2015/06/30

Alfinete de lapela Mavico (Vermelho, branco e preto)


E com este alfinete de lapela apresentamos mais uma variante do artigo promocional que a Mavico tinha para se dar a conhecer.
Neste emblema a marca está escrita sobre um fundo preto, enquanto que os pistões estão sobre fundo vermelho. O ciclomotor ou motorizada está sobre fundo branco, acabando por ser o oposto do outro alfinete Mavic que já aqui mostrámos.

É em metal dourado, acabando por ser esta a cor dos elementos que estão em relevo (marca, ciclomotor e pistões).

Continue lendo...

2015/06/29

Fotos antigas de José Cardoso em Lamego


Muitas vezes dizemos que as coisas no Rodas de Viriato são como as cerejas, puxa-se uma e vêm duas ou três!
Há coisa de um ano mostrámos fotos de José C. Cardoso na sua oficina de motorizadas em Lamego.Uma dessas fotografias foi entretanto publicada no livro Motorizadas 50cc Portuguesas, de Pedro Pinto. E entretanto a Internet fez o resto... No Facebook tornamo-nos amigos de António Cardoso, filho do senhor José Cardoso e é então que surgem as fotografias antigas dos anos 50 que aqui mostramos e que são um verdadeiro tesouro.
Na primeira fotografia vemos a linha de partida para uma prova de velocidade realizada em Lamego, provavelmente durante as festividades locais, pois as ruas estão cheias de motivos decorativos.
Com o ciclomotor n.º 11, equipado com motor Lutz, estava Armando - que era cunhado do José Cardoso e dono de uma oficina de Vila Real, sendo de entre todos o único concorrente da região. Todos os restantes ciclomotores tinham micromotor Cucciolo, com excepção do número 9 que aparenta estar equipado com motor Alpino.

No fotografia anterior datada de 1954, captada em Lamego, podemos ver o Ortigosa e o "Zé Cardoso" num desfile de motorizadas certamente durante uma festividade, pois há pessoas vestidas à antiga no lado direito da foto e a segurar um estandarte.

Já a fotografia anterior datada de 1953 ou de 1954, captada em Lamego, mostra o Zé Cardoso e os seus amigos a abrir uma Marcha Luminosa à noite, nas festas de N.ª Senhora dos Remédios. Na altura era assim que se fazia publicidade, pelo que cada um deles tem uma vara com uma placa que dizia o nome e modelo de cada uma das motorizadas. Eram todas novas e da Famel, pelo que se podia ler "Famel Victoria", "Famel Turismo" e "Famel Utilitária". José Cardoso é o segundo a partir da esquerda, com um balão de papel desarmado, no guiador da motorizada. Da esquerda para a direita temos: Luizinho Patuco, Zé Cardoso, Quim Coureiro, Armando Fernandes, Germano e, o colega do Zé Cardoso, Artur.

Terminamos com duas fotografias de José Cardoso, no início da década de 50 do século XX, na R. Macário de Castro, em Lamego, em frente à sua oficina, que esteve aberta até aos dias de hoje, ao volante de uma Famel Victória.

Agradeço a António Cardoso pela partilha destas fotografias que nos ajudam a perceber melhor o mundo das motorizadas de há 60 anos.

Continue lendo...

2015/06/28

Motorizada Famel D.K.W. no Motorclássico 2015


No espaço do Clube de Motorizadas de Lisboa, na última edição do salão Motorclássico, na FIL esteve em exposição uma motorizada Famel DKW, modelo D.

Este modelo, como o nome indica estava equipado com um motor D.K.W., que tinha a curiosidade de ter pedais.

Estava pintada de vermelho, cinzento e preto, tendo alguns pormenores a branco.

Com esta motorizada colocada ao lado de outras da Famel, como o modelo XF-17 podíamos ver a evolução da marca e perceber que motorizadas fazia na década de 60.

O escape tinha a ponteira a terminar de forma afilada, dando-lhe um toque especial.

Continue lendo...

2015/06/27

Pintura do Salvador Caetano B58 do Clube Viação Clássica


Falar é fácil e dizer que se pensa fazer isto e aquilo, ainda mais!
Com os membros do Clube Viação Clássica as coisas não são assim. Ainda há uns meses, no início do ano apresentávamos o autocarro Salvador Caetano que tinha adquirido e desde então com regularidade vão fazendo intervenções cujo objectivo é deixar o autocarro restaurado.

