


Faz hoje uma semana que decorreu o 15.º Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo.
Mais uma vez o blogue Rodas de Viriato esteve presente e aqui fica a reportagem e o balanço do evento, isto antes de apresentarmos brevemente motorizadas que se destacaram neste encontro.

Em termos gerais podemos dizer que o encontro continuou concorrido como aconteceu em anos anteriores, tendo-se registado algumas mudanças ou diferenças, como é natural que aconteça em tudo o que evolui.

As motorizadas de fabrico nacional continuaram em grande número e representadas de forma variada. Notámos que este ano havia uma maior quantidade (ou então eram poucas, mas davam nas vistas...) de motorizadas sem restauro e com os sinais da idade e da utilização.

Com facilidade podíamos encontrar motorizadas da SIS Sachs, da Famel, da EFS, da Casal; isto para não falarmos nas motorizadas de marcas de menor dimensão, como a Dúnia ou a Confersil e que também tiveram exemplares a participar.

Por outro lado as motos de fabrico nacional, como as Casal K 260 ou a K 270, ou a EFS M 125 que noutros anos foram dando um ar de sua graça, este ano estiveram ausentes.

Mas não é a cilindrada que faz com que um veículo de duas rodas a motor tenha interesse...
Vejam na fotografia anterior a SIS Sachs V5 Sport que esteve presente e que até tinha porta-chaves com o emblema da marca.

Foram vários os modelos vocacionados para velocidade que podíamos ver em exposição, alguns mais fieis ao projecto de fábrica (vejam a SIS Sachs Top Racing V5 Sport na imagem anterior!), outros mais fieis às ideias dos seus donos.

Num estacionamento perto do local do encontro podia-se ver uma Famel XF 17 pintada em tons de verde, junto de uma Vespa com uma pintura personalizada em toda a chapa.

Mas regressando ao encontro propriamente dito, falta falarmos um pouco mais das motos. Como já dissemos, só vimos exemplares estrangeiros, uns mais recentes como a Moto Guzzi NTX 650 Enduro (?) da imagem anterior e as clássicas inglesas da imagem seguinte.

Se scooters havia várias, inclusive uma de competição; motos com side car só conseguimos avistar uma.
Pelas 11 horas os participantes arrancaram para uma volta pela região e á hora de almoço regressaram para almoçar um cozido à portuguesa nas novas instalação do Moto Clube de Pinhal Novo.
Para o ano haverá mais!

Continue lendo...

2015/09/26

Ciclomotor Viagos Special Model incompleto com quadro EFS (4/4)


Depois de mostrarmos a primeira, a segunda e a terceira parte de fotografias com o ciclomotor incompleto de marca Viagos Special Model, apresentamos a última parte de fotos deste exemplar.

Como já referimos anteriormente, o quadro foi fabricado pela EFS ao contrário dos mais conhecidos que foram fabricados pela Vilar. No varão diagonal que liga a coluna da direcção à zona dos pedais vemos dois elementos em metal que serviam para passar fios.

O guarda-lamas só tem uma zona do metal mais elevada, enquanto que nos da Vilar normalmente há 3 zonas (e arrisco a dizer que nos da Confersil haverá 5 zonas).

Na zona do eixo de trás o suporte das hastes do guarda-lamas prende por cima do aperto do eixo. Actualmente a roda de trás tem mudanças.

O sistema eléctrico é alimentado por um dínamo da marca Miller, que tudo indica que também seja uma adaptação feita mais recentemente.

Quem tiver informações sobre outros ciclomotores da EFS ou de marca Viagos deixe comentário por favor, de modo a que possamos esclarecer os aspectos referidos.

Agradecemos Edgar Fortura pelo envio das fotografias e das informações!

Continue lendo...

2015/09/25

VII Grande Descida Carrinhos de Rolamentos & Trike Bikes - Vila Branca


Mais um ano que passa e aqui fica a divulgação da VII Grande Descida Carrinhos de Rolamentos e Trike Bikes - Vila Branca (Albergaria-à-Velha).
O evento é organizado pelo Clube Desportivo da Branca e tem início pelas 14 horas no Alto da Espinheira.
Uma tarde cheia de emoções fortes para participantes e para espectadores.
Para mais informações consultar:
- Página Oficial Clube Desportivo da Branca no Facebook

Continue lendo...

Feira Brinquedo Antigo e de Colecção / Salão de Miniatura Automóvel


Este fim-de-semana, no dia 26 de Setembro de 2015, realiza-se mais uma Feira do Brinquedo Antigo e de Colecção / Salão de Miniatura Automóvel. É no Sábado das 10 horas e 30 minutos até às 18 horas, no Hotel Tuela, na cidade do Porto, na Rua Arquitecto Marques da Silva, ao Bom Sucesso / Rotunda da Boavista.

Uma boa oportunidade para encontrar aquele brinquedo ou miniatura que ainda não está na nossa colecção.
Agradeço a Firmino Lopes pelo envio da informação.