Recentemente finalizaram os trabalhos de chapa, pelo que o antigo 640 da STCP já está quase pronto a ser pintado no exterior, e no interior. As fotografias que apresentamos são prova disso.

Podem acompanhar os trabalhos do Clube Viação Clássica no Facebook e, aproveitar para deixar alguns incentivos, pois nestas coisas são como gasóleo num motor!
Agradeço ao Clube Viação Clássica pela cedência das fotografias.

Continue lendo...

2015/06/26

A história que uma factura pode contar...


Para muitos esta factura pode ser um simples papel, cujo lugar seria num caixote do lixo...
Mas sabendo a história que ela pode contar, o lugar é dentro de uma moldura, colocada na parede!
É mais uma colaboração de Ricardo Moreira, do blogue Famel e que nos conta uma peripécia de uma inovação nas motorizadas da época, aqui fica a história:
Neste 31 de Outubro de 1969 o meu pai, na altura com 18 anos, foi de Águeda a Viseu numa EFS 120M emprestada, para se despedir da irmã Idalina que estava de partida para os Estados Unidos da América.
Saiu bem de noite para chegar cedo a Silgueiros.
Era a primeira vez que andava numa motorizada com chave e não sabia que a mesma tinha duas posições, sendo a segunda a da luz.
Resumindo, subiu todo o Caramulo às escuras só parando numa valeta ao chegar à vila com o mesmo nome da serra.
Como que por magia, lá deu mais um avanço à chave após a queda e teve luz até ao destino.
O estrago não ficou barato e apesar do trambolhão e da falta de luz na noite serrada das muitas curvas que teve de passar até ao alto da serra, lá chegou ao destino.
Esta fatura é prova desta história, que mais pormenor, menos pormenor, é verdadeira...
Passaram muitos anos e eu nem projeto era...".

Continue lendo...

2015/06/25

3.º Passeio Motas Clássicas e Outras... Seara


Este fim-de-semana, no dia 28 de Junho, decorre o 3.º Passeio Motas Clássicas e Outras... Organizado pela Associação Desportiva e Cultural da Seara - Ponte de Lima.
Começa pelas 7 horas e 45 minutos e prolonga-se até depois da hora de almoço.
O percurso começa em Seara, segue para Lindoso, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima (Feira do Cavalo) e regressa novamente a Seara.
Haverá animação musical.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/06/24

Apresentação do livro Motorizadas 50cc Portuguesas


Temos divulgado notícias e iniciativas relacionadas com uma das grandes novidades editoriais do ano - o livro Motorizadas 50cc Portuguesas.
Hoje publicamos fotografias e informações da apresentação formal do livro que foi feita ontem, terça feira, dia 23 de Junho, nas antigas instalações da administração dos CTT, na rua de São José em Lisboa.

Aspecto geral do espaço antes da entrada dos convidados, já com as cadeiras prontas para o público e várias motorizadas em exposição na parte lateral.

Na recepção ao evento podia-se ver um painel com a capa do livro, bem como uma Famel XF-17 é uma Famel Foguete.

O evento foi abrilhantado pela presença de alguns dos pilotos portugueses de 50cc e por diversas motorizadas, bem como por vários proprietários e coleccionadores. Na imagem anterior vemos três dessas motorizadas, estando uma scooter Casal Carina em primeiro plano.

O Sr. Manuel orgulhoso proprietário de uma Macal Vanguard 500 S que pacientemente restaurou.

Perante mais de uma centenas convidados, Pedro Pinto desvendou um pouco da "história" das histórias do livro.

Com uma edição única de 4000 exemplares numerados, contendo a emissão de selos das motorizadas portuguesas, pelo entusiasmo de vendas na feira do livro e hoje, na cerimónia, para além do feedback que temos tido por parte dos entusiastas do tema, temos a certeza que vai ser um sucesso de vendas e que em breve poderá estar esgotado.

Da exposição de motorizadas, algumas já são conhecidas, pois serviram de base para a colecção de postais e de selos publicados no passado pelos CTT.

Uma delas era a Cinal Pachancho.

Houve ainda uma Famel com motor Rex.

Uma motorizada Gazela.

Uma SIS Sachs Lebre, pintada de branco, com pormenores em vermelho.

Uma SIS Sachs V5 com o seu característico estilo desportivo (ver selo aqui).

A Vanguard 500 S...

A terminar uma foto de um ciclomotor Vilar Cucciolo (ver selo aqui).
Parabéns aos CTT e ao Pedro Pinto pela iniciativa editorial.
E um obrigado a Helder Soares pela colaboração na reportagem!

Continue lendo...

2015/06/23

38.º aniversário da marca UMM (2015)


Mais um ano que passou e aproximam-se os 38 anos da marca UMM - pelo que é motivo para se relembrar as marcas deixadas por esta empresa e pelos jipes que produziu.
Como já vem sendo regra, mais uma vez ajudamos a divulgar a iniciativa do Clube UMM para assinalar o facto:
"Caros amigos,
No âmbito das comemorações do 38.º aniversário da marca UMM, o Clube UMM organiza um pequeno encontro para o qual convidamos todos os associados, simpatizantes e amigos UMM, no próximo dia 4 de Julho de 2015.
A ideia é simples, queremos celebrar esta data, juntando a comunidade em torno de um almoço tipo piquenique, em plena harmonia com a natureza numa herdade perto do campo de tiro de Alcochete, seguido de uma bela caracolada preparada pelo Clube UMM.
A caracolada terá um custo de 15 euros (Adultos) e 10 euros (crianças dos 12 aos 18), sendo que estão incluídas todas as bebidas (sumos, cerveja, etc), os caracóis e pão à descrição.
Iremos também disponibilizar alguns fogareiros com carvão incluído para serem usados por todos os participantes.
A concentração está marcada para as 11h00 perto da rotunda de Alcochete, seguindo depois em caravana para o local do almoço.
Localização ponto de encontro:
Para quem sai da Vasco da Gama, vindo de Lisboa, depois de passar as bombas da Galp na ponte, basta seguir as seguintes indicações:
- Direcção IC3 sentido Porto Alto\Alcochete
- Depois sai na saída 5, com a indicação Alcochete N119\Pegões N118
- Estamos logo nessa saída perto dessa rotunda, como quem vai em direcção ao Freeport de Alcochete.
Coordenadas ponto de encontro
38°44'41.9"N 8°55'47.2"W
Contamos convosco para celebrarmos mais um aniversário desta nossa marca de eleição?
Junta-te a nós e participa!
P.S. Para os interessados em participar na caracolada, devem confirmar a vossa presença e o n.º de participantes sem falta, até ao dia 29 de Junho, por forma a podermos garantir toda a logística necessária no dia em questão, bastando para isso enviar um mail para clubeumm@gmail.com
Para mais informações e inscrições contacte-nos:
Norberto Liberato - 917841071
Pedro Rodrigues - 918473865
Paulo Loureiro - 966466687".

Continue lendo...

2015/06/22

Envelope antigo Aliança Velocipédica da Bairrada, L.da


Recuamos até ao ano de 1956 e com este envelope da Aliança Velocipédica da Bairrada, L.da ficamos a saber mais sobre a marca.
Para além de no envelope ser referido que a empresa era importadora e depositária de bicicletas e de acessórios, aparece um emblema da marca The Velliance Cycles. Deste modo ficamos a saber que para além da Cyano, da Dúnia, da Flica, da Klimax, da Olma e da Super Said, também comercializou a Velliance.

No verso há várias contas de multiplicação, certamente orçamento de prestações para alguma compra que os clientes da pessoa a quem foi endereçado o envelope.

Continue lendo...

2015/06/21

Bicicleta pasteleira com montagem EFS de João Fonseca


No último encontro de bicicletas pasteleiras de Pinhal Novo pudemos conhecer a bicicleta antiga de João Fonseca.

Para quem não sabe, João Fonseca é o organizador do Passeio de Bicicletas Antigas de Budens, no Algarve, perto de Vila do Bispo.

À primeira vista é uma comum bicicleta pasteleira de fabrico nacional, mas um olhar mais atento mostra que não é bem assim!

Quando dizemos que não é uma bicicleta comum, não nos estamos a referir só a sua história, pois foi herdada do avó, que a usou a partir dos anos 50 do século passado. Um dos elementos que nos remetem para esse passado, é a existência de um amuleto com um pequeno guiso e uma ferradura - sinal de que já noutras épocas era preciso alguma sorte para se andar na estrada...