Continue lendo...

2015/09/24

Autocolante jipes Portaro - Première Mondiale


Este autocolante antigo dos jipes Portaro tem forma circular e para além do emblema da marca, diz Première Mondiale, o que aparentemente quer dizer "Mundo" em francês, ou seja Mundo Portaro.
Como o autocolante era redondo, fomos procurar um fundo que lembre um espaço sideral, algures numa galáxia onde tudo é rijo e resistente - como os 4x4 da Portaro, para lá colocarmos este planeta que em vez de oceanos ou crateras, tem o emblema Portaro!
O fundo escolhido é bem nacional, tal como o Portaro... É o interior de uma casca envelhecida de sobreiro.

Continue lendo...

Leiria Sobre Rodas - Estádio Municipal de Leiria


Até dia 27 de Setembro está a decorrer o evento "Leiria sobre rodas", onde se destaca uma mostra de veículos, uma feira de automobilia e um passeio de clássicos e slalom.
Para mais informações podem visitar a seguinte página:
“Leiria Sobre Rodas” no site da Câmara Municipal de Leiria

Continue lendo...

2015/09/23

Miniaturas Top Cars Collection - Gulliver


A Gulliver também vendeu miniaturas de carros do dia-a-dia, como podemos ver nesta colecção com 4 modelos diferentes.

Com facilidade reconhecemos um Citroën 2 cavalos e um jipe de marca Mercedes. Mas aparentemente também há uma ambulância Citroën CX 2500 Diesel e um carro desportivo, que a nossa ignorância não permite identificar.

Estes 4 automóveis fazem parte de uma colecção de 8 "modelos perfeitos", com rodas deslizantes.

As miniaturas eram em ABS e colocadas num blister preso num cartão impresso.

O cartão tem dois orifícios, certamente usados para exposição do artigo num expositor metálico e para permitir a entrada/saída de ar da zona da embalagem.

Continue lendo...

2015/09/22

Diapositivo com duas automotoras nacionais na Boavista


Ainda recentemente falámos de uma diapositivo com uma imagem de uma automotora ME, dos Caminhos de Ferro do Vale do Vouga e hoje mostramos uma imagem com as outras (duas delas!) automotoras de fabrico nacional, as da série M, que terão sido feitas nas Oficinas de Santa Apolónia.
A informação que acompanha o diapositivo refere que se trata da ME 8, mas segundo a informação disponível, só foram fabricadas 7 automotoras destas... Será que se trata de uma desfocagem da leitura da identificação da ME 3, da ME 5 ou da ME 7? Ou terá sido uma renumeração da frota de automotoras? Ou ainda outra qualquer coisa que só mostra a nossa ignorância pelo assunto?
Com a imagem vinha a informação de que a mesma tinha sido captada em 1973 ou em 1974 na Boavista, será que alguém consegue esclarecer estas dúvidas ou confirmar as informações?

Continue lendo...

2015/09/21

4.º Passeio Motorizadas Clássicas - Cardigos


O 4.º Passeio Motorizadas de Clássicas, em Cardigos, está agendado para dia 27 de Setembro de 2015.
A concentração é no campo de jogos a partir das 8 horas e 15 minutos, prolongando-se até depois da hora de almoço. Haverá prémio para a motorizada mais bonita e para a motorizada mais antiga.
Para inscrições ou mais informações usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/09/20

Autocolante SIS Sachs Lotus V5 Sport


Este autocolante da SIS Sachs Lotus V5 Sport segue a mesma linha do autocolante com a SIS Sachs TC 50 que já aqui mostrámos.
Quer num caso, quer noutro, a SIS Sachs aproveitou para divulgar duas das suas motorizadas mais emblemáticas e ainda bem que o fez, pois agora temos estes autocolantes 5 estrelas!

Continue lendo...

2015/09/19

Lambreta Fabruima Especial a pedais de 1973 (2/2)


E com este grupo de fotografias concluímos a apresentação da lambreta antiga Fabruima Especial a pedais de 1973.

Ao contrário da outra lambreta Fabruima que mostrámos, não há decalques, mas sim autocolantes, como podemos ver na fotografia anterior, na parte do quadro que fica por baixo do selim.

Já a zona que serve de painel de controlo manteve-se igual, com o interruptor para o farol e para a campainha eléctrica, tendo no entanto os componentes mudado em função da evolução dos tempos.

Também o corpo da lambreta deixou de ser em chapa de metal, passado a ser em fibra de vidro, mas o avental à frente continuou a ser de metal.

O farol usado na parte da frente do avental é de dimensões consideráveis e está preso na chapa com recurso a rebites.

Entretanto continua a ser necessário o pneu em borracha, bem como informações sobre os componentes usados, pelo quem puder ajudar, deixe mensagem.

Mais uma vez agradeço a Edgar Rendeiro pelo envio das imagens e das informações!

Continue lendo...