O que nos salta à vista nesta bicicleta são os componentes usados. O quadro é da EFS - marca fundada em 1911! O farol é da inglesa Miller e ainda tem o vidro original, também ele da Miller.

O selim em couro é da P.F.S. - o que nos remete para o início da indústria das bicicletas nacionais.

E o suporte de mercadorias, a avaliar pelo que é visto noutras bicicletas pasteleiras oriundas do Algarve, tem uma forma característica, em que a ligação à zona do selim tem uma ondulação, a lembrar um til. Arriscamos a dizer que era fabricado localmente.

E melhor de tudo, a bicicleta ainda mantinha a patine do tempo, só tendo sofrido pequenas reparações resultado da passagem dos tempos.

Continue lendo...

2015/06/20

Publicidade Portaro Campina - Aguenta com tudo


Portaro "Campina" aguenta com tudo / Duro para o trabalho, cómodo para si.
É o que podemos ler no início e no final do texto de apresentação nesta publicidade ao jipe Portaro Campina.
Juntar o poder de um veículo 4x4 com a capacidade de carga de uma carrinha, é uma boa ideia para quem precisa de fazer trabalhos pesados, e o fabricante do jipe Portaro combinou estes dois aspectos no campina.
É dado destaque à suspensão Portaro, que transformava qualquer percurso num tipo de piso mais irregular, numa viagem cómoda.
Publicidade gentilmente cedida por Carlos Lourenço a quem agradecemos a colaboração. Quem pretender adquirir material impresso sobre marcas nacionais e estrangeiras, pode usar o contacto de e-mail de Carlos Lourenço que consta na imagem, para saber mais informações.

Continue lendo...

2015/06/19

VIII Passeio Tira-Ferrugem - 2015


Mais um evento para Julho, mais concretamente no dia 5.
É o VIII Passeio Tira-Ferrugem, organizado pela União Desportiva de Gondemaria.
O passeio de motorizadas antigas e clássicas começa pelas 8 horas e 30 minutos e prolonga-se até depois das 13 horas.
Para mais informações usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/06/18

Publicitar rima com ganhar - Disponíveis espaços no RDV


Quem acompanha o blogue Rodas de Viriato ao longo destes quase 9 anos de existência sabe que tentamos (e conseguimos!) fazer mais e melhor.
Todos os dias há um novo artigo que acrescenta algo ao que já existe, tornando possível o acesso gratuito a informações que tanto ajudam a conhecer melhor a nossa história, como servem de base a quem faz restauros, reparações, reconstruções... Deste modo temos centenas de visitantes todos os dias e somos a referência quando as dúvidas existem.
E porque é que no Rodas de Viriato publicitar rima com ganhar?
Porque:
- Dá visibilidade ao seu negócio, tornando-o conhecido e ganhando fama e visibilidade.
- Estando associado ao Rodas de Viriato, ganha credibilidade pois os nossos leitores já sabem como somos exigentes e rigorosos.
- Tendo hiperligações ("links") do Rodas de Viriato para o seu site, ganha tráfego e visitantes no site da empresa.
- Fazemos a apresentação da empresa e dos produtos e serviços prestados, facilitando deste modo a venda dos produtos e serviços referidos, ganhando clientes.
- É um modo mais económico do que o que pode estar à espera, quando comparado com outros meios, pelo que ganha poupando!

A Moto & Restauro, a Sericértima e a Classic Cycles já têm esta experiência!
E agora perguntamos, de que é que está à espera para levar o seu negócio mais longe?
Nas imagens que acompanham este texto temos algumas dos espaços disponíveis para colocação de publicidades, que tanto podem ser um "cartão de visita" na lateral direita do blogue; como um banner horizontal no final de um artigo ou um banner vertical na lateral do blogue (perto das etiquetas que ajudam na pesquisa por temas / marcas).
São algumas das nossas porpostas, mas podemos responder a outras que nos façam.

Se querem publicitar no Rodas de Viriato e não sabem como fazer com a imagem a publicar peçam-nos informações, pois podemos criar essa imagem e, melhor que tudo, pode ter animação, dando mais nas vistas (que é isso que se quer!). Vejam a animação do novo espaço na lateral do blogue:

Quem não tem empresas, pode ajudar-nos falando deste serviço em oficinas, lojas, empresas, clubes, associações... E divulguem onde puderem, por exemplo no Facebook.
Juntos vamos mais longe e vamos melhor!

Continue lendo...